Orquestra de Objetos

Desenvolvida por: Suelle… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes, Música
Temática: Exploração Sonora com Objetos do Cotidiano

Esta atividade visa promover uma experiência enriquecedora e criativa na exploração de sons usando objetos do cotidiano. Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a trazer de casa objetos que produzam sons, tais como chaves, panelas e garrafas com água. Em sala, a turma participará de uma discussão inicial sobre como distintos objetos podem produzir sons variados e quais elementos influenciam na produção desses sons. Posteriormente, haverá uma fase de experimentação, onde os alunos explorarão individualmente os sons produzidos pelos seus objetos, observando aspectos como volume, timbre e ritmo. Em seguida, em um trabalho colaborativo, os alunos serão divididos em grupos para criar uma 'orquestra' com seus objetos, estimulando a percepção musical e a criatividade ao compor pequenas peças musicais. Cada grupo preparará uma composição original e a apresentará para a classe, promovendo um ambiente de compartilhamento e apreciação musical.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é despertar a curiosidade e a criatividade musical dos alunos, mostrando como objetos comuns do dia a dia podem ser transformados em ferramentas para a criação musical. Visa também estimular o trabalho em equipe, a percepção sonora e a apreciação musical ao longo do processo de criação das composições em grupo. Com isso, os alunos poderão explorar diferentes características sonoras (como timbre, volume, ritmo) e compreender a música como uma forma de expressão artística acessível e diversificada.

  • Explorar diferentes fontes sonoras usando objetos do cotidiano.
  • Desenvolver habilidades de escuta ativa e percepção sonora.
  • Estimular a criatividade na composição de peças musicais simples.
  • Fomentar o trabalho colaborativo na criação de uma 'orquestra' improvisada.
  • Promover a apreciação musical através da apresentação das composições para a turma.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR15: Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático engloba a exploração de diferentes fontes sonoras, compreensão dos elementos básicos que compõem a música (como ritmo, timbre e volume) e a introdução à composição musical através de recursos do cotidiano. Essa abordagem estimula o olhar criativo sobre objetos comuns e sua potencialidade musical, promovendo uma compreensão ampla da música enquanto expressão artística e meio de comunicação humano.

  • Fontes sonoras e produção de som
  • Elementos constitutivos da música: ritmo, timbre, volume
  • Introdução à composição musical
  • Trabalho em equipe e colaboração na criação musical
  • Apresentação e apreciação musical

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa Atividade Mão-na-massa\

  • Discussão inicial sobre sons e objetos cotidianos como instrumentos musicais
  • Experimentação individual dos sons produzidos pelos objetos trazidos
  • Criação em grupo de composições musicais usando os objetos
  • Ensaio e ajuste das composições em preparação para a apresentação
  • Apresentação das composições para a turma e feedback coletivo

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade é de 2 horas, divididas igualmente em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será realizada a discussão inicial, a exploração individual dos sons e o início da formação dos grupos para composição. Na segunda aula, os grupos finalizarão suas composições, ensaiarão e, em seguida, realizarão as apresentações para a turma.

  • Aula 1: Discussão inicial e exploração individual (60 minutos)
  • Aula 2: Composição em grupo, ensaio e apresentação (60 minutos)

Avaliação

A avaliação da atividade será processual e formativa, considerando a participação ativa dos alunos durante as discussões iniciais, a colaboração e o empenho na criação das composições em grupo, bem como a qualidade e criatividade das apresentações finais. Será dado um feedback construtivo para cada grupo após suas apresentações, destacando pontos positivos e aspectos a serem melhorados. A capacidade de escuta, o respeito durante as apresentações dos colegas e a reflexão sobre a experiência de criar música de maneira coletiva também serão critérios avaliados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários objetos cotidianos que produzam som trazidos pelos alunos, um espaço adequado na sala de aula para a apresentação dos grupos, e dispositivos para a gravação das composições, se houver interesse em documentar as obras. Além disso, pode-se utilizar quadro e giz (ou lousa digital) para anotações e discussões iniciais sobre os conceitos musicais.

  • Objetos do cotidiano que produzem som
  • Espaço da sala de aula para apresentação
  • Dispositivos para gravação das composições (opcional)
  • Quadro e giz ou lousa digital

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo