Meu Pequeno Museu de Barro

Desenvolvida por: Júlio … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Expressão Plástica e Apreciação Artística

A atividade 'Meu Pequeno Museu de Barro' destina-se a proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental uma experiência prática rica em artes visuais. Após visitarem um museu e observarem figuras de barro, os estudantes são incentivados a criar suas próprias peças, utilizando técnicas de modelagem em barro. Cada aluno é instigado a criar narrativas que acompanhem suas obras, integrando-as em uma mini exposição na sala de aula. Este processo busca não apenas estimular a expressão artística, mas também promover a apreciação das artes de forma crítica e significativa.

Além de desenvolver as habilidades manuais e criativas dos estudantes, esta atividade tem como objetivo fomentar o trabalho colaborativo e a capacidade de contar histórias. Ao longo da atividade, os alunos são incentivados a conectar a prática artística à leitura crítica de obras visuais, resultando em um aprendizado integrado. Espera-se que ao final, os alunos não apenas tenham aprimorado suas técnicas de modelagem em barro, mas também desenvolvido um maior apreço pela arte como meio de expressão pessoal e cultural.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados no desenvolvimento das capacidades artísticas e sociais dos estudantes do 3º ano. Em particular, busca-se fomentar a criatividade e a expressão individual, ao mesmo tempo que se explora o trabalho coletivo na organização de uma exposição. A atividade incentiva a exploração artística por meio da manipulação do barro e a comunicação de histórias únicas que sejam significativas para cada aluno. Através do relato das histórias que inspiram suas obras, os alunos desenvolvem habilidades narrativas, enriquecendo suas capacidades de comunicação. Adicionalmente, ao montarem uma exposição conjunta, os estudantes aprendem a valorizar e respeitar as produções artísticas dos colegas, reforçando o espírito de colaboração e apreciação da diversidade cultural expressa nas obras.

  • Desenvolver habilidades de modelagem e expressão artística.
  • Estimular a criatividade e a narrativa pessoal.
  • Fomentar o trabalho colaborativo na organização de uma exposição de arte.
  • Promover a apreciação das diversas expressões artísticas e culturais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR08: Explorar diferentes técnicas e materiais em expressão artística.
  • EF05AR04: Criar produções artísticas a partir da observação e experimentação de materiais.
  • EF35EF02: Interagir com o grupo, respeitando diferentes opiniões e expressões.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade ‘Meu Pequeno Museu de Barro’ abrange a aplicação de técnicas de modelagem e a expressão artística no contexto da educação básica. A atividade se inicia com uma imersão teórica no ambiente do museu, seguido pelo aprendizado prático de manuseio do barro para a criação de figuras artísticas. Ao longo deste processo, os alunos irão explorar a narração de histórias e a organização de uma exposição coletiva. A proposta pedagógica se apoia na interdisciplinaridade, conectando artes visuais com aspectos da linguagem, ao desenvolver a habilidade de contar histórias mediante suas criações. Esta abordagem pedagógica assegura que o conteúdo das aulas seja significativo e ancorado na experiência do aluno, favorecendo a aprendizagem através do fazer artístico e da reflexão sobre o próprio processo de criação. Ao final, os estudantes terão explorado não apenas a técnica, mas também a capacidade de comunicar ideias e sentimentos por meio da arte.

  • Exploração e utilização de técnicas de modelagem em barro.
  • Criação e narração de histórias relacionadas às obras de arte.
  • Organização de uma mini exposição de arte na sala de aula.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade enfatiza o aprendizado mão-na-massa e a aula expositiva, proporcionando um equilíbrio entre a teoria e a prática. O aprendizado mão-na-massa é uma abordagem prática e ativa que incentiva os alunos a aprenderem fazendo, manipulando materiais e explorando suas criatividades sem medo de errar. Esta abordagem é essencial para o desenvolvimento das habilidades motoras finas e a expressão pessoal. A aula expositiva complementa esta metodologia ao oferecer uma introdução e uma contextualização sobre a história da arte e a importância dos materiais e das técnicas utilizadas. A integração dessas metodologias assegura que os alunos tenham uma compreensão sólida do contexto artístico, ao mesmo tempo em que desenvolvem suas habilidades práticas de modelagem. Este equilíbrio entre teoria e prática é fundamental para alcançar uma aprendizagem profunda e significativa.

  • Aprendizado mão-na-massa em modelagem de barro.
  • Aula expositiva sobre história e técnicas da arte.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está estruturado de forma a proporcionar uma experiência completa e enriquecedora em uma única aula de 120 minutos. Esse tempo é dividido entre a introdução teórica, a prática de modelagem e a organização da exposição coletiva na sala de aula. O início da aula é dedicado à contextualização, onde os alunos serão inspirados pelas obras observadas no museu. A parte prática, que constitui a maior parte do tempo, focará na modelagem do barro, onde os estudantes terão liberdade para criar suas próprias figuras. A aula termina com a montagem da exposição, onde os alunos trabalham juntos para decidir como apresentar suas obras, fomentando a cooperação e a apreciação mútua. Este cronograma foi projetado para garantir que cada etapa tenha tempo suficiente para ser desenvolvida de forma eficaz, enquanto mantém os alunos engajados do início ao fim.

  • Aula 1: Introdução, prática de modelagem em barro e organização da exposição na sala de aula.

Avaliação

A avaliação dessa atividade será diversificada para abarcar o desenvolvimento das competências práticas e sociais dos alunos. Uma das metodologias de avaliação será a observação contínua durante o processo, permitindo feedback imediato e ajustes conforme necessário. Os alunos serão incentivados a refletir sobre seu próprio trabalho através de autoavaliações, promovendo autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Uma avaliação coletiva também será conduzida, observando a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe e contribuir para a montagem da exposição. Além disso, a apresentação das figuras e suas histórias permitirá avaliar a capacidade de comunicação dos alunos. Para assegurar a inclusão de todos os alunos, serão consideradas adaptações dos critérios quando necessário, como no caso de dificuldades específicas. O feedback será formativo, oferecendo orientações claras para auxiliar no progresso dos estudantes, garantindo que cada aluno atinja os objetivos de aprendizagem previstos.

  • Observação contínua e feedback imediato.
  • Autoavaliação para promover reflexão e autoconhecimento.
  • Avaliação coletiva da contribuição para a exposição e trabalho em equipe.
  • Avaliação da apresentação das figuras e narração das histórias.

Materiais e ferramentas:

Para a atividade, serão utilizados recursos simples e acessíveis que permitam aos alunos explorar e expressar sua criatividade de maneira significativa e prática. Os materiais principais são o barro e instrumentos simples de modelagem, que serão distribuídos igualmente entre os alunos. Um ambiente seguro e organizado será preparado, de forma a garantir que todos possam trabalhar com conforto e sem distrações. Além disso, serão utilizadas imagens e exemplos de figuras de barro para inspirar os alunos e ajudá-los a visualizar possíveis criações. A prática destas atividades sem meios digitais promove uma experiência tacitamente rica, centralizando o aprendizado no sentido e na habilidade dos alunos de forma autonômica e independente de tecnologia.

  • Barro para modelagem.
  • Instrumentos de modelagem como espátulas e palitos.
  • Mesa de trabalho organizada e adequada para a atividade.
  • Imagens e exemplos de figuras de barro para inspiração.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o professor enfrenta uma série de desafios diários, incluindo as dificuldades de tempo e recurso. No entanto, para garantir a inclusão e a acessibilidade de todos os alunos, oferecemos algumas estratégias que são práticas e econômicas. Um aspecto importante será a criação de uma gama diversificada de exemplos de técnicas de modelagem, para que alunos de diferentes habilidades possam escolher o nível que melhor se adapte ao seu estilo e ritmo de aprendizagem. Motivar os alunos a compartilhar suas ideias em pequenos grupos antes de apresentar para todos ajudará os alunos mais tímidos ou com dificuldades em se expressar na frente da turma. A disposição das mesas deverá ser organizada de forma a facilitar o acesso para todos os alunos, garantindo que cada um tenha um espaço claro para trabalhar e se movimentar. A personalização das atividades também será incentivada, permitindo liberdade criativa que leva em conta as habilidades e interesses individuais de cada estudante.

  • Disponibilização de diferentes níveis de exemplos e desafios de modelagem.
  • Organização das mesas para facilitar o acesso e o movimento.
  • Atividades de discussão em pequenos grupos para encorajar a comunicação.
  • Liberdade criativa para adaptar as atividades às capacidades e interesses dos alunos.

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