Roda Musical dos Sons do Corpo

Desenvolvida por: Bruna … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Exploração de sons corporais e sua importância na música

Nesta atividade, os alunos participarão de uma roda de debate onde explorarão sons que podem ser produzidos com o próprio corpo, como palmas, estalos de dedos e percussão corporal. Os alunos discutirão a importância de cada som na música e como eles podem ser utilizados em diferentes contextos do cotidiano. Por meio desta experiência prática e colaborativa, os alunos serão capazes de identificar e apreciar criticamente as várias funções da música em nossa vida diária. A atividade busca promover um entendimento profundo da música, não apenas como uma forma de arte, mas como uma presença constante e significativa em diversas situações do cotidiano.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem dessa atividade visam promover a consciência musical e expressiva dos alunos por meio da exploração dos diferentes sons produzidos pelo corpo humano. Ao identificar e apreciar criticamente as diversas funções da música, os alunos poderão reconhecer como ela influencia as emoções e os sentimentos, contribuindo para ampliar seu repertório artístico e cultural. Compreender os elementos constitutivos da música, como o ritmo e a melodia, proporciona um sentido mais claro sobre a função comunicativa e social da música.

  • Identificar e apreciar sons produzidos com o corpo.
  • Reconhecer a influência da música na vida cotidiana.
  • Desenvolver noções básicas de ritmo e melodia corporal.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR13: Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana.
  • EF15AR14: Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.
  • EF15AR15: Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade centra-se na exploração dos sons corporais e na discussão sobre sua relevância musical. Através de um papel ativo na produção e apreciação de música, os alunos são incentivados a perceber a música além dos contextos tradicionais, aplicando seu conhecimento em situações cotidianas. Por meio desta prática, promover-se-á o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, encorajando os alunos a partilhar ideias e a apreciar críticas construtivas.

  • Produção de sons corporais.
  • Discussão sobre a importância dos sons na música.
  • Contextualização dos sons em nossa vida diária.

Metodologia

A metodologia utilizada nesta atividade é centrada no aluno, promovendo a aprendizagem ativa através de debates e práticas musicais coletivas. Ao valorizar o aprendizado experiencial, a criança não apenas adquire conhecimento musical, mas também se desenvolve socioemocionalmente. A prática repetida e a facilitação de um ambiente de escuta ativa reforçam o entendimento musical e promovem a confiança dos alunos em compartilhar suas experiências.

  • Roda de debates.
  • Prática de sons corporais.
  • Exercícios de escuta ativa.

Aulas e Sequências Didáticas

A distribuição do tempo é essencial para garantir que os alunos explorem cada etapa do aprendizado musical. Em uma aula de 60 minutos, a organização sequencial das atividades permite um fluxo harmonioso entre a teoria e a prática, assegurando uma compreensão integral do conteúdo proposto.

  • Introdução teórica e dinâmica de aquecimento (15 minutos)
  • Exploração prática de sons corporais (20 minutos)
  • Discussão e contextualização dos sons na música e no cotidiano (15 minutos)
  • Avaliação e feedback (10 minutos)

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada na observação da participação ativa dos alunos durante as atividades de exploração sonora e nas discussões. Critérios como a capacidade de criar e reproduzir sons corporais, a contribuição para as discussões e a reflexão sobre a importância dos sons na música serão considerados. Exemplos incluem a avaliação da criatividade ao propor novos sons e a capacidade de relacioná-los a contextos do cotidiano. Feedback verbal será fornecido ao final da atividade, destacando conquistas e oferecendo sugestões de melhoria.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos utilizados serão limitados a ferramentas mínimas que facilitem o engajamento e a produção musical com o corpo. Fomentar a criatividade através da simplicidade dos recursos disponíveis promove uma maior apreciação do potencial musical do corpo humano, enfatizando o componente experiencial da aprendizagem.

  • Espaço aberto para circulação dos alunos.
  • Cartazes ou quadro para anotação das ideias discutidas.
  • Dispositivos de gravação de áudio para capturar sons criados.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo