Caça ao Tesouro Cultural!

Desenvolvida por: Rose (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes, História, Geografia e Língua Portuguesa
Temática: Expressões Culturais Brasileiras

Esta atividade consiste em uma caça ao tesouro interativa dentro da escola ou em espaços abertos, onde cada tesouro encontrado pelos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental corresponde a uma expressão cultural brasileira distinta, como música, dança, pintura e teatro. Utilizando pistas e resolvendo pequenos desafios ou charadas relacionadas a essas expressões culturais, os alunos irão localizar os tesouros espalhados. A atividade promove não apenas a aprendizagem ativa sobre a rica diversidade cultural do Brasil, mas também incentiva o trabalho em equipe, a resolução de problemas e a criatividade. Após reunirem todos os itens, os grupos de alunos terão a tarefa de criar uma apresentação única, integrando os elementos culturais encontrados de maneira criativa, fomentando assim a apreciação e combinação de diferentes formas de arte e expressões culturais brasileiras, fortalecendo a identidade nacional e o respeito pela diversidade cultural.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática e integrada das diversas expressões culturais brasileiras, enfatizando a importância da diversidade cultural e artística do país. Busca-se desenvolver habilidades como trabalho em equipe, investigação, pensamento crítico e criatividade, ao mesmo tempo em que os alunos aprendem a valorizar e respeitar as distintas manifestações culturais. Ao concluir a atividade, espera-se que os alunos sejam capazes de reconhecer e apreciar a variedade de expressões culturais do Brasil, bem como compreender seu papel na formação da identidade nacional.

  • Explorar e reconhecer a diversidade das expressões culturais brasileiras.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe, pesquisa e resolução de problemas.
  • Estimular a criatividade na combinação de diferentes elementos culturais.
  • Fomentar o respeito e a valorização das diversas manifestações da cultura brasileira.
  • Promover a integração das artes como veículo de expressão e identidade cultural.

Habilidades Específicas BNCC

  • (EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas de manifestações artísticas e culturais.
  • (EF03HI08) Identificar manifestações culturais do Brasil e de outros países.
  • (EF03GE02) Comparar mudanças e permanências nas formas de expressão cultural de diferentes grupos sociais e étnicos.
  • (EF15LP26) Resolver e elaborar enigmas, charadas, adivinhações, dentre outros gêneros do campo artístico-literário.
  • (EF03ER03) Reconhecer e respeitar a diversidade religiosa, de manifestações culturais e de pensamento.

Conteúdo Programático

Através da caça ao tesouro, os alunos terão a oportunidade de entrar em contato com um amplo espectro do patrimônio cultural brasileiro, abrangendo música, dança, pintura, teatro, e outras expressões artísticas. Esta atividade prática enfatiza a importância de explorar e compreender as várias faces da cultura brasileira, promovendo uma aprendizagem significativa e integrada, que transcende as salas de aula. Além disso, a metodologia ativa aplicada incentiva os alunos a serem protagonistas do processo de aprendizagem, permitindo que vivenciem diretamente o conteúdo estudado.

  • Expressões culturais brasileiras: música, dança, pintura, teatro.
  • Diversidade cultural do Brasil.
  • Trabalho em equipe e resolução de problemas.
  • Criação artística e expressão criativa.

Metodologia

Para esta atividade, adotaremos a metodologia ativa 'Mão-na-massa', onde os alunos serão estimulados a aprender fazendo, explorando o ambiente em busca dos 'tesouros' culturais. Serão formados grupos para incentivar o trabalho em equipe e a troca de conhecimentos. As pistas e charadas foram elaboradas para promover o pensamento crítico e a investigação, aspectos chave para a resolução de problemas. Após a coleta dos 'tesouros', os grupos terão a tarefa de criar uma apresentação integrando os elementos culturais de maneira criativa, permitindo aos alunos expressar sua compreensão e apreciação das expressões culturais brasileiras através de sua criatividade.

  • Caça ao tesouro em grupo.
  • Resolução de charadas e desafios sobre a cultura brasileira.
  • Criação de apresentações integrando expressões culturais.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de 5 aulas de 240 minutos cada. Inicialmente, haverá uma introdução aos objetivos e regras da caça ao tesouro. Nas sessões seguintes, os alunos irão explorar o espaço na busca dos 'tesouros'. A última aula será dedicada à preparação e apresentação dos projetos grupais, culminando na integração e celebração das descobertas culturais.

  • Aula 1: Introdução à atividade e formação dos grupos.
  • Aula 2 a 4: Caça ao tesouro e coleta de informações sobre as expressões culturais.
  • Aula 5: Preparação e apresentação das criações dos grupos.

Avaliação

A avaliação será processual e incluirá a participação dos alunos durante as atividades de caça ao tesouro, a capacidade de trabalho em equipe, a resolução de desafios e a criatividade demonstrada nas apresentações finais. Observará-se o envolvimento dos alunos na busca e a compreensão da importância das expressões culturais encontradas. A originalidade e integração das expressões culturais nas apresentações finais também serão critérios importantes. Esta abordagem visa não apenas avaliar os conhecimentos adquiridos, mas também as habilidades desenvolvidas durante a atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, utilizaremos materiais diversos, tais como mapas com pistas, fichas descritivas das expressões culturais e recursos visuais e auditivos para enriquecer a busca. Ferramentas digitais também poderão ser empregadas para fornecer pistas ou para a criação das apresentações finais pelos alunos. Além disso, espaços da escola serão adaptados para imitar cenários culturais, tornando a experiência mais imersiva e significativa.

  • Mapas e pistas impressas.
  • Fichas descritivas das expressões culturais.
  • Recursos visuais e auditivos (imagens, músicas, trechos de peças teatrais etc.).
  • Ferramentas digitais para apoio (tablets, smartphones).
  • Cenários temáticos nos espaços da escola.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo