Museu na Sala

Desenvolvida por: Histor… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Esculturas e Diversidade Artística

Nesta atividade chamada 'Museu na Sala', os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental colocarão a mão na massa para criar suas próprias esculturas usando argila ou massinha de modelar. O objetivo é inspirá-los a explorarem sua criatividade, baseando-se em obras de diferentes períodos e estilos artísticos. O ambiente da sala de aula será transformado em um 'mini museu', onde cada criança terá a oportunidade de expor suas criações e compartilhar o que as inspirou. Esse exercício prático visa estimular a capacidade de simbolização dos alunos, bem como ampliar seu repertório imagético. Além disso, busca-se incentivar o respeito e a apreciação da diversidade presente nas artes visuais, sejam elas antigas ou contemporâneas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são projetados para estimular a criatividade e o expressar dos alunos por meio do uso de materiais artísticos. Ao se engajarem no processo de criação, os alunos desenvolvem sua capacidade de simbolização e aumentam seu repertório imagético, reconhecendo e apreciando formas distintas de arte. Esse envolvimento prático ajuda as crianças a internalizarem o valor da diversidade cultural e estética, além de lhes proporcionar um entendimento mais profundo sobre as variações artísticas ao longo do tempo.

  • Estimular a criatividade individual e coletiva.
  • Fomentar o respeito pela diversidade artística.
  • Desenvolver a capacidade de simbolização dos alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR01: Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF15AR03: Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.
  • EF15AR04: Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange uma introdução à escultura como forma de expressão plástica e à diversidade de estilos artísticos. Ao explorar essas temáticas, os alunos terão a oportunidade de vivenciar, na prática, o processo criativo em escultura, estimulando a percepção visual e estética. Dessa forma, o conteúdo programático está alinhado ao objetivo de ampliar o repertório imagético e a apreciação artística das crianças, levando em conta também a importância do uso sustentável de materiais artísticos.

  • Introdução à escultura e história da arte.
  • Diversidade de estilos artísticos.
  • Exploração prática do processo criativo em escultura.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade prioriza o aprendizado prático e colaborativo, em que os alunos têm a liberdade de explorar e expressar suas ideias artísticas por meio da modelagem. A abordagem é centrada no aluno, facilitando um ambiente de aprendizagem ativa e reflexiva. A cada etapa do processo, os alunos são encorajados a observar, experimentar e compartilhar suas experiências, desenvolvendo suas habilidades artísticas enquanto se apoiam mutuamente em um ambiente inclusivo e respeitoso.

  • Aprendizado prático por meio de modelagem com argila ou massinha.
  • Discussões em grupo sobre estilos e obras artísticas.
  • Exposição das obras e reflexão sobre o processo criativo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi estruturado em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos têm um momento de introdução e pesquisa sobre esculturas, além do início do processo criativo. A segunda aula é destinada à finalização das esculturas e à organização do 'mini museu', culminando na exposição das obras e troca de experiências entre os colegas.

  • Aula 1: Introdução à escultura, pesquisa e início da criação das esculturas.
  • Aula 2: Finalização das esculturas, organização do espaço expositivo e apresentação das obras.

Avaliação

A avaliação dos alunos ocorrerá de forma contínua e integral durante toda a atividade. Serão observados aspectos como o envolvimento, a participação, a criatividade e a capacidade de reflexão crítica sobre o próprio trabalho e o dos colegas. Exemplos de critérios incluem a originalidade das ideias, o uso eficaz dos materiais e a habilidade de verbalizar o processo criativo durante a apresentação. O professor deverá anotar as observações ao longo do processo e fornecer feedback construtivo individualizado, destacando os pontos fortes e as áreas que podem ser aprimoradas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização eficiente da atividade, será necessário um conjunto bem selecionado de materiais e ferramentas que facilitem o processo criativo dos alunos. A escolha dos recursos visa oferecer uma experiência prática ricamente diversificada, contemplando desde os materiais básicos de escultura até elementos expositivos, garantindo que os alunos possam vivenciar um processo completo de produção e apreciação artística.

  • Argila ou massinha de modelar.
  • Imagens de obras de arte para inspiração.
  • Materiais para exposição (mesas, suportes).
  • Cartazes e etiquetas para identificação das obras.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo