Arquitetos Mirins: Construindo Nossa Cidade

Desenvolvida por: José I… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes, Geografia
Temática: Urbanismo Sustentável e Artes Visuais

A atividade 'Arquitetos Mirins: Construindo Nossa Cidade' é uma proposta pedagógica que tem como objetivo despertar nos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a compreensão sobre conceitos de urbanismo, sustentabilidade e expressão artística. Através da criação de maquetes de cidades utilizando materiais recicláveis, os estudantes poderão experimentar de maneira prática e criativa, a importância do planejamento urbano e da responsabilidade ambiental. Durante a atividade, os alunos serão divididos em grupos e cada um será responsável por imaginar, projetar e construir uma parte da cidade, considerando aspectos como áreas residenciais, comerciais e de lazer, além de áreas verdes e infraestruturas essenciais. A metodologia ativa 'Mão-na-massa' será utilizada, incentivando a participação ativa dos estudantes, que deverão trabalhar em conjunto para pensar nas soluções mais adequadas para os desafios propostos, promovendo assim, a sua compreensão sobre a organização dos espaços urbanos e o impacto destes no bem-estar da população. Este projeto também enfatizará a importância da reciclagem e do uso consciente dos recursos, integrando conhecimentos de artes visuais e geografia de forma interdisciplinar.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa promover o desenvolvimento de habilidades artísticas e a compreensão dos alunos sobre os conceitos fundamentais do urbanismo, enfatizando a importância do planejamento de cidades sustentáveis. Através da experimentação e criação coletiva de maquetes usando materiais recicláveis, pretende-se estimular a criatividade, o trabalho em equipe, a consciência ambiental e a habilidade de resolver problemas de forma criativa. Além disso, os alunos aprenderão sobre a funcionalidade e a estética urbanas, valorizando as áreas verdes e os espaços comuns, refletindo sobre como esses elementos contribuem para a qualidade de vida nas cidades.

  • Desenvolver habilidades de planejamento e execução de projetos em artes visuais
  • Compreender conceitos básicos de urbanismo e sustentabilidade
  • Estimular a consciência ambiental através do uso de materiais recicláveis
  • Promover o trabalho em equipe, a criatividade e a tomada de decisões coletivas
  • Valorizar as áreas verdes e os espaços de lazer nas cidades

Conteúdo Programático

Esta atividade está alinhada com o currículo do Ensino Fundamental e aborda questões transversais como sustentabilidade, arte e urbanismo. Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos terão a oportunidade de explorar diferentes formas de expressão artística, como colagem, pintura e modelagem, aplicando-as na construção de maquetes. Além disso, serão discutidos conceitos de urbanismo, como o planejamento de espaços residenciais, comerciais e de lazer, e a importância das áreas verdes. A atividade também promove uma conscientização sobre o papel da reciclagem e do reaproveitamento de materiais, reforçando a responsabilidade ambiental.

  • Formas de expressão artística e uso sustentável de materiais
  • Conceitos básicos de urbanismo e a importância do planejamento urbano
  • Importância das áreas verdes e espaços de lazer
  • Trabalho em equipe e resolução de problemas
  • Conscientização ambiental e reciclagem

Metodologia

A atividade seguirá a metodologia ativa 'Mão-na-massa', na qual os alunos serão os principais agentes de seu aprendizado através da experimentação prática. Eles serão incentivados a colaborar com seus colegas na discussão de ideias e na resolução de problemas, aplicando conceitos de urbanismo e sustentabilidade na criação de suas maquetes. Este método permite uma abordagem interdisciplinar, integrando artes visuais e geografia de maneira significativa. A criação das maquetes será guiada por etapas, desde o planejamento até a execução, permitindo que os alunos reflitam sobre cada decisão tomada e seus impactos no projeto final.

  • Discussão guiada sobre urbanismo e sustentabilidade
  • Divisão dos alunos em grupos para o trabalho colaborativo
  • Planejamento e esboço das partes da cidade que cada grupo irá construir
  • Construção das maquetes utilizando materiais recicláveis
  • Apresentação das maquetes aos colegas, explicando o conceito e os detalhes do projeto

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em uma única aula de 240 minutos. Iniciará com uma discussão guiada sobre os conceitos de urbanismo, sustentabilidade e a importância da reciclagem. Após isso, os alunos serão divididos em grupos e começarão o planejamento e construção das maquetes, com a finalização e apresentação de seus projetos ao final da aula.

  • Aula 1 da atividade: Discussão sobre conceitos, planejamento, construção e apresentação das maquetes.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação e engajamento dos alunos durante todo o processo, na criatividade e no uso eficaz de materiais recicláveis. Serão considerados também a coerência e a funcionalidade das cidades projetadas, a integração das áreas diferentes como zonas residenciais e comerciais, e a presença de espaços verdes. A habilidade de trabalhar em equipe e a capacidade de explicar as decisões de projeto tomarão parte importante nesta avaliação. Exemplos específicos de critérios incluem a qualidade estética e funcional da maquete, a originalidade das soluções encontradas para integrar os diferentes espaços da cidade e a eficácia da apresentação em grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário um conjunto variado de materiais recicláveis, como caixas de papelão, garrafas plásticas, tampinhas, rolos de papel higiênico, entre outros. Também serão necessários materiais de arte, como colas, tesouras, tintas e pincéis, para decorar e personalizar as maquetes. Além dos materiais para construção, o espaço de sala de aula deve ser suficientemente grande para acomodar os alunos trabalhando em grupos e a montagem das maquetes.

  • Materiais recicláveis (caixas de papelão, garrafas plásticas, tampinhas)
  • Material de arte (cola, tesouras, tintas, pincéis)
  • Espaço amplo para trabalho em grupo e exposição das maquetes

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo