Exploradores de Formas e Cores

Desenvolvida por: Edgar … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Elementos constitutivos das artes visuais

Nesta atividade pedagógica prática, destinada aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, será proposto um mergulho no universo das artes visuais. Divididos em pequenos grupos, os estudantes receberão uma variedade de materiais, como papéis coloridos, tesouras sem ponta, cola branca e marcadores coloridos. O objetivo principal é explorar e experimentar com os elementos constitutivos das artes visuais, como a linha, forma e cor, para criar um mural coletivo que reflita a diversidade de percepções e a interação destes elementos. Os alunos será incentivados a trabalhar em equipe, discutindo e tomando decisões sobre como combinar diferentes formas e cores para expressar suas ideias e sentimentos. Essa abordagem prática visa não apenas desenvolver habilidades artísticas, como também promover a apreciação estética e a capacidade de simbolizar conceitos abstratos de maneira visual, estimulando o pensamento criativo e crítico.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é envolver os alunos na exploração dos elementos básicos das artes visuais, promovendo o desenvolvimento de habilidades como a percepção visual, o pensamento criativo, o trabalho em equipe e a apreciação da arte. Será dada especial atenção à capacidade dos alunos de experimentar livremente com cores, formas e linhas, incentivando-os a expressar suas próprias ideias e sentimentos através da criação artística. Além disso, espera-se que através desta atividade os estudantes possam valorizar as expressões artísticas tanto nas manifestações culturais locais, regionais e nacionais quanto em suas próprias obras, estabelecendo conexões entre a arte e a vida cotidiana.

  • Desenvolver a percepção visual e a apreciação estética.
  • Estimular a experimentação e a expressão criativa através das artes visuais.
  • Promover o trabalho em equipe e a tomada de decisões coletivas.
  • Incentivar a capacidade de simbolizar ideias e sentimentos visualmente.
  • Fomentar o reconhecimento da diversidade cultural e estética das artes visuais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR01: Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF15AR02: Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
  • EF15AR03: Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.

Conteúdo Programático

A atividade está alinhada ao currículo proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), focando especificamente nos elementos das artes visuais, incluindo linha, forma, cor e espaço. Ao promover a interação prática com estes elementos, os alunos poderão desenvolver uma compreensão mais profunda da arte como forma de expressão e comunicação. Este exercício prático também visa aprimorar habilidades sociais, como colaboração e respeito pelas ideias dos outros, além de estimular o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural e estética presente nas artes visuais.

  • Elementos constitutivos das artes visuais: ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento.
  • Processo criativo: experimentação, inovação e expressão artística.
  • Trabalho em equipe: cooperação, discussão e tomada de decisões.
  • Apreciação estética: análise e interpretação de obras de arte.
  • Arte e cultura: influências culturais nas artes visuais.

Metodologia

Adotando uma metodologia ativa de aprendizagem, a atividade será guiada por princípios de experimentação e descoberta. Os alunos serão incentivados a explorar os materiais e ferramentas disponibilizados com liberdade, estimulando um ambiente de aprendizado colaborativo e participativo. Discussões em grupo e reflexões coletivas serão fundamentais no processo de criação do mural, permitindo que os estudantes compartilhem ideias e aprendam uns com os outros. Este enfoque prático e integrador visa não apenas o desenvolvimento de habilidades artísticas, mas também a valorização da expressão individual e coletiva.

  • Trabalho em grupo para estimular a colaboração e a troca de ideias.
  • Experimentação livre com materiais artísticos.
  • Discussões guiadas sobre a escolha de formas, cores e composições.
  • Criação coletiva de um mural de formas e cores.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade terá a duração total de duas horas, divididas em duas aulas. Na primeira aula, será feita uma introdução aos objetivos da atividade e aos materiais que serão utilizados. O segundo encontro será dedicado à criação do mural, permitindo que os alunos apliquem na prática os conhecimentos explorados.

  • Aula 1: Introdução aos elementos das artes visuais e exploração dos materiais.
  • Aula 2: Criação do mural de formas e cores.

Avaliação

A avaliação da atividade será formativa, priorizando o processo de aprendizagem e a participação ativa dos alunos. Serão considerados critérios como a colaboração dentro do grupo, a habilidade de expressar ideias visualmente e a capacidade de experimentar com os materiais fornecidos. Um feedback construtivo será oferecido, visando encorajar o desenvolvimento contínuo dos estudantes em suas habilidades artísticas e criativas. Exemplos de produções dos alunos poderão ser compartilhados, celebrando a diversidade de perspectivas e fomentando um ambiente de apreciação mútua.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessária uma variedade de materiais que permitam aos alunos explorar os diferentes elementos das artes visuais. A seleção de recursos tem o objetivo de fornecer um leque de possibilidades para a expressão criativa, além de garantir a segurança e a adequação ao ambiente escolar.

  • Papéis coloridos de diversos tipos e tamanhos.
  • Tesouras sem ponta adequadas para crianças.
  • Cola branca e colas coloridas.
  • Marcadores, lápis de cor e giz de cera.
  • Folhas grandes de papel kraft para o mural.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo