Coelhos da Páscoa em Dobraduras

Desenvolvida por: Rosany… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Páscoa

A atividade 'Coelhos da Páscoa em Dobraduras' tem como propósito engajar os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental em uma prática artística que desenvolva a coordenação motora fina e estimule a criatividade. Utilizando a técnica do origami, os alunos irão criar coelhinhos de Páscoa com papel colorido. O passo a passo será seguido de forma coletiva, com o apoio do professor, para garantir a correta execução das dobras e formar os minicoelhos. Além disso, os alunos terão a oportunidade de personalizar suas criações com expressões faciais e elementos decorativos utilizando lápis de cor e canetinhas. A atividade visa promover a cooperação entre os alunos, ao trabalharem em grupos pequenos, trocando ideias e ajudando uns aos outros, incentivando a empatia e o senso de responsabilidade, pois eles também deverão cuidar dos materiais utilizados. A conclusão da atividade proporcionará um momento de apreciação e diálogo sobre as obras produzidas, fortalecendo a capacidade de simbolizar e expandindo o repertório imagético dos alunos de forma lúdica e interativa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo de aprendizagem desta atividade é expandir a percepção artística dos alunos, promovendo familiaridade com técnicas diversas como o origami, além de incentivar a expressão individual através da personalização dos coelhos. Em consonância com a BNCC, espera-se que os alunos não só experimentem novas formas de arte, mas também desenvolvam habilidades como a cooperação e a comunicação durante o processo. A atividade está desenhada para integrar habilidades cognitivas, como o seguimento de instruções, e sociais, como a empatia e o respeito às criações dos colegas, favorecendo o desenvolvimento completo de capacidades tanto individuais quanto coletivas.

  • Promover a coordenação motora fina por meio de dobras e manuseio de papel.
  • Estimular a criatividade por meio da personalização das dobraduras.
  • Fomentar a cooperação e a empatia entre os alunos durante a atividade em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR01: Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF15AR04: Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
  • EF15AR06: Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade está fundamentado na técnica de origami usada nas artes visuais para desenvolver habilidades motoras e criatividade dos alunos. A escolha por um tema específico como a Páscoa serve para contextualizar a aprendizagem em uma celebração cultural, permitindo aos alunos desenvolverem um senso de festividade enquanto trabalham suas habilidades artísticas. Além disso, o intercâmbio de ideias e a necessidade de colaboração fortalecem as aptidões sociais, preparando-os para projetos mais complexos no futuro.

  • Introdução à técnica de origami e suas aplicações.
  • História e cultura da Páscoa através das artes.
  • Personalização artística de criações em papel.
  • Colaboração e diálogo sobre produções artísticas.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade será a prática direta, em que os alunos, por meio da orientação do professor, irão passo a passo criar suas dobraduras. A troca de ideias e a colaboração serão estimuladas, fortalecendo habilidades sociais como empatia e respeito ao trabalho alheio. A ausência de recursos digitais será uma oportunidade para fomentar o potencial criativo e a interação social, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e participativo.

  • Demonstração passo a passo do processo de dobradura.
  • Atividade prática em grupos pequenos.
  • Personalização e decoração das dobraduras.
  • Discussão e apreciação coletiva das criações.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma será estabelecido em uma única aula de 40 minutos, ideal para manter a atenção e o engajamento dos alunos. Esta aula será dividida em momentos de instrução e prática, onde os primeiros 10 minutos serão dedicados à introdução e explicação do processo de origami. Nos 20 minutos subsequentes, os alunos trabalharão em grupos pequenos para criar suas dobraduras sob orientação do professor. Os últimos 10 minutos serão reservados para a personalização e apreciação conjunta das obras concluídas.

  • Aula 1: Introdução à técnica de origami, prática em grupo e personalização de coelhos de papel.
  • Momento 1: Introdução ao Origami (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula explicando brevemente o que é origami e sua origem. Utilize exemplares de origami prontos para mostrar às crianças o que poderão criar. É importante que o professor demonstre entusiasmo e curiosidade para engajar os alunos. Permita que as crianças compartilhem suas experiências anteriores com dobraduras, se houver, para criar uma conexão com o tema. Observe se os alunos estão atentos às explicações e incentive perguntas antes de passar à prática.

    Momento 2: Demonstração da Dobradura do Coelho (Estimativa: 10 minutos)
    Realize uma demonstração passo a passo de como fazer a dobradura do coelho de Páscoa. Faça pausas entre cada passo para permitir que os alunos acompanhem o processo. Inclua dicas sobre como manusear o papel com cuidado e a importância de alinhá-lo corretamente. Seja paciente e ofereça assistência individual conforme necessário. Observe a capacidade dos alunos de seguir instruções e incentive a participação ativa ao oferecer tempo para que completem cada etapa.

    Momento 3: Atividade Prática em Grupos Pequenos (Estimativa: 10 minutos)
    Divida os alunos em grupos pequenos e distribua o material necessário. Circulando pela sala, observe como trabalham em equipe e incentive que troquem ideias e ajudas entre si. É importante que os alunos demonstrem cooperação e responsabilidade no uso dos materiais. Proponha desafios como criar coelhos de diferentes tamanhos ou cores para estimular a criatividade coletiva. Avalie a habilidade de trabalhar em grupo e a capacidade de resolver problemas de forma colaborativa.

    Momento 4: Personalização dos Coelhos e Exposição (Estimativa: 10 minutos)
    Pergunte aos alunos se eles gostariam de adicionar elementos personalizados nos seus coelhos utilizando lápis de cor e canetinhas. Dê exemplos de como podem desenhar expressões faciais e acessórios como gravatinhas ou orelhas coloridas. Organize uma pequena exposição das criações, permitindo que cada grupo apresente seu trabalho. Atente para a criatividade e esforço pessoal dos alunos e incentive o feedback positivo ao final da exposição. Avalie a originalidade e a habilidade em simbolizar ideias por meio das dobraduras.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere o uso de papéis de texturas variadas, como papel mais grosso ou mais fino, para alunos que possam ter dificuldades motoras. Permita que tal alunos trabalhem em pares com colegas que possam auxiliá-los nas tarefas mais delicadas. Para aqueles que precisarem de instruções mais visuais, crie um cartaz de apoio com imagens dos passos da dobradura e deixe à vista. Seja acolhedor nas avaliações e valorize o esforço e participação, independentemente do resultado final dos trabalhos. Dessa forma, estará fomentando autoestima e inclusão no aprendizado.

Avaliação

A avaliação desta atividade será contínua e de caráter formativo, permitindo acompanhar o progresso dos alunos ao longo do processo. Uma rubrica será utilizada para observar critérios como o engajamento dos alunos, a capacidade de seguir instruções, a criatividade na personalização das dobraduras e a colaboração com o grupo. Além disso, haverá momentos para feedback formativo, onde os alunos poderão refletir sobre o que aprenderam e como podem melhorar suas habilidades. Essas estratégias vão além da avaliação tradicional, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e inclusivo.

  • Avaliação do engajamento e participação ativa durante toda a atividade.
  • Observação da capacidade de seguir instruções e criar dobraduras.
  • Discussão e feedback coletivo sobre as criações expostas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos selecionados para esta atividade são simples e acessíveis, garantindo que todos os alunos possam participar igualmente. Utilizando apenas papel colorido, lápis de cor e canetinhas, a prática do origami será conduzida de forma econômica mas criativa. A simplicidade dos materiais não apenas assegura a acessibilidade, mas também é ideal para desenvolver a habilidade manual e a criatividade dos alunos, elementos essenciais no aprendizado das artes visuais.

  • Papel colorido para origami.
  • Lápis de cor para personalização.
  • Canetinhas para detalhes decorativos.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o cotidiano docente pode ser bastante exigente, mas é fundamental pensarmos em estratégias que viabilizem a inclusão e a acessibilidade para todos os alunos. A atividade é naturalmente inclusiva, por utilizar materiais simples e promover a cooperação em pequenos grupos. A personalização dos trabalhos permite que cada aluno expresse sua identidade e criatividade, respeitando suas particularidades. Caso algum aluno tenha dificuldade na execução das dobras, possa-se oferecer auxílio individualizado, adaptando se necessário o tamanho do papel para facilitar o manuseio. A comunicação clara e respeitosa, além de um ambiente receptivo às diferenças, são fundamentais para que todos se sintam parte do processo.

  • Auxílio individualizado para alunos com dificuldades motoras.
  • Adaptação do tamanho do papel se necessário.
  • Ambiente acolhedor que respeita as diferenças individuais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo