Esta atividade proporciona aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental uma rica experiência em expressão narrativa e teatral. O objetivo é explorar a leitura de contos clássicos infantis, permitindo que os alunos se inspirem para criar suas próprias histórias, desenvolvendo enredos, personagens e morais de forma criativa. Os alunos serão divididos em pequenos grupos, onde cada um terá a oportunidade de criar uma máscara de papel ou tecido representando um personagem de sua história. Este material servirá de apoio para a prática de expressão corporal e oratória durante os ensaios. A atividade culmina em uma apresentação diante da turma, permitindo que os alunos vivenciem o processo de concepção, ensaio e execução de uma peça teatral simples, desenvolvendo habilidades de comunicação, colaboração e criatividade.
O principal objetivo desta atividade é incentivar a criatividade, a expressão pessoal e a colaboração entre os alunos por meio da criação e representação de narrativas. Este exercício busca desenvolver habilidades linguísticas, como a oratória e a escrita criativa, além de habilidades sociais, como o trabalho em equipe e a empatia ao se colocar no lugar de diferentes personagens. Destaca-se também o objetivo de aprimorar a capacidade de interpretação e expressão corporal, elementos fundamentais no teatro, e de proporcionar um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo, onde os alunos possam experimentar diferentes formas de comunicação.
No contexto deste plano de aula, os alunos terão a oportunidade de mergulhar no mundo da literatura e do teatro. Através da leitura de contos clássicos infantis, eles serão estimulados a absorver diferentes estruturas narrativas, personagens típicos e morais de história, que servirão como base para a elaboração de suas próprias criações. Esse processo visa desenvolver não apenas habilidades linguísticas e criativas, mas também promover a compreensão e a valorização do teatro como forma de arte e expressão humana. Utilizando materiais simples, como papel e tecido, para confecção de máscaras, os alunos também experimentarão aspectos da produção artística, integrando visão, tato e imaginação numa experiência educativa completa.
A metodologia ativa é central nesta atividade, começando com a leitura de contos que servem como inspiração. A seguir, na atividade mão-na-massa, os alunos se engajam na criação de suas histórias, promovendo um aprendizado prático. A roda de debate é utilizada para discutir ideias para enredos, personagens e morais, incentivando a expressão de opiniões e a argumentação. Por fim, a aprendizagem baseada em projetos permite que os alunos levem suas histórias do papel para a cena, passando pela concepção, planejamento e execução, culminando na apresentação onde poderão compartilhar seu trabalho com os colegas, fortalecendo assim suas habilidades de comunicação e criatividade.
A atividade será realizada em 2 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, dedicaremos tempo à leitura de contos e ao início das discussões para criação das histórias. A segunda aula será focada no desenvolvimento das máscaras, nos ensaios e na preparação para a apresentação final.
A avaliação desta atividade será formativa e processual, levando em conta a participação ativa dos alunos durante todo o processo. Serão observados critérios como criatividade na criação de histórias, colaboração e respeito durante o trabalho em grupo, desenvolvimento das habilidades de expressão oral e corporal, além da capacidade de escuta e interação durante as apresentações. Feedbacks serão dados após a apresentação, destacando pontos positivos e áreas para melhoria, sempre de maneira construtiva, para encorajar o desenvolvimento contínuo dos alunos.
Os recursos necessários para esta atividade incluem uma seleção de contos clássicos infantis, materiais para a confecção de máscaras como papel, tecido, cordões, cola e tesouras, além de um espaço adequado para as apresentações. A utilização de fantasias e adereços opcionais pode ser encorajada, desde que disponíveis e seguros para as crianças. A flexibilidade no uso dos recursos é essencial, permitindo adaptações conforme a disponibilidade dos materiais e o contexto da escola.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula