Dançando pelo Brasil

Desenvolvida por: Abigai… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes, Educação Física e História
Temática: Festas Brasileiras e Danças Típicas

A atividade 'Dançando pelo Brasil' propõe uma jornada cultural através das festas típicas encontradas em diversos estados brasileiros, imergindo os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental no rico universo das danças que marcam essas celebrações. Em pequenos grupos, os estudantes terão a tarefa de investigar as características, histórias e importâncias culturais de diferentes festas típicas brasileiras e as danças a elas associadas. Posteriormente, cada grupo selecionará uma festa específica e se encarregará de preparar uma apresentação abrangente para a classe, a qual incluirá um relato detalhado sobre a origem e o significado cultural da festa escolhida, bem como uma demonstração prática da dança típica. Este projeto não apenas permite que os alunos explorem e apreciem as várias expressões de dança presentes em nosso país, mas também os incentiva a expandir seu repertório corporal e a capacidade de simbolizar

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto pedagógico tem como finalidade fomentar nos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental uma apreciação profunda pelas diversas manifestações culturais brasileiras, especificamente as relacionadas às festas típicas e suas danças. Com essas atividades, busca-se desenvolver a percepção e sensibilidade artística dos estudantes, ampliar o repertório corporal e a capacidade de expressão, além de incentivar o trabalho em equipe e a pesquisa. Além disso, o projeto visa familiarizar os alunos com a riqueza cultural de diferentes regiões do país, celebrar a diversidade e fomentar o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas essenciais para a formação integral.

  • Explorar a diversidade das festas brasileiras e suas danças típicas.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Estimular a apreciação e respeito pelas diferentes culturas.
  • Ampliar o repertório corporal através da prática de danças típicas.
  • Fomentar a capacidade de expressão e comunicação em público.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR08: Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.
  • EF15AR15: Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados.
  • EF15AR17: Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para 'Dançando pelo Brasil' é desenhado para abranger uma ampla gama de competências e habilidades relacionadas à apreciação cultural, expressão artística e desempenho físico. Através da pesquisa sobre festas típicas e danças, os alunos terão a chance de aprofundar seu conhecimento sobre o patrimônio cultural brasileiro, desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação, além de aprimorar a expressão corporal por meio da dança.

  • Pesquisa sobre festas típicas brasileiras
  • Estudo da história e significado das festas selecionadas
  • Aprendizado e prática de danças típicas
  • Preparação e execução de apresentações em grupo
  • Reflexão sobre a importância cultural das festas e danças estudadas

Metodologia

A metodologia deste projeto incorpora a Aprendizagem Baseada em Projetos e a Aprendizagem Baseada em Jogos, promovendo um ambiente educacional interativo, colaborativo e motivador. Através da formação de grupos, os alunos serão encorajados a realizar pesquisas conjuntas, favorecendo o desenvolvimento de habilidades sociais, de comunicação, e de trabalho em equipe. As apresentações de dança promovem a expressão corporal e musical, num contexto de aprendizado experiencial e significativo.

  • Formação de grupos e escolha das festas brasileiras a serem pesquisadas
  • Pesquisa guiada sobre a história, costumes e danças das festas escolhidas
  • Oficinas práticas de dança para aprender e ensaiar as coreografias
  • Preparação de apresentações, incluindo elementos visuais e orais
  • Apresentações finais e feedback coletivo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Dançando pelo Brasil' será distribuída ao longo de cinco aulas de 50 minutos. A primeira aula será destinada à apresentação da atividade e formação de grupos. As duas aulas seguintes envolverão a pesquisa e o aprendizado das danças. A quarta aula será dedicada aos ensaios das apresentações. Na quinta e última aula, os grupos apresentarão suas festas e danças para a classe.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação dos grupos
  • Aula 2: Pesquisa sobre as festas e danças
  • Aula 3: Oficina prática de dança
  • Aula 4: Ensaio das apresentações
  • Aula 5: Apresentações finais e reflexão sobre a experiência

Avaliação

A avaliação será formativa e contemplará tanto o processo quanto o produto final. Serão avaliados: a profundidade da pesquisa e a qualidade do conteúdo apresentado, a cooperação e o envolvimento no processo de aprendizagem colaborativa, a criatividade e originalidade nas apresentações, bem como a execução e expressão na dança. Feedback construtivo será oferecido após as apresentações para encorajar a reflexão e o crescimento pessoal.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para 'Dançando pelo Brasil' incluem materiais para pesquisa, como acesso à internet e livros sobre cultura brasileira, espaço adequado para prática de dança, materiais para criação de trajes ou adereços típicos, e sistema de som para as apresentações. Também serão explorados instrumentos musicais não convencionais para a composição de acompanhamentos sonoros.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Espaço amplo para prática e apresentações de dança
  • Figurinos ou materiais para criação de trajes típicos
  • Sistema de som para reprodução musical
  • Instrumentos musicais não convencionais

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo