A atividade 'Exploradores da Arte' é desenhada para despertar nos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a apreciação pelas diversas formas de artes visuais, através de uma abordagem inovadora que utiliza a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Antes da aula, os estudantes receberão vídeos e material de leitura sobre uma ampla gama de arte, desde as pinturas clássicas até as expressões artísticas contemporâneas, estimulando-os a se familiarizarem com o vasto mundo da arte fora da sala de aula. Durante a sessão presencial, será proporcionado um espaço para que os alunos compartilhem suas impressões e percepções sobre o material explorado pré-aula, fomentando assim um diálogo rico sobre as artes visuais. Posteriormente, eles trabalharão em equipe para criar um mural coletivo, empregando elementos inspirados nas obras de arte que mais lhes chamaram a atenção. Esta abordagem prática não apenas incentiva a apreciação artística e a expressão criativa, mas também promove habilidades importantes como o trabalho em equipe e a comunicação eficaz.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão ampliada das diversas formas de expressão em artes visuais, desenvolvendo sua capacidade de apreciação artística e promovendo o reconhecimento dos diversos elementos que compõem as obras de arte. Além disso, visa incentivar a expressão pessoal e a criatividade através da criação de um mural coletivo, bem como estimular a colaboração e o respeito mútuo durante o processo de criação compartilhado.
O conteúdo programático desta atividade abrange a exploração de diferentes formas de artes visuais, incluindo pintura, escultura, fotografia e expressões contemporâneas, com foco especial nos elementos que as compõem, como ponto, linha, forma, cor, espaço, entre outros. Será dada ênfase ao desenvolvimento do repertório imagético dos alunos e à sua capacidade de simbolizar e expressar ideias por meio da criação artística. O uso de recursos sustentáveis e a experimentação com uma variedade de técnicas e materiais também serão abordados.
Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos serão primeiramente incentivados a explorar, em casa, um conjunto de materiais didáticos que abrangem diversas formas de artes visuais. Esta preparação pré-aula permite que os alunos cheguem à sala de aula preparados para discutir suas impressões, facilitando um diálogo rico e participativo. A criação do mural coletivo, que seguirá a fase de discussão, será guiada mas oferecerá liberdade criativa, estimulando os estudantes a aplicarem os conceitos e técnicas explorados tanto nos materiais pré-aula quanto no diálogo em sala de aula.
A carga horária total desta atividade é de 2 horas, divididas em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, haverá a discussão e o planejamento coletivo do mural. A segunda aula será dedicada à execução e finalização do mural, seguida de uma breve reflexão sobre o processo criativo e a experiência de trabalho em equipe.
A avaliação será contínua e formativa, observando a participação ativa do aluno durante a discussão das impressões sobre os materiais e no planejamento e criação do mural. Será dada especial atenção à capacidade de trabalhar em equipe, à criatividade na aplicação dos conceitos artísticos explorados e à habilidade de refletir sobre o próprio processo de criação. Exemplos específicos de participação efetiva, contribuições originais para o mural e reflexões insight sobre a experiência serão valorizados.
Os recursos necessários incluem acesso aos materiais multimídia sobre artes visuais, fornecidos para estudo pré-aula, além de materiais diversos como tintas, pincéis, papéis, colas e tesouras para a execução do mural. O uso de materiais recicláveis será incentivado, promovendo a conscientização sobre a sustentabilidade.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula