A atividade 'Exploradores de Sons do Mundo' é dedicada a introduzir os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental às várias formas e gêneros de expressão musical, com foco na cultura negra e indígena. Através da metodologia ativa, os alunos serão incentivados a explorar, experimentar e criar música, reconhecendo a riqueza e diversidade dos contextos musicais globais. O propósito é enriquecer o entendimento dos estudantes sobre a importância da música em diferentes culturas e suas várias funções sociais e culturais. Esta atividade irá desenvolver tanto a apreciação crítica quanto as habilidades criativas dos alunos, permitindo que eles sejam tanto ouvintes quanto criadores de música.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam em proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda das diversas formas de expressão musical e as funções dessas músicas em diferentes contextos culturais. É esperado que os alunos desenvolvam a capacidade de identificar e criticar essas formas, estendendo suas habilidades para além da apreciação passiva, envolvendo-se em práticas musicais ativas como composição e improvisação. Esta abordagem não apenas amplia o conhecimento cultural dos alunos, mas também promove habilidades sociais por meio da colaboração em atividades musicais.
O conteúdo programático da atividade é organizado para garantir uma abordagem abrangente das capacidades musicais dos alunos. Será introduzida a identificação e análise de diferentes gêneros musicais, explorando seu contexto cultural. Além disso, são abordados métodos de criação musical, desde a grafia não convencional até partituras criativas, culminando em práticas de improvisação e colaboração em composição musical. Esses conteúdos são fundamentais para desenvolver conhecimento musical técnico e cultural, além de promover a criatividade.
A metodologia empregada nesta atividade privilegia uma prática pedagógica centrada no aluno, utilizando a metodologia ativa. Essa abordagem demanda a participação ativa dos alunos, que serão guiados através de explorações musicais, reflexões críticas e atividades colaborativas. O aprendizado será mediado por uma abordagem exploratória, onde os alunos têm espaço para experimentar e refletir sobre suas produções musicais. Isso busca não apenas desenvolver habilidades técnicas, mas também fomentar a autonomia e cooperação entre os estudantes.
O cronograma da atividade foi delineado para otimizar o envolvimento dos alunos em práticas de exploração musical durante duas horas. A aula será dividida em momentos de introdução teórica, atividades práticas e discussão em grupo. Esse planejamento visa proporcionar tempo suficiente para que os alunos possam absorver o conteúdo teórico, aplicar suas experiências de aprendizagem em práticas musicais e compartilhar e refletir sobre suas descobertas.
A avaliação será contínua e processual, focando no engajamento e progresso dos alunos ao longo da atividade. Serão utilizadas observações diretas durante as atividades práticas, além de autoavaliação dos alunos sobre suas experiências musicais. Critérios de avaliação incluirão a participação criativa, adesão às atividades colaborativas e a capacidade de refletir criticamente sobre suas produções. Exemplos incluem a criatividade na improvisação, a capacidade de trabalhar em equipe durante atividades de composição e a profundidade das reflexões apresentadas nas discussões.
Para a realização desta atividade, uma variedade de recursos será empregada para garantir que os alunos possam explorar e criar música de maneira autêntica e significativa. Materiais audiovisuais auxiliam na introdução de diferentes gêneros musicais, enquanto instrumentos convencionais e não convencionais fornecerão meios práticos para a criação musical. Esses recursos são essenciais para facilitar o aprendizado experiencial e promover uma conexão tangível com a música.
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