Esta atividade pedagógica tem como propósito transformar os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental em verdadeiros 'Exploradores da Arte'. Eles serão divididos em grupos e receberão imagens de diferentes obras de arte, cujos artistas e épocas não serão revelados. Cada grupo deverá observar com atenção cada detalhe presente nas obras, como ponto, linha, forma, cor, espaço e movimento. A partir dessa observação detalhada, os estudantes tentarão criar uma pequena história que narre o que a imagem representa e estabelecer conexões possíveis com culturas locais, regionais ou nacionais. Esta narrativa permitirá a exploração do imaginário, da capacidade de simbolizar e do repertório imagético dos alunos. Ao final da atividade, cada grupo compartilhará suas histórias e descobertas com o restante da classe, incentivando um debate rico em percepções e simbolizações diversas, promovendo assim uma aprendizagem significativa sobre a diversidade cultural e artística.
Os principais objetivos de aprendizagem desta atividade incluem cultivar nos alunos a percepção estética e o imaginário, aprimorar a capacidade de observação e análise dos elementos constitutivos das artes visuais e incentivar a expressão de ideias criativas através da elaboração de histórias baseadas em observações artísticas. Também busca-se promover a compreensão da influência de diferentes matrizes estéticas e culturais nas manifestações artísticas, valorizando as culturas locais, regionais e nacionais.
O conteúdo programático abordará a história da arte, com ênfase nas várias formas e estilos encontrados nas artes visuais, desde a tradição até a contemporaneidade. Serão explorados os elementos constitutivos da arte visual como ponto, linha, forma, cor, entre outros, além de discussões sobre como essas obras refletem as matrizes estéticas e culturais de seus respectivos períodos e locais de origem.
Utilizando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos', os alunos serão incentivados a interagir com as obras de arte de maneira prática e lúdica. Através de observação, discussão em grupo e criação de histórias, esta abordagem visa engajar os estudantes ativamente no processo de aprendizagem, estimulando a criatividade, o trabalho em equipe e a capacidade de relacionar a arte com a vida cotidiana e com culturas diversas.
A carga horária total da atividade será de 2 horas, distribuídas em duas aulas de uma hora cada. Na primeira aula, os alunos serão divididos em grupos e iniciarão a exploração das obras. Na segunda aula, os grupos finalizarão suas histórias e as apresentarão para a classe, seguido de um debate.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, na criatividade e originalidade das histórias criadas, na capacidade de argumentação durante o debate e na habilidade de relacionar as obras com contextos culturais. Será considerada também a colaboração dentro do grupo para a criação da história. Exemplos de critérios de avaliação incluem a clareza na comunicação das ideias, a profundidade da análise dos elementos visuais e a construção de conexões culturais relevantes.
Para a realização desta atividade, serão necessárias imagens impressas de obras de arte de diferentes períodos e estilos, sem a identificação dos artistas ou da época. Além disso, materiais para anotação e criação das histórias, como papel, canetas e lápis, serão essenciais. Um espaço adequado para a discussão em grupo e apresentação final das histórias é igualmente importante.
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