Criação Inspirada em Tarsila

Desenvolvida por: Fabiol… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Modernismo Brasileiro e Tarsila do Amaral

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de mergulhar no universo das artes visuais brasileiras por meio da apreciação e análise das obras de Tarsila do Amaral, uma das principais artistas do movimento modernista no Brasil. Após uma aula expositiva sobre a vida e obra de Tarsila, incluindo seus contextos histórico e cultural, os estudantes serão incentivados a criar suas próprias artes, utilizando materiais como tintas, pincéis, papelão e itens recicláveis. O projeto visa fomentar a expressão individual e o pensamento criativo, inspirando-se nas cores vivas e formas simplificadas características das obras de Tarsila. O objetivo é que cada estudante possa expressar sua visão do Brasil, promovendo uma conexão pessoal com a arte brasileira e estimulando o respeito pela diversidade cultural e artística do país.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como principais objetivos propiciar aos alunos uma experiência rica e significativa com as artes visuais, permitindo um aprofundamento na compreensão do modernismo brasileiro e do papel de Tarsila do Amaral nesse movimento. A atividade pretende desenvolver habilidades artísticas nos alunos, como a capacidade de utlizar diferentes materiais e técnicas para expressão pessoal. Além disso, busca-se estimular a criatividade, o pensamento crítico e a apreciação artística, incentivando os estudantes a refletir sobre as diferentes maneiras de representar a cultura e a identidade brasileira através da arte.

  • Analisar as principais obras de Tarsila do Amaral no contexto do modernismo brasileiro.
  • Explorar técnicas artísticas utilizando materiais variados.
  • Expressar ideias e sentimentos por meio da criação artística.
  • Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico.
  • Promover a apreciação pela diversidade cultural e artística do Brasil.

Habilidades Específicas BNCC

  • (EF15AR03) Explorar e reconhecer elementos visuais, sonoros, cinestésicos, táteis, gustativos e olfativos, como qualidades expressivas nas artes visuais.
  • (EF15AR04) Experimentar as artes visuais como forma de expressão e reflexão sobre natureza, cultura, trabalho e sobre temas e questões do cotidiano.
  • (EF15AR05) Relacionar as práticas de produção e apreciação das artes visuais com aspectos de diversos contextos (histórico, social, político, econômico, cultural, científico, ambiental) identificando configurações, tradições, transformações e rupturas.
  • (EF15AR06) Analisar e experimentar, em projetos temáticos de arte, a diversidade de técnicas e recursos expressivos (materiais, instrumentos, procedimentos e processos de criação), visando à produção de efeitos específicos.

Conteúdo Programático

Este plano de aula foi cuidadosamente elaborado para abordar elementos fundamentais do modernismo brasileiro, com um foco específico na obra de Tarsila do Amaral. Os alunos serão introduzidos ao contexto histórico e cultural que influenciou a criatividade da artista e do movimento modernista, enfatizando a ruptura com padrões estéticos anteriores e a busca por uma identidade artística brasileira. Ao analisar as obras de Tarsila, os estudantes terão a chance de identificar as principais características do seu trabalho, como o uso de cores vibrantes, formas simplificadas e a representação de elementos culturais brasileiros, servindo de inspiração para suas próprias criações.

  • Vida e obra de Tarsila do Amaral no contexto do modernismo brasileiro.
  • Análise de obras icônicas de Tarsila do Amaral.
  • Estudo das características marcantes do modernismo brasileiro.
  • Exploração da identidade cultural brasileira através das artes visuais.
  • Técnicas de criação artística com uso de materiais recicláveis e convencionais.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade enfatiza a aprendizagem ativa, onde os alunos são os principais agentes de seu processo educacional. Através de uma aula expositiva interativa, os estudantes terão contato inicial com o tema, seguido de debates dirigidos que incentivam o pensamento crítico sobre a arte e a sociedade. A parte prática da atividade propõe um desafio criativo, onde os alunos aplicarão o conhecimento adquirido para criar suas próprias obras de arte utilizando uma variedade de materiais. Este método propicia o desenvolvimento de habilidades como a expressão pessoal, além de fomentar a apreciação pelas artes visuais.

  • Aula expositiva sobre a vida e obra de Tarsila do Amaral
  • Análise coletiva de imagens de obras da artista
  • Brainstorming para concepção das obras dos alunos
  • Oficina prática de criação artística
  • Exposição e discussão dos trabalhos criados

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será desenvolvida em três aulas de 60 minutos cada, divididas da seguinte maneira: Na primeira aula será feita uma introdução sobre o modernismo brasileiro e a vida de Tarsila do Amaral, utilizando slides e reproduções das suas obras. Na segunda aula ocorrerá a parte prática, onde os alunos terão a oportunidade de criar suas próprias peças artísticas, baseadas nos aprendizados anteriores. Na terceira e última aula, os trabalhos serão apresentados e discutidos em grupo, permitindo a reflexão e a troca de impressões sobre as diferentes interpretações e criações.

  • Aula 1: Introdução ao modernismo e estudo sobre Tarsila do Amaral
  • Aula 2: Atividade prática de criação artística
  • Aula 3: Apresentação e discussão sobre os trabalhos realizados

Avaliação

A avaliação desta atividade será feita de forma qualitativa e processual, considerando a participação, o engajamento e o desenvolvimento criativo dos alunos ao longo das aulas. Será dada especial atenção ao processo de reflexão que os estudantes demonstrarem sobre suas próprias criações e das dos colegas, além de como eles aplicam os conceitos aprendidos acerca do modernismo e de Tarsila do Amaral em suas obras. Não focaremos apenas no resultado final, mas em como os alunos se apropriaram e reinterpretaram as ideias apresentadas, demonstrando compreensão e originalidade.

Materiais e ferramentas:

Para a implementação desta atividade, serão necessários recursos variados que estimulem a criatividade e ofereçam aos alunos as ferramentas necessárias para expressarem suas visões. Isto inclui materiais básicos de arte como tintas, pincéis, papéis de diferentes texturas e cores, além de itens recicláveis que possam ser reutilizados de maneira criativa. Também serão empregados recursos digitais para a aula expositiva, como slides e reproduções digitais de obras de Tarsila do Amaral, para facilitar o acesso a imagens de alta qualidade que possam inspirar os alunos em suas criações.

  • Reproduções digitais das obras de Tarsila do Amaral
  • Materiais para arte, incluindo tintas, pincéis e papéis variados
  • Itens recicláveis diversos para a criação artística
  • Dispositivo de projeção para aula expositiva
  • Espaço adequado para a realização da oficina de arte

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo