A Magia das Cores do Arco-Íris

Desenvolvida por: Lucian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Cores do Arco-Íris

Esta atividade visa estimular a criatividade dos alunos e a compreensão das cores do arco-íris e seus significados. Na primeira aula, haverá uma introdução expositiva sobre as cores que compõem o arco-íris, suas simbologias e aplicações nas artes visuais. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para começar um projeto colaborativo para criar um mural de arco-íris utilizando materiais recicláveis, como papéis coloridos e revistas antigas. Na segunda aula, cada aluno criará desenhos incorporando o arco-íris em suas criações artísticas, desenvolvendo sua expressão individual. Posteriormente, haverá uma roda de debate para que os alunos possam discutir suas obras, apreciando a diversidade de ideias e a criatividade uns dos outros, promovendo o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como empatia e autoconhecimento.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem desenvolver a capacidade dos alunos de identificar e entender as cores do arco-íris, bem como aplicar este conhecimento na criação de obras de arte. Através do trabalho em grupo e atividades individuais, visa-se fomentar a criatividade, a cooperação e a expressão pessoal. Os alunos também trabalharão habilidades sociais e de comunicação, essenciais para a apresentação e discussão de suas criações em grupo.

  • Compreender o conceito das cores do arco-íris e seus significados.
  • Criar obras visuais usando cores do arco-íris com materiais recicláveis.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e interação social por meio de debates e colaborações em grupo.
  • Estimular a apreciação da diversidade de expressões artísticas e ideias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR01: Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF15AR02: Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
  • EF15AR04: Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático irá abordar as nuances das cores do arco-íris, o símbolo que cada cor representa, e a sua aplicação em diversas formas de arte. Os alunos terão oportunidades de explorar elementos visuais por meio da prática com materiais recicláveis, promovendo consciência ambiental. Com atividades em grupo e individuais, buscar-se-á a construção de um mural e a criação de desenhos pessoais, integrando múltiplos elementos artísticos como linha, forma e espaço.

  • Estudo das cores do arco-íris.
  • Significados simbólicos e culturais das cores.
  • Uso de materiais recicláveis na arte.
  • Criação de um mural coletivo.
  • Desenvolvimento de obras artísticas individuais.

Metodologia

A metodologia aplicada integra a aprendizagem ativa e colaborativa, estimulando a exploração e a expressão artística. Na primeira aula, a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos permitirá que os alunos trabalhem em grupo para criar um mural do arco-íris, incentivando a cooperação. Na segunda aula, as atividades mãos-na-massa vão permitir aos alunos a criação de obras individuais, incentivando a expressão pessoal e criatividade. Finalizando com uma roda de debate, os alunos poderão refletir sobre suas próprias criações e as dos colegas de forma crítica e construtiva.

  • Exploração colaborativa através de projetos.
  • Atividades prática mão-na-massa.
  • Roda de debate para apreciação crítica e construtiva.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma divide a atividade em duas aulas de 40 minutos, cada uma com um foco distinto. A primeira aula tem uma introdução teórica sobre o tema, seguida da divisão em grupos para começarem a trabalhar no projeto de mural. A segunda aula é dedicada à criação individual de obras, com fechamento em uma roda de debate para apresentação e reflexão das produções. Essa divisão permite a interação entre teoria e prática, além de proporcionar tempo adequado para a execução dos projetos.

  • Aula 1: Introdução teórica e início do projeto de mural em grupos.
  • Momento 1: Introdução às Cores do Arco-Íris (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula com uma apresentação expositiva sobre as cores do arco-íris e seus significados culturais e simbólicos. Permita que os alunos façam perguntas e compartilhem o que já sabem sobre o tema. Use materiais visuais de apoio, como posters ou cartazes, para enriquecer a explicação. Observe a participação dos alunos e incentive sua curiosidade. Avalie a compreensão deles por meio de perguntas rápidas sobre o que foi discutido.

    Momento 2: Divisão de Grupos e Planejamento do Mural (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em grupos, garantindo que cada equipe tenha uma composição diversificada. Distribua os materiais recicláveis, como papéis coloridos e revistas antigas, entre os grupos. Oriente os alunos a planejarem juntos o design do mural de arco-íris, garantindo que todos participem. Passeie pela sala, oferecendo suporte e sugestões, estimulando a colaboração e criatividade dos grupos. É importante que você avalie a interação entre os alunos, observando se eles conseguem distribuir tarefas e trabalhar em conjunto.

    Momento 3: Início da Criação do Mural (Estimativa: 15 minutos)
    Instrua os grupos a começarem a trabalhar na parte prática da criação do mural. Permita que explorem diferentes técnicas com os materiais à disposição. Enquanto os alunos trabalham, caminhe entre os grupos para encorajar e dar feedback construtivo, ajudando-os a superar desafios. Verifique se todos estão contribuindo de alguma forma e avalie a adequação no uso dos materiais recicláveis. Este é um bom momento para identificar e elogiar inovações ou boas práticas.

  • Aula 2: Criação individual de desenhos e roda de debate para apresentação e reflexão.
  • Momento 1: Introdução e Orientação para a Criação Artística Individual (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos que o objetivo é incorporarem as cores do arco-íris em seus próprios desenhos, permitindo-lhes expressar suas ideias e criatividade. Reforce a importância de utilizar as técnicas visualizadas na aula anterior. Oriente-os sobre a escolha dos materiais disponíveis, como papéis coloridos e revistas antigas. Permita que façam perguntas e ofereça exemplos práticos, caso necessário. É importante que você observe se todos entenderam a proposta e incentive aqueles que se sentirem inseguros.

    Momento 2: Atividade Prática de Desenho Individual (Estimativa: 15 minutos)
    Peça para que cada aluno escolha seu espaço na sala para trabalhar com conforto. Incentive-os a iniciar suas criações artísticas, lembrando que podem experimentar diversas técnicas com os materiais recicláveis disponíveis. Passeie pela sala, ajudando quando solicitado e também fazendo observações espontâneas para elogiar boas ideias ou sugerir melhorias. Avalie o nível de envolvimento de cada aluno e se eles estão aplicando as cores do arco-íris de forma criativa.

    Momento 3: Roda de Debate para Apresentação e Reflexão (Estimativa: 15 minutos)
    Organize os alunos em uma roda e convide cada um a apresentar sua obra, explicando a escolha das cores e a inspiração por trás de sua criação. Promova um ambiente seguro e respeitoso, onde todos possam expressar suas opiniões. Encoraje comentários positivos e críticas construtivas entre os alunos. Como professor, guie a discussão para que todos participem e reflitam sobre suas aprendizagens e a diversidade de ideias apresentadas. Observe a capacidade de argumentação, escuta ativa e respeito mútuo entre os alunos.

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada nos processos, produções e interações dos alunos ao longo das atividades. A avaliação formativa incluirá a observação dos trabalhos em grupo e individuais, considerando a criatividade e o uso de materiais recicláveis. Critérios como a participação na roda de debate, a cooperação entre pares, e a capacidade de reflexão sobre o próprio trabalho e dos colegas serão avaliados. Os feedbacks serão dados ao longo de todo o processo por meio de observações construtivas, permitindo ajustes e estimulando o desenvolvimento contínuo das competências artísticas e socioemocionais dos alunos.

  • Observação contínua do processo individual e em grupo.
  • Adequação ao uso de materiais recicláveis.
  • Participação e contribuição na roda de debate.
  • Reflexões críticas sobre o próprio trabalho e dos colegas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos e materiais utilizados nesta atividade serão focados em itens recicláveis, auxiliando na educação ambiental e na consciência sustentável dos alunos. Não serão utilizados recursos digitais, o que proporcionará uma experiência tátil e prática, favorecendo o envolvimento direto com o processo artístico. Materiais visuais de apoio e demonstrações práticas serão essenciais para a compreensão e execução das tarefas de forma eficaz.

  • Papéis coloridos.
  • Revistas antigas.
  • Tesouras e colas.
  • Cartolina para o mural.
  • Materiais visuais de apoio (posters e cartazes).

Inclusão e acessibilidade

Considerando as demandas diárias dos professores, sugerimos estratégias práticas para garantir que todos os alunos participem efetivamente da atividade. Para alunos com deficiência auditiva, intérpretes de LIBRAS e materiais visuais adicionais são fundamentais. Para aqueles com TDAH, atividades segmentadas com intervalos e objetivos claros facilitarão o foco. Para alunos com TEA, é recomendado um ambiente estruturado com instruções claras e suporte na interação social. A personalização e flexibilidade das atividades garantirão que necessidades individuais sejam atendidas sem comprometer o objetivo pedagógico.

  • Materiais visuais e intérpretes de LIBRAS para alunos com deficiência auditiva.
  • Segmentação de atividades e intervalos para alunos com TDAH.
  • Ambiente estruturado e suporte social para alunos com TEA.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo