Descobrindo o Mundo das Cores

Desenvolvida por: Angeli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Teoria das Cores

A atividade 'Descobrindo o Mundo das Cores' é desenhada para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, proporcionando uma experiência prática e interativa no aprendizado sobre cores. Utilizando tintas nas cores primárias (azul, amarelo e vermelho), os alunos terão a oportunidade de misturá-las entre si para criar as cores secundárias (verde, laranja e roxo), conhecendo assim a teoria das cores de forma experiente e divertida. Este experimento não só facilitará o entendimento de conceitos básicos das artes visuais mas também promoverá o desenvolvimento da criatividade e da expressão individual. Ao final da atividade, cada aluno usará as cores resultantes para pintar um desenho de sua escolha, aplicando o conhecimento adquirido e expressando sua individualidade e capacidade de simbolização através da arte. A metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' será empregada para estimular o envolvimento ativo dos estudantes, promovendo uma aprendizagem significativa e autônoma.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é introduzir os alunos ao básico da teoria das cores, promovendo o reconhecimento e a diferenciação entre cores primárias e secundárias, além de estimular a habilidade de misturar cores para criar novas tonalidades. Visamos também desenvolver a criatividade, a expressão artística e a capacidade de simbolização em crianças, fortalecendo o imaginário e o repertório imagético. Espera-se que, ao final desta atividade, os estudantes consigam compreender a relação entre as cores e aplicar esse conhecimento na criação de obras artísticas próprias.

  • Identificar e diferenciar cores primárias e secundárias
  • Desenvolver habilidades de mistura de cores
  • Estimular a criatividade e a capacidade de expressão artística
  • Fomentar a capacidade de simbolizar e enriquecer o imaginário
  • Aplicar os conceitos aprendidos na criação de um desenho artístico

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR01: Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF15AR02: Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).

Conteúdo Programático

Ao explorar a teoria das cores através da mistura de cores primárias para criar cores secundárias, a atividade alinha-se aos objetivos curriculares de artes visuais, estimulando a compreensão e apreciação das artes visuais. Além disso, envolve o desenvolvimento de habilidades práticas e criativas, fundamentais para o estudo das artes e educação visual, promovendo a expressão individual e coletiva.

  • Teoria das Cores: Primárias e Secundárias
  • Técnicas de Mistura de Cores
  • Expressão Artística e Criatividade
  • Simbolização e Capacidade Imaginativa

Metodologia

A metodologia 'Atividade Mão-na-massa' é empregada para engajar os alunos ativamente na aprendizagem através da experimentação direta. Este enfoque prático estimula os estudantes a explorarem conceitos artísticos básicos de forma autônoma, incentivando a investigação, a curiosidade e a criatividade. A interação direta com materiais artísticos, como tintas e pincéis, permite que eles experimentem a mistura de cores e a expressão livre mediante a arte, facilitando assim a absorção dos conteúdos.

  • Experimentação prática com tintas
  • Mistura de cores primárias para criação de cores secundárias
  • Criação de um desenho livre utilizando as cores criadas
  • Discussão coletiva sobre as experiências e aprendizados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade ocorrerá em uma única sessão de 60 minutos. Iniciaremos com uma breve explicação sobre cores primárias e secundárias, seguida do experimento de mistura de cores. O tempo restante será dedicado à criação artística individual.

  • Aula 1 (60 min): Introdução à teoria das cores, mistura de cores, e atividade de pintura

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada na participação ativa, na capacidade de experimentar com cores e na expressão artística dos alunos. Observaremos como aplicam o conhecimento das cores na criação de novas tonalidades e como expressam ideias e emoções por meio de suas obras artísticas. A originalidade, o esforço e a compreensão dos conceitos serão mais valorizados do que a habilidade artística propriamente dita. Feedback construtivo será fornecido para incentivar o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário dispor de tintas nas cores primárias (azul, vermelho, amarelo), paletas ou pratinhos para mistura das tintas, pincéis, folhas de papel A4 ou papel para pintura, e aventais ou camisetas velhas para proteger a roupa das crianças.

  • Tintas de cores primárias (azul, vermelho, amarelo)
  • Paletas ou pratinhos para mistura das tintas
  • Pincéis
  • Papel A4 ou papel para pintura
  • Aventais ou camisetas velhas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo