Cores Mágicas no Papel

Desenvolvida por: Claudi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Pintura e Colagem

A atividade intitulada 'Cores Mágicas no Papel' visa integrar a metodologia da Sala de Aula Invertida em uma experiência pedagógica rica em artes visuais no 3º ano do Ensino Fundamental. Os alunos assistirão vídeos em casa sobre técnicas de pintura como aquarela e métodos de colagem, familiares e inovadores, com materiais recicláveis. O foco da atividade é estimular a percepção visual e enriquecer o imaginário dos alunos enquanto ampliam seu repertório artístico. Na sala de aula, eles terão a oportunidade de aplicar essas técnicas para criar suas próprias obras de arte. No culminar da aula, cada aluno apresentará seu trabalho, explicou os processos e inspirações criativas por trás de suas obras. Esta etapa de apresentação encoraja a apreciação coletiva dos estilos artísticos individuais de cada um e promove o respeito pelas diversas formas de expressão e criatividade. Assim, a atividade desenvolve tanto habilidades técnicas quanto sociais, incentivando a percepção crítica e estética, além de fomentar um espaço de comunicação e diálogo artístico entre os estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem se concentram em proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada das técnicas de arte visual que vão além do simples fazer artístico, envolvendo crítica e apreciação. A atividade busca desenvolver uma consciência ambiental no uso de materiais recicláveis, ao mesmo tempo em que incentiva a individualidade na criatividade de cada aluno. O desenvolvimento de um vocabulário próprio para discutir arte também é um objetivo crucial, bem como a apreciação respeitosa da diversidade de estilos e perspectivas dos colegas.

  • Estimular a percepção visual e o repertório artístico.
  • Incentivar o uso sustentável de materiais artísticos.
  • Desenvolver habilidades de apresentação e diálogo sobre arte.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR01: Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF15AR04: Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
  • EF15AR12: Discutir, com respeito e sem preconceito, as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda técnicas de arte visual contemporânea e tradicional, incorporando a prática com aquarela e colagem usando materiais de fácil acesso e recicláveis. A atividade permite que os alunos explorarem e expandam suas habilidades artísticas, ao mesmo tempo que promove reflexões críticas sobre o uso sustentável de recursos no contexto artístico. Além disso, enfatiza o desenvolvimento de habilidades de apresentação oral, incentivando os alunos a verbalizarem e trocarem ideias sobre seus processos criativos.

  • Técnicas de pintura em aquarela.
  • Técnicas de colagem com papéis recicláveis.
  • Expressão e discussão artística.

Metodologia

A metodologia é centrada na abordagem da Sala de Aula Invertida, que envolve os alunos proativamente no processo de aprendizagem ao permitir que explorem conteúdos audiovisuais em casa, maximizando o tempo em sala para atividades práticas e interativas. Esse modelo pedagógico valoriza o aprendizado autônomo e a aplicação prática das teorias aprendidas, enriquecendo o envolvimento dos alunos ao realizarem suas próprias obras de arte e ao compartilharem suas criações com a turma, favorecendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e envolvente.

  • Sala de Aula Invertida.
  • Aprendizado prático e interativo.
  • Apresentação e discussão em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade distribui as etapas de aprendizado em duas aulas de 60 minutos cada, permitindo um equilíbrio entre aprendizado teórico e prático. A primeira aula foca na introdução das técnicas através de apresentações e questionamentos orientadores, enquanto a segunda aula é reservada para o desenvolvimento das obras e suas respectivas apresentações.

  • Aula 1: Introdução às técnicas de pintura e colagem.
  • Aula 2: Criação das obras e apresentações.

Avaliação

A avaliação será qualitativa, baseada em três critérios principais: participação e envolvimento nas atividades, criatividade e originalidade das obras, e capacidade de comunicação ao apresentar as inspirações e processos criativos. Os alunos serão encorajados a expressar suas ideias livremente, sem preocupações com um resultado 'perfeito', para incentivar a autoexpressão e o desenvolvimento individual. Exemplos de avaliação podem incluir feedback positivo sobre a inovação nos métodos de colagem ou na escolha das cores na pintura, bem como comentários construtivos sobre a clareza e o entusiasmo nas apresentações.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade são escolhidos cuidadosamente para estimular a criatividade sustentável, promovendo o uso de materiais recicláveis e acessíveis que podem servir como base para exercícios de artes visuais práticas. Os recursos audiovisuais usados para aprendizagem antecipada garantem que os alunos cheguem preparados para maximizar o tempo de prática em sala.

  • Vídeos educativos sobre técnicas de pintura e colagem.
  • Papéis recicláveis e materiais de pintura.
  • Materiais diversos para colagem.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo