Ritmo dos Animais

Desenvolvida por: Camila… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Expressão Corporal e Movimentos Animais

A atividade 'Ritmo dos Animais' visa integrar a compreensão dos alunos sobre a diversidade do reino animal com a prática de movimentos corporais criativos. Os estudantes serão incentivados a observar e discutir os movimentos característicos de diferentes animais, como saltos, corridas e espreguiçamentos. Através de um processo colaborativo, divididos em grupos, eles escolherão um animal para criar uma coreografia que reflita seus movimentos e características. Este projeto tem como objetivo não somente familiarizar as crianças com características dos animais, mas também desenvolver a criatividade, autoexpressão e a coordenação motora. Durante a atividade, os alunos explorarão aspectos como ritmo e coordenação, trabalhando a expressividade e a cooperação grupal.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam promover a conscientização acerca das características dos animais associadas ao desenvolvimento motor das crianças. Através da criação de coreografias, os estudantes não apenas observam os movimentos dos animais, mas também experimentam a criatividade e a expressão corporal. Esta abordagem valoriza o movimento como forma de conhecimento, incentivando a compreensão e respeito pelo mundo natural. Além disso, há um foco no desenvolvimento de competências sociais, à medida que trabalham em equipe para criar coreografias coerentes e representativas.

  • Estimular a criatividade e a expressão corporal.
  • Promover o entendimento sobre os movimentos de diferentes animais.
  • Desenvolver habilidades de cooperação e trabalho em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03EF03: Participar de práticas corporais interagindo com pares e grupos e respeitando as características e os limites individuais.
  • EF03EF06: Experimentar e fruir as manifestações dos ritmos e das danças de diferentes culturas e comunidades.
  • EF03EF07: Compreender a relação entre o corpo humano e a natureza, respeitando a diversidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a observação, análise e prática de movimentos inspirados na fauna mundial. Os alunos irão inicialmente discutir e categorizar movimentos típicos de animais, como o salto do coelho ou a marcha do elefante. Este conhecimento será aplicado na elaboração de uma coreografia que visa imitar determinados comportamentos animais. A ênfase está na prática reflexiva que combina conhecimento teórico de zoologia simplificada com expressão artística corporal.

  • Discussão sobre movimentos animais: saltos, corridas e alongamentos.
  • Criação de coreografias inspiradas em animais.
  • Expressão corporal e criatividade.

Metodologia

A metodologia empregada na atividade 'Ritmo dos Animais' se baseia em ensino ativo e colaborativo. Inicialmente, o professor facilita uma discussão guiada sobre as características dos movimentos animais e suas funções adaptativas. Os alunos, em grupos, são encorajados a pesquisar e escolher um animal para inspirar suas danças. Nesse modelo participativo, o aprendizado é reforçado através da prática, reflexões coletivas e compartilhamento de ideias. A instrução é prática e lúdica, visando engajar os alunos cognitivamente e fisicamente.

  • Discussão em sala sobre movimentos de animais.
  • Atividade prática de criação de coreografias.
  • Trabalho em grupo e apresentação das coreografias.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma para a atividade está dividido em três aulas de 40 minutos, totalizando 2 horas. Cada sessão é cuidadosamente planejada para introduzir, desenvolver e consolidar as experiências educacionais. A primeira aula aborda introdução e exploração inicial dos movimentos animais, a segunda foca na criação das coreografias, e a terceira culmina nas apresentações e feedback coletivo.

  • Aula 1: Introdução e discussão sobre movimentos animais (40 minutos).
  • Aula 2: Criação das coreografias em grupos (40 minutos).
  • Aula 3: Apresentação e feedback das coreografias (40 minutos).

Avaliação

A avaliação dos alunos nesta atividade será qualitativa, focando no processo criativo e na participação ativa. Serão observados critérios como o envolvimento no trabalho em grupo, a criatividade nas expressões corporais e a capacidade de incorporar características animais nos movimentos. O professor deverá registrar notas descritivas sobre a evolução dos alunos ao longo das apresentações, incentivando o feedback positivo e a auto-reflexão. Exemplos práticos incluem a diversidade de movimentos utilizados nas coreografias e a colaboração eficaz entre os membros do grupo para superar desafios na concepção da dança.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários recursos que favoreçam o ambiente de aprendizagem criativo e lúdico. Além do espaço físico adequado, materiais áudio e visuais podem ser utilizados para inspirar e guiar os alunos durante a criação das coreografias. A disponibilidade de um arsenal de músicas variadas pode impulsionar a inovação e a diversão na execução dos movimentos.

  • Espaço amplo para movimentação.
  • Dispositivo de reprodução de música.
  • Áudios de sons da natureza e músicas diversas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo