Contação de Histórias em Movimento

Desenvolvida por: Angéli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Linguagens; Artes]
Temática: [Contação de histórias interativas e expressão corporal]

[A atividade 'Contação de Histórias em Movimento' tem como propósito promover a criatividade, a expressão corporal e o trabalho em equipe entre os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Utilizando uma abordagem de 'Aprendizagem Baseada em Jogos', a turma participará de uma contação de histórias interativa, onde cada estudante terá a oportunidade de desempenhar um papel. A narrativa gira em torno de um ratinho que precisa esconder um morango gigante do grande urso esfomeado, e será enriquecida por atividades de movimento e desafios práticos que incentivam a colaboração e a imaginação. Ao final da atividade, será realizada uma roda de conversa, onde os alunos compartilharão seus desejos para o ano de 2025, expressando-se por meio de desenhos inspirados pela história, utilizando o teatro e a expressão corporal, assim como o ratinho faz na história.]

Objetivos de Aprendizagem

[A atividade visa desenvolver habilidades comunicativas, expressivas e sociais nos alunos, incentivando a criatividade e a imaginação através da narrativa e da representação teatral. Os alunos serão estimulados a trabalhar em equipe, respeitando o papel de cada participante na história, promovendo assim a empatia e a colaboração. Além disso, a atividade encoraja a expressão dos sentimentos e desejos pessoais, criando um espaço seguro para que os alunos compartilhem suas expectativas para o futuro.]

  • [Promover a criatividade e a expressão corporal dos alunos

Habilidades Específicas BNCC

  • [EF15AR0

Conteúdo Programático

[O conteúdo programático da atividade inclui a exploração da narrativa através de contação de histórias e dramatização, onde serão utilizadas técnicas de expressão corporal e atividades de movimento. A história do ratinho e do urso será o ponto central para desenvolver exercícios de improvisação e expressão artística, favorecendo o entendimento e participação ativa na dinâmica da turma.]

  • [Contação de histórias e dramatização

Metodologia

[A metodologia aplicada segue os princípios da Aprendizagem Baseada em Jogos, engajando os alunos numa narrativa onde são personagens ativos. A dinâmica de ensino busca integrar corpo e mente, promovendo o aprendizado através da vivência e participação direta nas atividades lúdicas. O teatro e os jogos de cooperação serão fundamentais para alcançar os objetivos de aprendizagem, estimulando a criatividade de forma divertida e significativa.]

  • [Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

[O cronograma prevê duas sessões de 30 minutos cada, totalizando uma hora de atividade. Na primeira sessão, os alunos serão introduzidos à história e participarão da contação interativa, explorando seus papéis através de jogos e movimentos. A segunda sessão será dedicada à roda de conversa e à expressão dos desejos futuros através de desenhos e dramatização, finalizando com uma reflexão coletiva sobre os sentimentos vivenciados.]

  • [Aula 1: Introdução à história e atividades de movimento (30 minutos

Avaliação

[A avaliação será contínua e observacional, focando no engajamento e participação dos alunos ao longo da atividade. Serão considerados critérios como a capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade na dramatização e a clareza na expressão de ideias e sentimentos. Exemplos avaliativos incluem observar como os alunos colaboram entre si nas dinâmicas de jogo, a originalidade nas soluções apresentadas para os desafios propostos e a maneira como articulam seus desejos nas atividades finais. O professor poderá fazer anotações durante as sessões para documentar o progresso individual e coletivo, fornecendo feedbacks ao término da atividade.]

Materiais e ferramentas:

[Os recursos escolhidos visam criar um ambiente propício à imaginação e à expressão criativa. Materiais visuais relacionados à história do ratinho e do urso, como livros ilustrados e imagens, servirão de base para a ambientação. Além disso, recursos de teatro, como adereços e fantasias, auxiliarão na dramatização, enquanto materiais de desenho e pintura ajudarão na expressão final dos desejos dos alunos.]

  • [Livros ilustrados e imagens da história

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo