Ciranda de Cores e Culturas

Desenvolvida por: Deisia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Diversidade Cultural nas Artes Visuais

A atividade 'Ciranda de Cores e Culturas' visa explorar a riqueza da diversidade cultural por meio das artes visuais, proporcionando aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental uma experiência imersiva na aprendizagem sobre diferentes culturas locais, regionais e nacionais. Iniciando com uma apresentação de imagens que retratam diversas manifestações artísticas, os estudantes serão introduzidos a uma variedade de expressões culturais que existem ao redor do mundo. Após esta inspiração visual, por meio da metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos, eles serão divididos em grupos para criar suas próprias obras de arte utilizando materiais sustentáveis, como papel reciclado, tecidos velhos e tintas naturais. Esta abordagem não apenas fomenta a criatividade e o trabalho em equipe, mas também enfatiza a importância da sustentabilidade no processo criativo. A culminância da atividade será uma exposição coletiva, onde cada grupo terá a oportunidade de apresentar sua obra e discutir sobre a cultura que escolheu representar. Esta fase promove uma rica troca de experiências e percepções, reforçada por uma roda de debate que possibilita uma reflexão sobre as influências culturais nas artes visuais e no próprio processo criativo dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é possibilitar que os alunos compreendam e apreciem a variedade e riqueza de diferentes culturas expressas por meio das artes visuais, além de reconhecer a importância da sustentabilidade no uso de materiais. Almeja-se fomentar a criatividade, o trabalho em equipe e a habilidade de expressar suas próprias ideias artisticamente, inspiradas na diversidade cultural. Esta experiência educativa busca também desenvolver habilidades de pesquisa, colaboração, planejamento e apresentação, preparando os alunos para debates enriquecedores sobre arte e cultura, estimulando o pensamento crítico e a valorização da diversidade.

  • Compreender a diversidade cultural expressa nas artes visuais
  • Desenvolver habilidades artísticas utilizando materiais sustentáveis
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração
  • Estimular a capacidade de pesquisa e apresentação oral
  • Promover a reflexão sobre a influência cultural na criação artística

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF15AR03
  • description": "Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais." }, { "code": EF15AR04
  • description": "Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais." }, { "code": EF15AR05
  • description": Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.

Conteúdo Programático

Esta atividade compreende uma abordagem interdisciplinar que entrelaça artes visuais e ciências sociais, focando na exploração da diversidade cultural através da arte. O conteúdo programático abrange desde o entendimento das diferentes culturas e suas expressões artísticas até a realização prática de projetos artísticos com base nessas inspirações. Desenvolvendo habilidades de pesquisa, os estudantes também são estimulados a investigar sobre os materiais sustentáveis e sua aplicação em processo criativo, evidenciando a importância da sustentabilidade.

  • Diversidade cultural e suas expressões nas artes visuais
  • Importância da sustentabilidade no uso de materiais artísticos
  • Técnicas de criação artística com materiais recicláveis
  • Metodologias de pesquisa sobre culturas e práticas sustentáveis
  • Preparação e realização de uma exposição arte

Metodologia

Adotando uma abordagem prática e interativa, essa atividade se baseia em metodologias ativas como Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, e Aprendizagem Baseada em Projetos. Essa combinação permite que os alunos se envolvam diretamente na criação artística e no diálogo sobre suas obras, estimulando a participação ativa, a colaboração e o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas. A metodologia fomenta ainda o pensamento crítico e a criatividade, enquanto os alunos aplicam conceitos aprendidos de maneira concreta e reflexiva.

  • Apresentação de diferentes manifestações artísticas culturais
  • Divisão de grupos para a elaboração de projetos artísticos
  • Criação de obras utilizando materiais sustentáveis
  • Organização e realização de uma exposição coletiva das obras
  • Realização de uma roda de debate sobre as obras e culturas representadas

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade é planejada para ser executada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao tema e apresentação das manifestações artísticas, seguida pela divisão dos grupos e início do planejamento dos projetos. A segunda aula será dedicada à finalização dos projetos artísticos e preparação para a exposição coletiva, que inclui a organização do espaço expositivo e o ensaio para as apresentações dos grupos.

  • Aula 1: Introdução, visualização das manifestações artísticas e início do planejamento dos projetos.
  • Aula 2: Finalização das obras, preparação e realização da exposição coletiva e roda de debate.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação, colaboração e desempenho do aluno durante todo o processo, desde a fase de planejamento até a execução do projeto artístico. Será dada especial atenção à capacidade de reflexão sobre o trabalho realizado, a apresentação da obra na exposição coletiva, a contribuição individual e coletiva para o projeto, além da participação ativa na roda de debates. A avaliação buscará reconhecer não apenas o produto final, mas também o processo criativo, o esforço colaborativo e o engajamento com o tema da diversidade cultural e sustentabilidade.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade, serão necessários diversos recursos, como imagens digitais de manifestações artísticas culturais, materiais recicláveis (papel reciclado, tecidos velhos, restos de madeira), tintas naturais, pincéis, cola, tesouras, além de equipamentos para a apresentação das obras (cavaletes, suportes) e espaço adequado para a exposição. Também são fundamentais recursos digitais para pesquisa e elaboração dos projetos, assim como um ambiente adequado para a realização da roda de debate.

  • Imagens digitais de manifestações artísticas culturais
  • Materiais recicláveis e tintas naturais
  • Equipamentos para apresentação e exposição das obras
  • Recursos digitais para pesquisa
  • Espaço físico para exposição e roda de debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo