Cores e Emoções

Desenvolvida por: Debora… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Emoções e Cores

A atividade Cores e Emoções tem como propósito principal explorar a relação entre cores e sentimentos, promovendo a expressão artística pessoal e o desenvolvimento socioemocional dos alunos. Iniciando com uma discussão coletiva sobre como diferentes cores podem estar associadas a estados emocionais, a atividade busca estimular a autoexpressão e autoconhecimento das crianças. Posteriormente, será solicitado a cada aluno que escolha uma emoção e a represente por meio de um desenho abstrato, utilizando as cores que associam a essa emoção. A culminância desse processo é uma apresentação individual, onde cada aluno compartilha sua obra e explicações sobre suas escolhas, criando uma 'Galeria das Emoções'. O exercício estimula a comunicação, a criatividade e reforça habilidades sociais como empatia, ao promover a escuta e o respeito pelas narrativas dos colegas. A atividade também propicia o desenvolvimento das habilidades de leitura de imagens e interpretação simbólica, essenciais para a construção de sentidos na área de Artes.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam em incentivar a manifestação artística e emocional dos alunos, incentivando o reconhecimento e compreensão das emoções associadas às cores. Pretende-se ampliar o vocabulário emocional das crianças, facilitando a expressão de suas experiências e sentimentos. Além disso, busca-se desenvolver habilidades de interpretação e leitura de imagens, bem como aprimorar a capacidade de argumentação na justificativa de suas escolhas cromáticas. Através da exposição dos trabalhos e da interação com os colegas, espera-se que os alunos melhorem suas habilidades sociais, como empatia e respeito às diferentes perspectivas, essenciais para o desenvolvimento harmonioso entre aspectos emocionais e cognitivos.

  • Desenvolver a capacidade de associar cores a emoções.
  • Estimular a expressão de sentimentos por meio da arte.
  • Promover a empatia e o respeito às narrativas dos colegas.
  • Incentivar a justificativa de escolhas artísticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR01: Experimentar, explorar e reconhecer elementos da linguagem das artes em materiais diversos e apreciar processos de criação artística própria e de outros.
  • EF15AR05: Perceber e identificar símbolos e narrativas visuais em propostas artísticas, compreendendo o imaginário coletivo e sua representação nas artes.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade se concentra na interação entre as cores e as emoções, abordando a dimensão estética e simbólica que as cores podem assumir em uma obra artística. Além disso, a atividade envolve a prática da leitura e interpretação de imagens, promovendo debates sobre percepções pessoais e coletivas em torno das escolhas cromáticas. Compreender como as cores são utilizadas para expressar sentimentos e ideias é parte essencial do estudo das Artes, ampliando a noção de comunicação visual entre os alunos. O programa prevê atividades que reforçam o desenvolvimento da expressão pessoal através de projetos artísticos individuais e em grupo, respeitando as perspectivas e interpretações divergentes. Na prática da atividade, destaca-se o incentivo ao pensamento crítico e à sustentação das suas escolhas artísticas diante do grupo, instrumentalizando os estudantes para o uso criativo e reflexivo das cores.

  • Relação entre cores e emoções.
  • Leitura e interpretação de imagens.
  • Expressão através da arte.
  • Apresentação e sustentação de argumentos

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade é centrada no protagonismo do aluno e na aprendizagem por meio de experiências práticas e interativas. A atividade utiliza a metodologia mão-na-massa, onde os alunos são incentivados a explorar materiais e expressar suas emoções através da arte. Inicia-se com uma roda de conversa para sensibilização sobre o tema, permitindo que compartilhem suas percepções iniciais sobre cores e emoções. Em sequência, os alunos realizam a atividade prática de criar seus desenhos, motivados por reflexões pessoais. Cada parte desse processo é orientada para possibilitar o encontro com novas formas de expressão artística, estimulando a criatividade e a autonomia dos participantes. Por fim, ocorre a apresentação das obras na 'Galeria das Emoções', onde os alunos são convidados a comentar sobre suas produções e escolhas artísticas, promovendo o desenvolvimento de competências comunicativas e de empatia entre os pares.

  • Metodologia mão-na-massa.
  • Roda de conversa inicial sobre emoções e cores.
  • Expressão artística individual.
  • Apresentação e reflexão coletiva.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está organizado para ser executado em uma única aula de 60 minutos e tem como base metodologias ativas que estimulam o envolvimento direto e prático dos alunos em seu processo de aprendizagem. A aula começa com uma introdução dialogada sobre emoções e suas associações com as cores. Na sequência, os alunos partirão para a produção dos desenhos, que pode variar conforme o tempo disponível e a dinâmica do grupo. Culminando na exposição 'Galeria das Emoções', os alunos compartilham suas produções e reflexões, encerrando a aula com feedbacks e troca de impressões entre todos. Esse cronograma visa garantir que, em uma só aula, os alunos consigam explorar o tema de maneira completa e significativa, com tempo suficiente para reflexão e interação.

  • Aula 1: Introdução sobre emoções e cores; atividade prática de produção artística; apresentação na 'Galeria das Emoções'.
  • Momento 1: Introdução sobre Emoções e Cores (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula com uma roda de conversa. Faça perguntas abertas como 'Que cor te faz sentir feliz?' ou 'Qual cor você acha que representa a tristeza?'. Permita que os alunos compartilhem suas interpretações sobre como cores podem representar emoções. É importante que você mantenha um ambiente acolhedor onde todos se sintam à vontade para participar. Sugestão de intervenção: Caso algum aluno esteja muito tímido, encoraje-o com perguntas direcionadas, mas não insista. Avaliação: Observe se os alunos conseguem fazer associações entre cores e emoções.

    Momento 2: Atividade Prática de Produção Artística (Estimativa: 30 minutos)
    Oriente os alunos a escolherem uma emoção que queiram representar. Forneça folhas brancas, lápis de cor, giz de cera e tintas. Permita que desenhem livremente, escolhendo cores que acreditam representar suas emoções escolhidas. Caminhe pela sala, oferecendo suporte individual quando necessário, sem interferir nas escolhas criativas dos alunos. Sugestão de intervenção: Para alunos que possam ter dificuldade em começar, sugira que pensem em situações que os fizeram sentir a emoção escolhida. Avaliação: Avalie o envolvimento dos alunos no processo, garantindo que eles expliquem a razão de suas escolhas de cores e emoções.

    Momento 3: Apresentação na 'Galeria das Emoções' (Estimativa: 15 minutos)
    Organize um espaço na sala para montar uma 'Galeria das Emoções'. Permita que cada aluno apresente sua obra, explicando a emoção representada e as cores escolhidas. Incentive os alunos a ouvirem atentamente e a fazerem perguntas sobre as obras dos colegas. Sugestão de intervenção: Se necessário, auxilie os alunos a formularem perguntas ou a expressarem seus pensamentos de forma respeitosa. Avaliação: Observe a capacidade dos alunos em se expressarem e justificarem suas escolhas. Observe também a interação entre os alunos durante as apresentações.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção (TDAH), ofereça pausas curtas durante os momentos e diversifique a abordagem para manter o engajamento. Mantenha um ambiente de aula organizado para ajudar esses alunos a se concentrarem. Considere oferecer instruções claras e segmentadas para facilitar sua compreensão. Para alunos com Transtorno do Espectro Autista (Nível 1), considere oferecer exemplos visuais do que eles podem alcançar, incentivando a expressão individual. Prepare-os para qualquer expectativa de mudança de atividade, explicando o que virá a seguir. Adapte a comunicação de acordo com as necessidades individuais, e permita o uso de objetos sensoriais, se necessário. Lembre-se de que cada aluno é único e o incentivo constante pode ser muito benéfico. Continue firme em seu papel de apoiar e incluir todos os estudantes. Eles vão sentir a diferença!

Avaliação

A avaliação do processo pedagógico realizado na atividade Cores e Emoções será diversificada e integrada, buscando captar o desenvolvimento artístico e emocional do aluno. O enfoque será em uma avaliação formativa, que considera o progresso e o processo do estudante mais do que o produto final em si. Um dos objetivos da avaliação será analisar como cada aluno consegue associar cores a emoções e justificar suas escolhas durante a apresentação, alinhado ao propósito de promover uma comunicação clara e uma argumentação baseada em suas percepções pessoais. Utilizar-se-á como critério a capacidade de explicar suas escolhas artísticas com coerência e clareza durante a apresentação na 'Galeria das Emoções', verificando como essa prática reflete em seu desenvolvimento de competências comunicativas e emocionais e na empatia. Por exemplo, o professor pode adotar rodas de feedback entre os alunos, onde cada um comenta sobre as produções, fomentando um ambiente de respeito e aprendizagem mútua. Em termos de adaptação, os critérios avaliativos serão ajustados para respeitar as diferentes necessidades dos alunos. Para alunos que enfrentam dificuldades na fala, poderá ser explorada a linguagem não verbal ou outras formas de expressão durante a apresentação.

  • Avaliação formativa durante o processo criativo.
  • Feedback coletivo após apresentações.
  • Adaptação de critérios para necessidades específicas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade 'Cores e Emoções' visam proporcionar um ambiente acessível e que favoreça o desenvolvimento das atividades propostas sem a necessidade de materiais sofisticados ou custos elevados. Os materiais principais são folhas brancas, lápis de cor, giz de cera e tintas, incentivando as crianças a explorarem as texturas e as possibilidades que cada meio artístico oferece. É importante que esses recursos estejam dispostos de forma organizada e de fácil acesso a todos os alunos, facilitando o fluxo da aula. Além disso, a disposição da sala deve ser ajustada para que todos os alunos possam ver e ouvir uns aos outros claramente, promovendo um ambiente inclusivo e participativo. A metodologia demanda poucos recursos digitais, respeitando a proposta pedagógica de fomentar habilidades manuais e de interação presencial. A simplicidade dos materiais contribui para que os alunos se concentrem na relação pessoal com a expressão emocional e artística.

  • Folhas brancas.
  • Lápis de cor, giz de cera e tintas.
  • Espaço para exposição 'Galeria das Emoções'.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos que o professor enfrenta desafios diários na promoção de um ambiente inclusivo, mas é essencial considerarmos estratégias para assegurar a participação plena de todos os alunos. Para alunos com TDAH, recomenda-se o uso de instruções claras e segmentadas, ajudando-os a manter o foco nas etapas da atividade. Garantir intervalos curtos pode prevenir a perda de atenção. Já para alunos com transtorno do espectro autista (Nível 1), é benéfico fornecer rotinas consistentes e prever o roteiro da atividade no início da aula, ajudando na adaptação ao contexto escolar. Estruturar a sala de aula de forma que favoreça um espaço seguro para a expressão individual sem pressões excessivas é vital para promover um ambiente positivo. Em caso de dificuldades, observar sinais e oferecer apoio individualizado é crucial. A comunicação com a família deve ser constante, informando sobre o progresso e eventos significativos no desenvolvimento do aluno. Adaptar a apresentação final para se ela focar mais na arte criada do que na fala pode auxiliar na promoção de autoexpressão dos alunos que tenham barreiras de comunicação verbal.

  • Instruções claras e segmentadas para alunos com TDAH.
  • Fornecimento de rotina e previsibilidade para alunos com transtorno do espectro autista.
  • Estruturação da sala para expressões pessoais seguras.
  • Contato constante com a família para monitorar progresso.

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