Nesta atividade, alunos do 2º ano do Ensino Fundamental trabalharão criativamente com paródias de músicas famosas. Em duplas, os estudantes escolherão uma canção e, utilizando sua melodia, criarão um poema novo que conte uma história ou destaque um tema estudado anteriormente em sala. A atividade proporcionará um meio de explorar a interdisciplinaridade entre música e língua portuguesa, incentivando a expressão criativa através da síntese de ideias e da métrica musical. Ao final, as duplas apresentarão suas criações para a turma, fortalecendo a entonação, a escrita criativa e o trabalho colaborativo.
A atividade desenvolve habilidades essenciais, como criatividade, pensamento crítico e cooperação. Ao criar paródias, os alunos aprendem a explorar o ritmo e a entonação musical enquanto sintetizam conceitos previamente estudados. Este exercício impulsiona a habilidade de comunicação e expressão oral, elementos cruciais no desenvolvimento linguístico infantil.
No desenvolvimento do conteúdo programático, os alunos ampliarão suas habilidades em entender e criar a partir de estruturas musicais. Eles irão analisar textos e músicas já conhecidos, exercitar a escrita criativa e desenvolver habilidades de apresentação, promovendo uma aprendizagem integrada que abrange desde a análise até a síntese de conteúdo.
A metodologia ativa será central nesta atividade, permitindo que os alunos sejam protagonistas do próprio aprendizado através de trabalho em pares e apresentação em público. As atividades em dupla promovem não apenas o desenvolvimento social e colaborativo, mas também um ambiente de aprendizagem mais interativo, engajando os alunos em práticas significativas.
A atividade foi planejada para uma carga horária de 2 horas, adaptada em uma aula de 170 minutos, o que permite um desenvolvimento adequado das etapas de pesquisa, criação e apresentação. Este tempo é essencial para que cada dupla tenha a oportunidade de criar com liberdade e apresentar suas ideias de forma clara.
Os alunos serão avaliados com base em critérios como criatividade, coerência entre a letra e a melodia escolhida, participação e colaboração em dupla, além da clareza na apresentação oral. Exemplos incluem a análise do trabalho em equipe, onde se observará como as ideias foram divididas e desenvolvidas em dupla, ou ainda, a capacidade de sintetizar temas em forma escrita criativa, tudo isso aliado ao cumprimento do propósito e à originalidade da paródia.
Serão utilizados materiais que facilitem a criação e a apresentação das paródias. Recorrer-se-á a recursos musicais e tecnológicos que melhorem a interação dos alunos com o conteúdo, além de fontes de pesquisa que os guiarão na composição textual.
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