Projeto: Construindo Personagens Fantásticos

Desenvolvida por: Aline … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem e Artes
Temática: Criação e Expressão de Personagens

Nesta atividade do 3º ano do Ensino Fundamental, os alunos serão desafiados a criar personagens inspirados em histórias conhecidas ou de sua própria imaginação. A aula visa fomentar a criatividade e a habilidade de expressão artística dos estudantes por meio de atividades práticas baseadas em projetos. Os alunos passarão por uma jornada em três etapas: pesquisa e planejamento, confecção de trajes e adereços, e apresentação à turma. Cada estudante terá a oportunidade de apresentar seu personagem, destacando suas características singulares e o papel na história criada. Esta dinâmica promove o aprendizado colaborativo, onde os colegas fazem perguntas e compartilham suas impressões, encorajando a troca de ideias e a construção de um ambiente de respeito e cooperação.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é estimular a criatividade e a capacidade de expressão artística dos alunos. Através da construção de personagens, os estudantes desenvolverão habilidades de planejamento, pesquisa e execução de um projeto, além de aperfeiçoarem sua oralidade ao apresentar as suas criações. É essencial propiciar um ambiente no qual os alunos se sintam confortáveis para explorar sua imaginação e articular suas ideias de forma clara e confiante. A atividade também busca fortalecer habilidades sociais, promovendo a colaboração e o respeito às ideias dos colegas durante as discussões em grupo.

  • Estimular a criatividade e a expressão artística.
  • Desenvolver habilidades de planejamento e execução de projetos.
  • Promover a competência oral e a autoconfiança nas apresentações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LP22: Planejar e produzir textos orais e escritos considerando a adequação à situação comunicativa, ao gênero textual e à interlocução com o leitor/ouvinte.
  • EF03AR06: Experimentar diferentes elementos formais e materiais das artes visuais (por exemplo, linhas, cores, texturas, formas), de maneira expressiva.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático inclui diferentes aspectos da produção artística e da expressão oral. A atividade incentivará os alunos a explorar elementos como narrativa, criação de personagens e a função estética dos trajes e acessórios. Além disso, os estudantes aprenderão a estruturar apresentações orais, considerando a clareza e o conteúdo das falas. Essas práticas são fundamentais para que desenvolvam uma compreensão mais profunda das artes visuais e da linguagem, estimulando o interesse contínuo por essas áreas.

  • Criação de personagens baseados em histórias.
  • Confecção de trajes e adereços.
  • Estrutura e apresentação de narrativas orais.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade é baseada na aprendizagem ativa, com foco em projetos. Os alunos serão facilitados a trabalhar em suas próprias criações, desde o planejamento à execução e à apresentação. Estímulos visuais e auditivos serão utilizados nas fases iniciais para inspirar as ideias dos alunos. Assessoramento contínuo será oferecido pelo professor para auxiliar no desenvolvimento dos trajes e adereços. Durante as apresentações, um ambiente positivo e encorajador será mantido para garantir que todos os estudantes sintam-se seguros e valorizados ao mostrar seu trabalho.

  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Estímulo visual e auditivo inicial.
  • Assessoramento contínuo do professor.
  • Ambiente encorajador para apresentações.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está cuidadosamente estruturado para otimizar o tempo disponível em três aulas de 40 minutos. A primeira aula é dedicada à pesquisa e planejamento, onde os alunos escolherão seus personagens e iniciarão o esboço dos trajes. A segunda aula foca na confecção dos trajes e adereços, momento em que os alunos trabalharão ativamente na materialização de suas ideias. A última aula é reservada para as apresentações, permitindo que os estudantes compartilhem suas criações e recebam feedback dos colegas.

  • Aula 1: Pesquisa e planejamento dos personagens.
  • Aula 2: Confecção de trajes e adereços.
  • Aula 3: Apresentação dos personagens e perguntas dos colegas.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e contínua, focando no processo de desenvolvimento dos estudantes. Durante o projeto, o professor observará a participação, o engajamento e a evolução individual de cada aluno. Critérios como criatividade na concepção do personagem, clareza e expressividade na apresentação oral, e habilidade para confeccionar trajes serão levados em consideração. Exemplos de avaliação incluem o reconhecimento de um aluno que, apesar de desafios iniciais, consegue concluir brilhantemente o seu projeto ou aquele que apresenta um personagem único e bem fundamentado. Feedback individual será fornecido para encorajar melhorias e reconhecer o esforço e progresso de cada aluno.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, uma variedade de recursos será necessária para atender às diversas etapas do projeto. Materiais de artesanato, como papel, tesoura, cola, tintas, tecidos e outros utensílios de costura serão essenciais para a confecção dos personagens. Além disso, recursos tecnológicos, como um computador ou tablet com acesso à internet, podem ser utilizados para pesquisa e desenvolvimento de ideias. O ambiente da sala de aula será adaptado para promover um espaço seguro e colaborativo onde os alunos possam trabalhar confortavelmente.

  • Materiais de artesanato: papel, tesoura, cola, tintas.
  • Tecidos e utensílios de costura.
  • Computador ou tablet com acesso à internet.

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