Pintores Mirins: A Arte no Papel

Desenvolvida por: Simone… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Expressão emocional através da arte

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao maravilhoso mundo das artes visuais, com foco na pintura para expressar ideias e emoções. Através do uso de tintas, pincéis e papel, cada estudante terá a oportunidade de criar uma obra de arte única, refletindo sua visão de mundo e sentimentos internos. A classe então se reunirá em uma roda de debate onde os jovens artistas apresentarão suas criações, discutindo as inspirações e emoções que nortearam seu processo criativo. Esta atividade não apenas incentiva a expressão individual e a criatividade, mas também promove o respeito pelas diferentes perspectivas e a importância da comunicação não verbal.

Objetivos de Aprendizagem

Nosso objetivo com 'Pintores Mirins: A Arte no Papel' é proporcionar aos alunos um espaço seguro para a exploração e expressão de seus sentimentos e ideias através da arte. Além de introduzir técnicas básicas de pintura, esta atividade visa desenvolver habilidades críticas de observação, interpretação e comunicação. Encorajamos os estudantes a refletir sobre suas emoções e como elas podem ser traduzidas em cores, formas e texturas. Ao compartilhar suas obras e histórias, os alunos aprenderão a apreciar as diversas formas de expressão e a importância da empatia e do respeito mútuo.

  • Explorar e expressar ideias e emoções através da pintura.
  • Desenvolver habilidades básicas de técnicas de pintura.
  • Estimular a criatividade e a expressão individual.
  • Promover a apreciação pela diversidade de perspectivas e expressões artísticas.
  • Fomentar habilidades de observação, interpretação e comunicação.

Habilidades Específicas BNCC

  • ET03AR09 - Explorar e identificar elementos da visualidade (ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, luz, movimento, etc.) em artefatos culturais de diferentes grupos sociais e étnico-culturais, nos contextos históricos, geográficos e sociais.
  • ET03AR15 - Utilizar elementos da linguagem visual (plano, ponto, linha, forma, cor, textura, volume, profundidade, luz, sombra, textura, etc.) nas práticas artísticas.

Conteúdo Programático

A atividade 'Pintores Mirins: A Arte no Papel' pretende oferecer aos estudantes uma introdução prática à arte da pintura, permitindo-lhes expressar suas emoções e ideias criativamente. Serão explorados elementos da linguagem visual como cor, forma e textura, bem como a importância da observação na criação artística. Queremos também incentivar o diálogo e a reflexão sobre as próprias obras e as dos colegas, ressaltando o valor da diversidade de pensamento e expressão.

  • Técnicas básicas de pintura
  • Elementos da linguagem visual: cor, forma, textura
  • Expressão emocional através da arte
  • Debate em grupo e apresentação de obras

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', onde os alunos terão a oportunidade de criar suas próprias obras de arte com o material fornecido. Esta abordagem prática é complementada pela 'Roda de Debate', incentivando os alunos a apresentarem suas obras, explorando a inspiração e os sentimentos envolvidos na criação. Além disso, técnicas de 'Aprendizagem Baseada em Jogos' serão utilizadas para tornar o aprendizado mais engajante e divertido, promovendo interações positivas entre os estudantes enquanto exploram os fundamentos da pintura.

  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de 8 horas, divididas em 9.6 aulas de 50 minutos. Inicialmente, será feita uma introdução às técnicas de pintura e discussão dos objetivos. As próximas sessões serão dedicadas à criação das obras, seguidas de demonstrações individuais e debates em grupo. A última parte será de fechamento, com reflexões coletivas sobre o aprendizado e as experiências vividas.

  • Aula 1: Introdução à atividade e materiais
  • Aulas 2-7: Criação das obras de arte
  • Aula 8: Apresentação e debate das obras
  • Aula 9: Reflexão coletiva e fechamento

Avaliação

Os alunos serão avaliados considerando a participação no debate, a capacidade de expressar suas ideias e sentimentos por meio da pintura, além do desenvolvimento das habilidades técnicas introduzidas durante as aulas. Aspectos como criatividade, esforço pessoal e respeito durante as apresentações e debates dos colegas também serão levados em conta. A avaliação será formativa, focando mais no processo de aprendizagem e no desenvolvimento individual do que em critérios quantitativos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos de pintura, incluindo papéis de tamanho A3, tintas guache de diversas cores, pincéis de diferentes espessuras, paletas para mistura de cores, água e panos para limpeza. Além destes, usaremos também recursos audiovisuais para exibir exemplos de obras de arte que possam inspirar e iluminar as discussões em sala de aula.

  • Papéis A3
  • Tintas guache
  • Pincéis de diferentes espessuras
  • Paletas para mistura de cores
  • Recursos audiovisuais

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo