Orquestra Corporal: Ritmo e Movimento

Desenvolvida por: Emanue… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Exploração de Ritmos e Movimentos Corporais

A atividade 'Orquestra Corporal' busca desenvolver a percepção musical e a expressão corporal dos alunos do Básico 2 B Violino, através da exploração de sons produzidos pelo próprio corpo. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e incentivados a criar ritmos utilizando palmas, passos e outros sons corporais. Cada grupo será responsável por improvisar sua própria 'música corporal'. Na conclusão, todas as criações serão apresentadas em conjunto, formando uma grande orquestra corporal. Esta atividade é projetada para incentivar a criatividade, cooperação e apreciação dos elementos musicais de uma forma lúdica e interativa. É uma excelente oportunidade para os alunos se conectarem com a música de uma forma acessível e envolvente.

Objetivos de Aprendizagem

A 'Orquestra Corporal' visa proporcionar uma experiência prática e interativa que permite o desenvolvimento de habilidades musicais básicas e a valorização da expressão corporal. Através desta atividade, os alunos poderão assimilar importantes elementos musicais como ritmo, melodia e timbre, através de uma abordagem exploratória e colaborativa. Eles são estimulados a trabalhar em equipe para criar e apresentar composições musicais, fortalecendo o senso de colaboração e comunicação, enquanto desenvolvem autoconfiança em suas próprias habilidades criativas.

  • Desenvolver a percepção dos elementos constitutivos da música.
  • Incentivar a criatividade e expressão pessoal por meio da improvisação musical.
  • Promover habilidades de cooperação e comunicação em trabalhos em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR14: Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.
  • EF15AR15: Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados.
  • EF15AR17: Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade foca na exploração dos componentes básicos da música como ritmo e melodia, através de uma abordagem prática e interativa. Ao longo da atividade, os alunos terão a oportunidade de experimentar e reconhecer diferentes sons e suas características, enquanto compõem suas próprias sequências sonoras. Esta prática possibilita um entendimento mais profundo da música de uma maneira prática e integrada com o movimento corporal.

  • Reconhecimento dos elementos musicais: ritmo e melodia.
  • Criação e execução de composições musicais corporais.
  • Exploração sonora através de percussão corporal.

Metodologia

A metodologia adotada prioriza a interação e cooperação por meio de uma abordagem ativa e prática. Os alunos serão divididos em grupos para promover a colaboração e partilha de ideias, incentivando a criação conjunta de sons e ritmos. A atividade será desenvolvida com base em jogos e improvisações envolvendo a música e corpo, estruturando-se como uma oportunidade para que cada aluno participe ativamente e contribua criativamente no processo de composição.

  • Trabalhos em grupo para criar ritmos corporais.
  • Exercícios práticos e improvisação musical.
  • Apresentações coletivas dos resultados produzidos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma compreende duas aulas divididas em um total de 1 hora e 20 minutos. Na primeira aula, que durará 50 minutos, os alunos aprenderão sobre diferentes sons que o corpo pode produzir e formarão grupos para iniciar a criação de suas composições. Na segunda aula, com duração de 30 minutos, cada grupo apresentará sua música corporal e a turma finalizará a atividade com uma apresentação coletiva.

  • Aula 1: Introdução à percussão corporal e formação dos grupos para criação (50 minutos).
  • Aula 2: Apresentação dos grupos e conclusão com a orquestra coletiva (30 minutos).

Avaliação

A avaliação será contínua ao longo das aulas, levando em consideração a participação, envolvimento e progresso de cada aluno. A capacidade de colaborar e inovar dentro dos grupos será observada por meio de critérios como: habilidade de comunicação, criatividade nas composições e capacidade de engajamento colaborativo. Exemplos de critérios incluem avaliar a habilidade de cada aluno em propor e explicar ideias para o grupo ou a disposição em adaptar suas contribuições dentro da proposta coletiva do grupo. Ao final da atividade, o professor poderá elaborar uma autoavaliação em que os alunos reflexionem sobre suas experiências, destacando desafios encontrados e como foram superados.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a realização da atividade são simples e acessíveis, focando principalmente na utilização do corpo como instrumento musical. No entanto, é essencial proporcionar um ambiente seguro e com espaço adequado para que os alunos possam se movimentar livremente e expressar suas ideias criativas sem restrições.

  • Espaço amplo para movimentação.
  • Recursos audiovisuais para apresentação inicial de estímulos sonoros.
  • Material de registro para anotações e reflexões dos alunos sobre a atividade.

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