Máscaras e Emoções do Teatro Grego

Desenvolvida por: Andres… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Teatro na Grécia Antiga e confecção de máscaras

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de mergulhar no mundo do teatro grego, conhecendo sua origem, importância cultural e principalmente o papel das máscaras nesse contexto. Iniciaremos com uma breve explanação sobre como o teatro era uma peça central nas festividades em honra ao deus Dionísio na Grécia Antiga, seguido de uma discussão sobre o significado das máscaras e como elas eram utilizadas para expressar emoções e caracterizar diferentes personagens. Após essa introdução teórica, cada aluno terá a chance de criar sua própria máscara com materiais recicláveis, escolhendo representar uma emoção ou personagem típico do teatro grego, como a tragédia ou comédia. O ponto alto da nossa atividade será uma apresentação dramatizada, onde os alunos poderão colocar em prática as emoções ou personagens escolhidos, utilizando as máscaras criadas e gestos corporais, efetivando assim os conceitos aprendidos sobre as práticas cênicas da Grécia Antiga. É uma maneira instigante de trazer aspectos da história antiga para o cotidiano escolar, promovendo a criatividade, a expressão individual e o aprendizado sobre uma das formas mais antigas de arte performática.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é introduzir os alunos ao histórico e culturalmente rico mundo do teatro grego, enfatizando a relevância do teatro nas festividades antigas, bem como o uso das máscaras para representar emoções e personagens distintos. Almejamos promover a compreensão de como elementos artísticos são empregados para expressar complexidades humanas, além de estimular a criatividade ao confeccionar suas próprias máscaras com recursos sustentáveis. O exercício prático de atuação tem o intuito de encorajar a autoexpressão e a capacidade de trabalhar em equipe, ao mesmo tempo que os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos sobre teatro de uma maneira divertida e engajadora.

  • Compreender a origem e importância do teatro na Grécia Antiga
  • Aprender sobre o papel e significado das máscaras no teatro grego
  • Desenvolver habilidades manuais e criativas na confecção de máscaras
  • Praticar o uso de expressão corporal e facial para representar emoções e personagens
  • Fomentar a habilidade de trabalhar em equipe e apresentar-se diante de um grupo

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR18: Reconhecer e apreciar formas distintas de manifestações do teatro presentes em diferentes contextos, aprendendo a ver e a ouvir histórias dramatizadas e cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório ficcional.

Conteúdo Programático

Este plano de aula se concentra em explorar o teatro na Grécia Antiga, desde sua origem até sua prática, com um foco especial no uso de máscaras. Através do entendimento histórico-cultural e da confecção prática de máscaras, os alunos serão introduzidos às noções básicas do teatro grego, incluindo os conceitos de tragédia e comédia. Este conteúdo almeja expandir o repertório cultural e artístico dos alunos, além de desenvolver habilidades práticas e criativas, enquanto eles aprendem a expressar diferentes emoções e personagens por meio das máscaras que eles mesmos confeccionaram.

  • Origem e importância do teatro na Grécia Antiga
  • Significado e uso das máscaras no teatro grego
  • Diferenciação entre tragédia e comédia
  • Construção de máscaras com materiais recicláveis
  • Técnicas básicas de atuação e expressão corporal

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' será implementada para imergir os alunos no processo criativo, cultivando um ambiente de aprendizagem ativa e participativa. Inicialmente, será realizada uma apresentação dinâmica sobre a história do teatro grego e a importância das máscaras, utilizando recursos visuais e narrativos. Após essa base teórica, os alunos serão orientados na confecção de suas máscaras, promovendo um espaço para experimentação artística e expressão individual. Finalmente, a atividade culminará em uma apresentação teatral, onde os alunos poderão vivenciar a prática de atuação, aplicando os conceitos aprendidos de maneira lúdica e interativa.

  • Apresentação interativa sobre o teatro grego
  • Oficina de confecção de máscaras utilizando materiais recicláveis
  • Ensaios de expressão corporal e facial
  • Apresentações dramatizadas pelos alunos utilizando as máscaras

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 50 minutos cada. Na primeira sessão, concentraremos na introdução teórica sobre o teatro grego e o início da confecção das máscaras. Na segunda sessão, os alunos finalizarão suas máscaras e realizarão as apresentações dramatizadas, demonstrando a emoção ou personagem escolhido.

  • Sessão 1: Introdução ao teatro grego e início da confecção das máscaras
  • Sessão 2: Finalização das máscaras e apresentações dramatizadas

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios como participação, criatividade, e expressividade durante a atividade. A construção das máscaras será avaliada considerando originalidade e uso eficaz de materiais recicláveis. Durante as apresentações, avaliaremos a capacidade de expressar a emoção ou personagem escolhido, além de observar a colaboração e o suporte entre os colegas. Será dada ênfase à progressão e ao empenho dos alunos em explorar novas formas de expressão artística e teatral, mais do que uma avaliação rigorosa de performance individual.

Materiais e ferramentas:

Para a consecução desta atividade, faremos uso de materiais recicláveis (como papelão, plástico, e tecidos), tintas, colas não tóxicas, e materiais de decoração diversos. Será necessária a utilização de uma sala adequada para as apresentações, preferencialmente com espaço para movimentação. Recursos visuais e digitais serão empregados para auxiliar a introdução teórica do teatro grego, incluindo imagens de máscaras antigas e trechos de peças teatrais clássicas.

  • Materiais recicláveis para confecção das máscaras
  • Tintas, colas não tóxicas e materiais de decoração
  • Recursos visuais para a apresentação sobre o teatro grego
  • Sala adequada para as apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo