Mini Cineastas Sustentáveis

Desenvolvida por: Isabel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes e Tecnologia
Temática: Criação de Curtas-metragens Sustentáveis

A atividade 'Mini Cineastas Sustentáveis' emprega criatividade e consciência ambiental para integrar os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental ao mundo do audiovisual. A proposta central é que os alunos, divididos em grupos, desenvolvam curtas-metragens utilizando materiais recicláveis, como garrafas, caixas e papéis que podem ser encontrados em casa ou na escola. O processo abrange a concepção do roteiro, criação da cenografia e a posterior gravação utilizando dispositivos digitais como celulares ou tablets. Ao término da gravação, promove-se uma sessão de exibição onde todas as produções são vistas e discutidas, focando na análise da criatividade e uso de materiais sustentáveis. Assim, a atividade não só desenvolve habilidades artísticas, mas também fomenta a cooperação, o uso responsável de recursos e a aplicação prática da tecnologia.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano tem como foco promover a criatividade e a expressão artística, ao mesmo tempo que conscientiza os alunos sobre a importância do uso sustentável de materiais. A atividade visa fomentar habilidades sociais como colaboração e respeito às ideias alheias, além disso, incentiva a exploração e a familiarização com a tecnologia aplicada ao contexto educacional.

  • Promover a criatividade e a expressão artística.
  • Estimular a consciência sobre o uso sustentável de recursos.
  • Desenvolver habilidades de colaboração e trabalho em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR04: Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
  • EF15AR05: Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.
  • EF15AR24: Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange o desenvolvimento de habilidades de planejamento e execução de projetos artísticos, além da exploração de materiais recicláveis como meios de expressão visual. A abordagem educacional visa integrar a tecnologia de forma prática e reflexiva no processo de aprendizado, encorajando a autonomia dos alunos na criação artística e no desenvolvimento de narrativas audiovisuais.

  • Planejamento de roteiros para curtas-metragens.
  • Exploração de materiais recicláveis para criação de cenografia.
  • Gravação e edição de vídeos em dispositivos digitais.

Metodologia

A metodologia aplicada envolve o ensino baseado em projetos, onde os alunos participam ativamente de todas as etapas do processo criativo. Essa abordagem promove a aprendizagem cooperativa e a resolução de problemas de maneira prática e divertida. O uso de materiais recicláveis estimula a reflexão sobre sustentabilidade, enquanto o emprego de dispositivos tecnológicos incentiva a alfabetização digital.

  • Trabalho em grupos para promover a coletividade.
  • Utilização de materiais recicláveis para criação artística.
  • Aplicação de tecnologia digital na produção audiovisual.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única sessão de 60 minutos, onde cada etapa do processo será organizada de maneira a otimizar o tempo e garantir que os alunos absorvam o conteúdo e completem as tarefas propostas eficientemente.

  • Aula 1: Introdução à atividade, planejamento e produção dos curtas-metragens.

Avaliação

A avaliação será formativa, observando o envolvimento dos alunos e a capacidade de trabalho em equipe. Serão considerados critérios como originalidade no roteiro, eficiência no uso de materiais recicláveis e qualidade do produto final. Exemplos de avaliações incluem discussões em grupo sobre o processo criativo e autoavaliações onde cada aluno reflexiona sobre sua contribuição ao projeto.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade são acessíveis e promovem a discussão sobre sustentabilidade e criatividade. O uso de materiais recicláveis facilita a inclusão e proporciona aos alunos uma nova perspectiva sobre reutilização e reciclagem. Dispositivos digitais como celulares e tablets oferecem uma plataforma prática e familiar para a gravação dos curtas.

  • Materiais recicláveis (garrafas, caixas, papéis).
  • Dispositivos digitais (celulares ou tablets).
  • Instrumentos de escrita e arte para planejamento e cenografia.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo