Caça-Sons Musicais

Desenvolvida por: Lídia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Percepção Sonora e Trabalho em Equipe

A atividade 'Caça-Sons Musicais' é desenhada para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, buscando desenvolver a atenção auditiva, a apreciação de sons cotidianos e não convencionais, e a capacidade de trabalhar em equipe. Inicialmente, o professor preparará uma seleção variada de sons, utilizando objetos do cotidiano e instrumentos musicais não convencionais, gravando-os previamente. Esses sons serão reproduzidos para a classe via caixa de som. Os alunos, organizados em equipes, ouvirão cada som atentamente e, após cada reprodução, terão um momento para discussão em equipe, com o objetivo de identificar e anotar suas respostas sobre quais são os objetos ou instrumentos responsáveis pelos sons ouvidos. O desafio incentiva o uso da escuta ativa e a cooperação entre os membros da equipe para alcançar um objetivo comum. O jogo termina após todos os sons serem reproduzidos e discutidos, e a equipe com o maior número de acertos é declarada vencedora. Esta atividade não apenas estimula habilidades auditivas e de trabalho em equipe, mas também convida os alunos a explorar e apreciar a diversidade sonora ao seu redor.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover a atenção auditiva dos alunos, aperfeiçoar a habilidade de trabalhar em equipe e estimular o interesse e a apreciação por diferentes fontes sonoras, incluindo os sons produzidos por objetos cotidianos e instrumentos não convencionais. Através da escuta, discussão e identificação de sons diversos, espera-se que os alunos desenvolvam uma maior sensibilidade auditiva e uma apreciação pela variedade de expressões sonoras presentes no mundo ao seu redor. Adicionalmente, ao trabalhar em equipe para identificar os sons, os alunos serão incentivados a comunicar-se efetivamente, negociar ideias, e apreciar a contribuição de cada membro, fomentando um ambiente colaborativo e respeitoso.

  • Desenvolver a atenção e percepção auditiva.
  • Estimular o trabalho em equipe e a comunicação eficaz entre os alunos.
  • Apreciar e identificar diferentes sons, incluindo aqueles produzidos por objetos do dia a dia e instrumentos musicais não convencionais.
  • Promover o respeito e a valorização das ideias e opiniões dos colegas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR13: Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana.
  • EF15AR17: Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo.

Conteúdo Programático

Através da atividade 'Caça-Sons Musicais', os alunos explorarão conceitos de percepção sonora e educação musical, integrando habilidades de escuta ativa, identificação de fontes sonoras e colaboração em equipe. Este conteúdo promove uma maior consciência dos sons que compõem o ambiente dos alunos, tanto convencionais quanto não convencionais, e enfatiza a importância do trabalho em equipe e do respeito mútuo durante o processo de aprendizagem.

  • Percepção e atenção auditiva.
  • Identificação de sons a partir de objetos cotidianos e instrumentos musicais não convencionais.
  • Trabalho em equipe e desenvolvimento de habilidades comunicativas.
  • Apreciação e análise crítica de diferentes fontes sonoras.

Metodologia

A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos será o pilar desta atividade, onde os alunos participarão ativamente através da escuta, discussão em equipe e identificação de diferentes sons. Essa abordagem promove a interação, a troca de ideias e o aprendizado colaborativo, permitindo que os alunos se engajem de maneira lúdica e significativa com o conteúdo proposto.

  • Preparação e reprodução de sons variados.
  • Discussão em equipe e estratégias de identificação colaborativa.
  • Escuta ativa e análise crítica dos sons apresentados.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em uma aula de 150 minutos, proporcionando tempo suficiente para a reprodução de todos os sons, discussões em equipe, e para a sistematização das reflexões finais sobre a experiência.

  • Aula 1: Introdução e execução da atividade 'Caça-Sons Musicais'.

Avaliação

A avaliação será formativa, focando na participação ativa dos alunos, na habilidade de trabalhar em equipe, na precisão da identificação dos sons e na capacidade de justificar as escolhas feitas. Será dada atenção especial à forma como os alunos interagem e colaboram durante a atividade. A pontuação será baseada no número de sons corretamente identificados, mas os professores também devem observar e reconhecer o esforço de comunicação e colaboração dentro das equipes.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem uma seleção pré-gravada de sons diversos, uma caixa de som para reprodução dos sons, papéis e canetas para as equipes anotarem suas respostas, e um espaço adequado que permita a audição clara dos sons reproduzidos.

  • Seleção de sons gravados previamente.
  • Caixa de som.
  • Papéis e canetas.
  • Sala de aula ou espaço adequado para escuta.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo