Exploradores Urbanos: Uma Jornada Fotográfica por Joinville

Desenvolvida por: Mayara… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Arte e Arquitetura Urbanas

A atividade 'Exploradores Urbanos: Uma Jornada Fotográfica por Joinville' visa proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental uma experiência educativa enriquecedora, observando e registrando através de fotografias os diversos aspectos arquitetônicos e artísticos presentes na cidade de Joinville. Com o uso de câmeras ou smartphones, essa proposta pedagógica estimula a percepção visual e a apreciação estética dos estudantes da cidade em que vivem. Durante a saída de campo, os alunos terão a oportunidade de explorar marcos históricos, arquiteturas contemporâneas e murais artísticos da cidade, incentivando-os a verem o ambiente urbano sob uma nova perspectiva. Após a coleta de imagens, será organizada uma exposição coletiva na escola, onde os alunos selecionarão suas melhores fotos. Este momento será uma ocasião para discussões grupais sobre as influências culturais e estéticas identificadas, fomentando um ambiente de aprendizagem colaborativa e reflexiva sobre a importância da arte e arquitetura na formação da identidade local.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade busca desenvolver habilidades de observação, análise crítica e apreciação estética em alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, incentivando o contato direto com a cultura e a história local através da exploração de arquitetura e arte urbanas. Visa também estimular a criatividade e a expressão individual dos estudantes através da fotografia, além de promover o trabalho colaborativo e a discussão construtiva durante a seleção das fotos e a montagem da exposição coletiva.

  • Desenvolver habilidades de observação e análise crítica da arte e arquitetura urbanas.
  • Incentivar o reconhecimento e a apreciação das influências culturais e estéticas locais.
  • Estimular a expressão individual e criatividade através da fotografia.
  • Promover o trabalho colaborativo e a discussão construtiva em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR01: Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF15AR03: Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.
  • EF15AR05: Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a exploração da arte e arquitetura como expressões culturais e históricas na cidade de Joinville. Isso inclui a captação de imagens representativas de marcos históricos, arquitetura moderna e murais artísticos. A metodologia permitirá aos estudantes uma vivência direta com o objeto de estudo e a discussão em grupo para aprofundar o entendimento sobre as influências culturais e estéticas presentes nas expressões artísticas locais.

  • Introdução à arte e arquitetura como expressões culturais e históricas
  • Exploração e observação de marcos históricos em Joinville
  • Registro fotográfico de arquitetura contemporânea e murais artísticos
  • Organização e planejamento de uma exposição fotográfica coletiva

Metodologia

A metodologia adotada incorpora a saída de campo e a 'atividade mão-na-massa', permitindo que os alunos vivenciem e aprendam de forma ativa. Ao explorar Joinville, capturam imagens que acham representativas, aplicando nessa prática os conceitos observados em sala. O processo de seleção para a exposição coletiva promove discussões e análises críticas das obras, estimulando o pensamento reflexivo e a colaboração.

  • Preparação prévia para a saída de campo, com introdução ao tema e objetivos da atividade
  • Exploração de diferentes locais da cidade com foco em arte e arquitetura
  • Seleção colaborativa das fotografias para a exposição
  • Montagem e organização da exposição coletiva na escola

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade tem uma carga horária total de 4 horas, sendo dividida em 5 sessões de aproximadamente 50 minutos cada. Inicia-se com a preparação e introdução ao tema, seguida pela saída de campo para captura de imagens. As sessões subsequentes são dedicadas à seleção das fotos e preparação da exposição, culminando na realização da exposição coletiva.

  • Aula 1: Introdução ao tema e preparação para a saída de campo
  • Aula 2: Saída de campo para captura de imagens (parte 1)
  • Aula 3: Saída de campo para captura de imagens (parte 2)
  • Aula 4: Seleção das fotos e preparação da exposição
  • Aula 5: Montagem e abertura da exposição coletiva

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a saída de campo, sua colaboração nas discussões e análises das fotografias, e sua contribuição à organização da exposição coletiva. Cada etapa do projeto oferecerá oportunidades para avaliar a capacidade dos alunos de observar, interpretar e expressar artisticamente suas ideias. Além disso, a reflexão pessoal e a crítica construtiva das obras selecionadas para a exposição serão fundamentais para o processo avaliativo. Será valorizado o desenvolvimento de habilidades sociais, como trabalho em equipe e respeito pelas ideias dos outros.

Materiais e ferramentas:

Para a implementação desta atividade, serão necessários smartphones ou câmeras para o registro fotográfico, computadores ou tablets para a seleção e edição das imagens, e materiais para a montagem da exposição, como cartazes, painéis e fita adesiva. A saída de campo exigirá também a organização de transporte e a coordenação com os locais a serem visitados, garantindo um ambiente seguro e propício à aprendizagem.

  • Smartphones ou câmeras fotográficas
  • Computadores ou tablets para seleção e edição das fotos
  • Materiais para montagem da exposição (cartazes, painéis, fita adesiva)
  • Transporte para saída de campo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo