Teatro de Sombras

Desenvolvida por: Helois… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais e Língua Portuguesa
Temática: Teatro de Sombras: Arte e Narrativas

O Teatro de Sombras é uma atividade lúdica e educativa destinada a alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, promovendo a integração entre artes visuais e storytelling de uma forma engajadora. Nesta atividade prática, os estudantes serão introduzidos ao fascinante mundo do teatro de sombras, aprendendo sobre como as sombras são formadas e como podem ser utilizadas na arte de contar histórias. Iniciaremos com uma breve demonstração de teatro de sombras, para capturar a imaginação e despertar o interesse dos alunos. Em seguida, os alunos serão organizados em pequenos grupos, onde terão a oportunidade de criar suas próprias narrativas. Utilizando cartolina preta, eles esboçarão e recortarão figuras que representarão os personagens e elementos de suas histórias. Cada grupo, então, usará uma fonte de luz para projetar suas sombras e contar suas histórias, promovendo um momento de aprendizado colaborativo e criativo. Esta abordagem não apenas encoraja a criatividade e a cooperação entre os alunos, mas também os apresenta a uma forma artística multimídia, enriquecendo sua experiência educacional através da integração de elementos visuais e narrativos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é explorar a criatividade dos alunos e incentivá-los a trabalhar juntos, enquanto descobrem como combinar elementos visual e narrativo para contar uma história. Através do teatro de sombras, os estudantes aprenderão sobre a natureza e comportamento das sombras, desenvolvendo habilidades de narrativa e apresentação. Além disso, essa experiência visa melhorar a habilidade de escuta, fala, leitura e escrita dos alunos, através da elaboração e narração de suas próprias histórias. Promovendo a expressão criativa e a colaboração, essa atividade facilita o desenvolvimento de capacidades importantes no contexto da educação fundamental, como a comunicação efetiva, o pensamento crítico e a solução de problemas.

  • Entender os princípios básicos de formação de sombras qual a unidade temática 
  • Desenvolver habilidades de storytelling e expressão criativa
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos
  • Estimular o uso da imaginação para criar e narrar histórias
  • Integrar artes visuais e linguagem para a expressão de ideias

Conteúdo Programático

Esta atividade incorpora conhecimentos de ciências, ao explorar como a luz interage com objetos para formar sombras, e de língua portuguesa, através da composição e narração de histórias, promovendo uma aprendizagem interdisciplinar. Os alunos exercitarão habilidades de comunicação, ao trabalharem juntos na construção de narrativas e na apresentação de suas histórias, além de desenvolverem a capacidade de resolver problemas e pensar criativamente. Através desta prática, espera-se que os alunos apreciem a arte de contar histórias utilizando recursos visuais e entrem em contato com uma forma antiga de expressão artística, o teatro de sombras, enriquecendo seu repertório cultural.

  • Princípios básicos da luz e sombra
  • Storytelling e expressão criativa
  • Trabalho em equipe e desenvolvimento social
  • Construção e apresentação de narrativas
  • Artes visuais combinadas com narrativas

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', esta atividade foi cuidadosamente desenhada para encorajar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Os alunos serão estimulados a explorar seu próprio potencial criativo e colaborar uns com os outros, envolvendo-se diretamente na criação de seus teatros de sombras. Essa abordagem prática não só facilita a assimilação dos conceitos relacionados à luz e sombras, mas também promove importantes competências sociais e expressivas. Será um ambiente de aprendizagem dinâmico, onde cada aluno terá a oportunidade de contribuir com suas ideias, trabalhando conjuntamente na resolução de problemas e na criação coletiva.

  • Demonstração de teatro de sombras
  • Divisão em pequenos grupos para brainstorming
  • Desenho e corte de figuras em cartolina preta
  • Ensaio e apresentação das histórias criadas
  • Feedback coletivo e reflexão sobre o processo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, facilitando uma imersão profunda tanto na teoria quanto na prática. Na primeira aula, será dada a introdução e a fundamentação teórica, seguidas pela divisão em grupos e início do processo criativo. Na segunda aula, os alunos finalizarão seus projetos e realizarão as apresentações, permitindo a troca de feedbacks e o debate acerca das experiências vividas.

  • Aula 1: Introdução ao teatro de sombras e início da criação dos projetos
  • Aula 2: Finalização dos projetos e apresentação das histórias

Avaliação

A avaliação da atividade será formativa e contínua, enfocando o processo de aprendizagem e a participação dos alunos. Serão avaliados: o envolvimento no brainstorming, a criatividade e a originalidade das histórias, o esforço na confecção das figuras, a cooperação dentro do grupo e, finalmente, a qualidade da apresentação de suas histórias através do teatro de sombras. Encorajaremos a autoavaliação e a avaliação entre pares para promover a reflexão sobre o aprendizado individual e coletivo. Exemplos e reflexões conjuntas após as apresentações ajudarão na compreensão dos aspectos positivos e dos pontos a melhorar, além de fortalecer a habilidade de crítica construtiva entre os alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessária uma variedade de recursos, focando na simplicidade e na acessibilidade, para assegurar que todos os alunos possam participar efetivamente. Os materiais incluem cartolina preta, tesouras de ponta arredondada, canetas de filtro e fita adesiva, que serão utilizados na confecção das figuras. Além disso, requer-se lanternas ou uma fonte de luz direcionável para criar as sombras. Uma sala pode ser preparada com a iluminação ajustada para favorecer a visualização das sombras projetadas. Papel e lápis também serão fornecidos para o esboço das histórias e para a anotação de ideias durante a fase de brainstorming.

  • Cartolina preta
  • Tesouras de ponta arredondada
  • Canetas de filtro e fita adesiva
  • Lanternas ou fonte de luz direcionável
  • Papel e lápis para esboço das histórias

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo