Expedição das Cores

Desenvolvida por: Camila… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Exploração das cores no ambiente

Na atividade 'Expedição das Cores', alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão divididos em grupos para explorar a escola ou a sala de aula em busca de objetos de diversas cores. Ao longo da atividade, terão o desafio de reunir objetos que representem as cores encontradas no ambiente, organizando-os posteriormente de forma a criar um 'arco-íris' visual com os materiais coletados. Este exercício permitirá aos alunos observar a variedade de cores presentes no seu cotidiano, além de promover uma discussão sobre cores primárias e secundárias e como elas se combinam para formar outras cores. Este plano de aula buscará não apenas fomentar a percepção visual dos estudantes, mas também incentivar habilidades de trabalho em equipe, classificação e organização espacial, por meio de uma metodologia ativa, integrando Aprendizagem Baseada em Jogos e atividades práticas 'mão-na-massa'.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade Expedição das Cores visa proporcionar aos alunos uma experiência lúdica e educativa, por meio da qual poderão explorar a diversidade de cores no ambiente escolar, reconhecendo a importância das cores no cotidiano. Além disso, a atividade tem como meta desenvolver habilidades de observação, análise e classificação, enquanto os alunos aprendem sobre cores primárias e secundárias e a mistura entre elas. A integração entre teoria e prática será incentivada, fortalecendo o processo de aprendizagem por meio de descobertas conduzidas pelos próprios alunos.

  • Explorar a diversidade de cores no ambiente escolar.
  • Reconhecer e classificar objetos com base em suas cores.
  • Entender o conceito de cores primárias, secundárias e suas combinações.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e organização.
  • Estimular a percepção visual e a aprendizagem ativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR01: Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF15AR02: Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).

Conteúdo Programático

O plano de aula abordará os conceitos de cores primárias e secundárias, a percepção visual e a observação atenta ao ambiente para reconhecer e classificar objetos de acordo com suas cores. Os alunos serão estimulados a explorar e interagir com o ambiente, aplicando os conceitos aprendidos de maneira prática e criativa.

  • Conceitos de cores primárias e secundárias
  • Classificação de objetos de acordo com as cores
  • Percepção visual e observação do ambiente
  • Trabalho em equipe e colaboração

Metodologia

Utilizando uma abordagem de Aprendizagem Baseada em Jogos e atividades 'mão-na-massa', esta atividade promoverá a exploração ativa do ambiente escolar, incentivando a descoberta e a classificação de objetos conforme suas cores. Os alunos trabalharão em grupos para coletar os objetos, discussão em equipe e organização dos materiais encontrados, estimulando o diálogo, a cooperação e o pensamento crítico.

  • Exploração da escola/sala de aula em busca de objetos coloridos
  • Organização dos objetos coletados por cores para formar um 'arco-íris'
  • Discussão em grupo sobre as cores encontradas e suas misturas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá uma introdução aos conceitos de cores e a preparação para a expedição. Na segunda aula, os alunos realizarão a coleta e a organização dos objetos, finalizando com uma discussão sobre o que aprenderam.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de cores e preparação para a expedição.
  • Aula 2: Expedição, coleta e organização dos objetos; discussão sobre as descobertas.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a atividade, na capacidade de trabalhar em equipe, na habilidade de classificar os objetos encontrados por cor e na compreensão dos conceitos discutidos sobre as cores primárias e secundárias. Será incentivada a reflexão sobre o processo de aprendizado, permitindo aos alunos expressarem o que observaram e aprenderam, destacando a importância da colaboração e do engajamento nas atividades práticas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, serão necessários materiais básicos e de fácil acesso, como sacolas ou caixas para coletar os objetos, etiquetas coloridas para classificação e áreas designadas da escola ou sala de aula para a exploração. O uso de câmeras ou tablets para registrar as descobertas também é recomendado, permitindo uma revisão visual das atividades desenvolvidas.

  • Sacolas ou caixas para coleta de objetos
  • Etiquetas coloridas para classificação
  • Câmeras ou tablets para registro das atividades

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo