Pintores Mirins: Refazendo Obras-Primas

Desenvolvida por: Karine… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Artes Visuais e Sustentabilidade

Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao fascinante mundo das artes visuais, ao mesmo tempo em que aprendem sobre a importância da sustentabilidade. Eles serão divididos em pequenos grupos e terão a oportunidade de escolher entre várias obras de pintores famosos para recriar com materiais recicláveis. Essa prática não só aproxima os alunos da arte, permitindo-lhes explorar diferentes técnicas pictóricas e estilos artísticos, como também promove um pensamento crítico sobre o uso de materiais recicláveis no cotidiano, incentivando a reutilização de forma criativa e consciente. A atividade será finalizada com a montagem de uma galeria de arte na sala de aula, onde cada grupo poderá apresentar sua obra, discutindo as escolhas feitas quanto aos materiais e técnicas utilizadas. Essa exposição permitirá aos alunos apreciarem as criações de seus colegas, além de fomentar o respeito pela interpretação e expressão individual de cada um.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é engajar os alunos na apreciação das artes visuais, ajudando-os a desenvolver e expandir sua capacidade de simbolizar e seu repertório imagético. Ao mesmo tempo, visa à conscientização sobre a importância do uso sustentável dos materiais, estimulando a criatividade e a inovação no processo de aprendizagem. Os alunos aprenderão a trabalhar em equipe, a tomar decisões conjuntas, a planejar e a executar um projeto artístico, refletindo sobre suas próprias escolhas e as dos colegas. A intenção é proporcionar uma experiência educativa rica que combine conhecimento artístico, consciência ambiental e habilidades socioemocionais.

  • Desenvolver a apreciação pela arte visual em diferentes contextos históricos e culturais.
  • Expandir o repertório imagético e a capacidade de simbolização através da criação artística.
  • Promover o pensamento crítico sobre a sustentabilidade e o impacto ambiental dos materiais utilizados no dia a dia.
  • Estimular o trabalho em equipe, a criatividade, e a resolução de problemas de forma colaborativa.
  • Fomentar a expressão individual e a comunicação eficaz durante a apresentação das obras recriadas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR01: Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF15AR04: Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

Conteúdo Programático

A atividade pedagógica 'Pintores Mirins: Refazendo Obras-Primas' é fundamentada no estudo e apreciação das artes visuais, abordando elementos de história da arte, técnicas de pintura e a importância da reutilização de materiais no contexto artístico. Os alunos serão introduzidos a conceitos básicos da arte, aprendendo sobre diferentes artistas, estilos e movimentos artísticos, ao mesmo tempo em que desenvolvem a consciência ambiental e habilidades socioemocionais como colaboração e comunicação.

  • História da Arte: Introdução a diferentes períodos e estilos.
  • Técnicas Artísticas: Exploração de técnicas como pintura, colagem e modelagem.
  • Sustentabilidade: Discussão sobre reutilização e reciclagem de materiais na arte.
  • Projeto colaborativo: Desenvolvimento de habilidades socioemocionais através do trabalho em equipe.

Metodologia

A metodologia desta atividade inclui a Atividade Mão-na-massa e a Aprendizagem Baseada em Projetos, promovendo uma imersão criativa e prática dos alunos no processo de aprendizagem. Inicialmente, será realizada uma apresentação das obras de arte selecionadas para inspiração, seguida de uma discussão dirigida sobre os artistas, os estilos e as técnicas usadas. Após, os alunos, divididos em grupos, escolherão uma obra para recriar com materiais recicláveis, passando pelas fases de planejamento, execução e apresentação de seus projetos. Essa abordagem incentiva a colaboração, a comunicação eficaz entre os alunos e o pensamento crítico.

  • Apresentação de obras de arte e discussão dirigida.
  • Escolha e planejamento do projeto em grupo.
  • Execução do projeto: criação das obras com materiais recicláveis.
  • Montagem da galeria de arte e apresentação dos trabalhos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução ao tema, escolha das obras e início do planejamento dos projetos. A segunda aula será dedicada à conclusão dos projetos e à montagem da galeria de arte para a apreciação das obras pelos alunos e discussão em grupo.

  • Aula 1: Introdução, escolha das obras e início do planejamento.
  • Aula 2: Conclusão dos projetos e montagem da galeria de arte.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada com base na participação ativa dos alunos em todas as etapas do projeto, considerando o envolvimento no planejamento, desenvolvimento e apresentação da obra recriada. A avaliação também levará em conta a criatividade, a originalidade e a adequação dos materiais recicláveis utilizados, assim como a capacidade de trabalhar em equipe e comunicar as ideias de forma clara. Serão observados os esforços na compreensão e aplicação das técnicas artísticas. Feedbacks construtivos serão oferecidos para cada grupo, destacando pontos positivos e áreas para melhoria.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários diversos materiais, incentivando o uso criativo de recursos recicláveis e sustentáveis. Além disso, ferramentas para a aplicação de técnicas artísticas específicas serão disponibilizadas, proporcionando uma experiência enriquecedora para os alunos.

  • Imagens impressas de obras de arte famosas.
  • Materiais recicláveis: papelão, plásticos, tecidos, etc.
  • Tintas, pincéis, colas e outros materiais de arte.
  • Ferramentas para corte e modelagem.
  • Espaço de trabalho adequado na sala de aula.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo