Jogo do Improv Dance

Desenvolvida por: Beatri… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Improvisação em Dança

A aula 'Jogo do Improv Dance' busca desenvolver a criatividade e a habilidade de colaboração entre alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Utilizando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos serão divididos em grupos e receberão cartas contendo diferentes elementos de movimento como tempo, espaço e força. O desafio para cada grupo será criar uma dança colaborativa e expressiva, promovendo o uso do corpo como ferramenta de expressão. Este ambiente lúdico e desafiador aprimora a capacidade dos alunos de improvisar, estimulando a interação e trocas sociais, essenciais para o desenvolvimento cognitivo e emocional. Além disso, os alunos compreenderão a importância de cada elemento do movimento na construção de uma apresentação artística coesa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade enfatizam o desenvolvimento das habilidades sociais e motoras das crianças através da dança. Visa proporcionar aos alunos a oportunidade de vivenciar e apreciar diferentes manifestações da dança, ampliando seu repertório corporal e simbólico. Estimula a consciência corporal e a compreensão de como os aspectos dinâmicos e expressivos interagem no contexto do movimento dançado.

  • Proporcionar experiências de apreciação de diversas manifestações da dança.
  • Desenvolver a percepção e o repertório corporal.
  • Promover a improvisação e criação colaborativa de movimentos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR08: Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.
  • EF15AR09: Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado.
  • EF15AR11: Criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo e colaborativo, considerando os aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos dos elementos constitutivos do movimento, com base nos códigos de dança.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade foca na exploração dos elementos constitutivos do movimento: tempo, espaço e força. Os alunos aprenderão a identificar e utilizar esses elementos na improvisação em dança, experimentando diferentes formas de expressão corporal. Isso incluirá a prática de criar narrativas corporais e desenvolver sequências de movimentos em grupo, valorizando a criatividade e a expressão individual enquanto parte de um todo colaborativo.

  • Exploração dos elementos de movimento: tempo, espaço e força.
  • Improvisação em dança a partir de estímulos diversos.
  • Desenvolvimento de sequências de movimentos em grupo.

Metodologia

A metodologia aplicada envolverá tanto atividades práticas quanto momentinhos de reflexão. Inicia-se com uma apresentação dos elementos de movimento por meio de exemplos visuais, seguida pela dinâmica principal de criação dos grupos e distribuição das cartas. Cada grupo terá a oportunidade de se movimentar livremente, explorando os elementos recebidos, e desenvolvendo suas coreografias colaborativas em ambientes de aprendizagem ativos e participativos.

  • Apresentações visuais dos elementos de movimento.
  • Dinâmica de grupo com distribuição de cartas.
  • Criação e prática de coreografias colaborativas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma será dividido em duas aulas de 60 minutos, permitindo aos alunos um entendimento progressivo do conteúdo. A primeira aula foca na introdução e no reconhecimento dos elementos do movimento, enquanto a segunda se destina à implementação prática das coreografias criadas, culminando em apresentações.

  • Aula 1: Introdução aos elementos de movimento e formação dos grupos.
  • Aula 2: Desenvolvimento e apresentação das coreografias.

Avaliação

A avaliação será formativa, considerando o envolvimento dos alunos no processo de criação e sua capacidade de colaborar efetivamente com o grupo. Os critérios incluem a criatividade na utilização dos elementos de movimento, a participação ativa e o respeito pelas ideias dos colegas. Será utilizada observação direta durante as atividades e feedback individual, além de uma apresentação final em que cada grupo compartilha sua dança. Exemplos de avaliação incluem a análise da forma como os alunos integraram os diferentes elementos de movimento e como resolveram desafios criativos em grupo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem materiais visuais ilustrativos dos elementos de dança, cartas com descrições dos elementos de movimento, aparelho de som para a música de fundo e um espaço amplo para as práticas de dança. Esses recursos são fundamentais para criar um ambiente acolhedor e propício ao aprendizado colaborativo e expressivo dos alunos.

  • Cartas ilustrativas dos elementos de movimento.
  • Aparelho de som e música de fundo.
  • Espaço amplo para práticas de dança.

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