Ritmos e Emoções

Desenvolvida por: Milena… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Relação entre música, emoções e movimento corporal

Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental participarão de uma aula que explora a conexão entre diferentes ritmos musicais, as emoções que eles evocam e como isso pode ser traduzido em movimentos de dança. Inicialmente, os alunos serão expostos a uma variedade de ritmos musicais. Posteriormente, haverá uma discussão sobre como cada ritmo desperta diferentes emoções e como isso pode ser expresso corporalmente através da dança. Os alunos serão incentivados a criar movimentos de dança que reflitam suas emoções ao ouvir cada tipo de música. Para concluir a aula, será realizada uma roda de conversa onde os alunos poderão compartilhar suas experiências e observações, respeitando e valorizando as percepções individuais de cada participante.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é estimular nos alunos a percepção das diferentes emoções despertadas por diversos ritmos musicais e como essas emoções podem ser externalizadas através do movimento corporal. Criar um espaço de expressão onde os alunos possam reconhecer e respeitar suas próprias emoções, bem como as de seus colegas, contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais fundamentais nessa fase do desenvolvimento escolar.

  • Compreender a relação entre música e emoções.
  • Desenvolver habilidades de expressão corporal.
  • Promover o respeito e valorização das percepções alheias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR09: Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado.
  • EF15AR12: Discutir, com respeito e sem preconceito, as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade aborda a interação entre elementos da música, emoções e expressão corporal, visando ampliar o repertório artístico e emocional dos alunos. Através da prática de dança, os alunos podem experimentar o efeito que diferentes ritmos musicais têm sobre suas emoções e como traduzi-los através de movimentos próprios.

  • Exploração de diversos ritmos musicais.
  • Identificação de emoções associadas a diferentes músicas.
  • Criação de movimentos de dança baseados em emoções.

Metodologia

A atividade será conduzida por meio de uma metodologia ativa, onde os alunos são protagonistas de seu aprendizado, explorando ritmos e emoções através de sua própria expressão corporal. A aula será projetada para ser interativa e experimental, com momentos de prática, reflexão e discussão, permitindo que os alunos compartilhem e analisem suas experiências de forma respeitosa e colaborativa.

  • Exposição a diferentes ritmos musicais.
  • Discussões guiadas sobre emoções e música.
  • Atividades práticas de expressão corporal.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi dividido em duas partes, cada uma com duração de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos diferentes ritmos e incentivados a identificar as emoções relacionadas. Já na segunda aula, eles irão criar e apresentar seus movimentos de dança, seguidos pela roda de conversa para compartilhar suas experiências.

  • Aula 1: Introdução a ritmos e discussão sobre emoções.
  • Aula 2: Criação de movimentos de dança e roda de conversa.

Avaliação

A avaliação dos alunos será qualitativa e observacional, considerando a participação, envolvimento e capacidade de expressão durante as atividades. Serão observados a criatividade na criação dos movimentos, a capacidade de identificação e verbalização das emoções e o respeito demonstrado durante a roda de conversa. Por exemplo, um aluno que comunica claramente suas emoções através do movimento e interage de forma respeitosa com os colegas, será positivamente avaliado.

Materiais e ferramentas:

Recursos audiovisuais e físicos são essenciais nesta atividade para proporcionar uma experiência imersiva. Será necessário equipamento de áudio de qualidade para tocar as músicas e um espaço amplo para permitir a liberdade de movimento dos alunos. As músicas selecionadas devem representar uma variedade de ritmos e estilos para garantir uma ampla gama de reações emocionais.

  • Equipamento de som.
  • Espaço amplo para movimentação.
  • Lista de músicas com diferentes ritmos.

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