Exploradores da Arte

Desenvolvida por: Lia Co… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Interpretação de Obras de Arte

Esta atividade pedagógica tem como propósito transformar os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental em verdadeiros 'Exploradores da Arte'. Eles serão divididos em grupos e receberão imagens de diferentes obras de arte, cujos artistas e épocas não serão revelados. Cada grupo deverá observar com atenção cada detalhe presente nas obras, como ponto, linha, forma, cor, espaço e movimento. A partir dessa observação detalhada, os estudantes tentarão criar uma pequena história que narre o que a imagem representa e estabelecer conexões possíveis com culturas locais, regionais ou nacionais. Esta narrativa permitirá a exploração do imaginário, da capacidade de simbolizar e do repertório imagético dos alunos. Ao final da atividade, cada grupo compartilhará suas histórias e descobertas com o restante da classe, incentivando um debate rico em percepções e simbolizações diversas, promovendo assim uma aprendizagem significativa sobre a diversidade cultural e artística.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos de aprendizagem desta atividade incluem cultivar nos alunos a percepção estética e o imaginário, aprimorar a capacidade de observação e análise dos elementos constitutivos das artes visuais e incentivar a expressão de ideias criativas através da elaboração de histórias baseadas em observações artísticas. Também busca-se promover a compreensão da influência de diferentes matrizes estéticas e culturais nas manifestações artísticas, valorizando as culturas locais, regionais e nacionais.

  • Desenvolver a percepção estética e o imaginário.
  • Reconhecer e analisar os elementos das artes visuais.
  • Criar narrativas que conectem obras de arte a contextos culturais diversos.
  • Fomentar o debate e a apreciação coletiva das artes.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR01: Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF15AR02: Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
  • EF15AR03: Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará a história da arte, com ênfase nas várias formas e estilos encontrados nas artes visuais, desde a tradição até a contemporaneidade. Serão explorados os elementos constitutivos da arte visual como ponto, linha, forma, cor, entre outros, além de discussões sobre como essas obras refletem as matrizes estéticas e culturais de seus respectivos períodos e locais de origem.

  • Elementos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento).
  • História da arte: Da tradição à contemporaneidade.
  • Influência das matrizes estéticas e culturais nas artes.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos', os alunos serão incentivados a interagir com as obras de arte de maneira prática e lúdica. Através de observação, discussão em grupo e criação de histórias, esta abordagem visa engajar os estudantes ativamente no processo de aprendizagem, estimulando a criatividade, o trabalho em equipe e a capacidade de relacionar a arte com a vida cotidiana e com culturas diversas.

  • Divisão dos alunos em grupos para exploração das obras de arte.
  • Observação e discussão sobre os elementos visuais das artes.
  • Criação coletiva de histórias relacionadas às obras.
  • Apresentação e debate sobre as histórias criadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, distribuídas em duas aulas de uma hora cada. Na primeira aula, os alunos serão divididos em grupos e iniciarão a exploração das obras. Na segunda aula, os grupos finalizarão suas histórias e as apresentarão para a classe, seguido de um debate.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da exploração das obras.
  • Aula 2: Finalização das histórias e apresentação para a classe.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, na criatividade e originalidade das histórias criadas, na capacidade de argumentação durante o debate e na habilidade de relacionar as obras com contextos culturais. Será considerada também a colaboração dentro do grupo para a criação da história. Exemplos de critérios de avaliação incluem a clareza na comunicação das ideias, a profundidade da análise dos elementos visuais e a construção de conexões culturais relevantes.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessárias imagens impressas de obras de arte de diferentes períodos e estilos, sem a identificação dos artistas ou da época. Além disso, materiais para anotação e criação das histórias, como papel, canetas e lápis, serão essenciais. Um espaço adequado para a discussão em grupo e apresentação final das histórias é igualmente importante.

  • Imagens impressas de obras de arte.
  • Materiais para anotação e criação de histórias (papel, canetas, lápis).
  • Espaço para discussão em grupo e apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo