A Dança dos Animais

Desenvolvida por: Regina… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Arte
Temática: Movimento e Expressão Corporal

A atividade proposta, intitulada 'A Dança dos Animais', destina-se aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental e tem como objetivo central explorar a criatividade e a expressão corporal através da dança. Cada grupo de alunos escolherá um animal e, com base nas suas características e comportamentos, criará uma sequência de movimentos incorporando aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos. Os estudantes serão incentivados a trabalhar em conjunto para improvisar movimentos dançados, promovendo a colaboração e o respeito pela estrutura do movimento. Essa abordagem permite que os alunos desenvolvam habilidades de improvisação, atenção ao ritmo, coordenação motora, e aprimore a capacidade de comunicação e expressão de ideias através do corpo. Ao final da atividade, espera-se que os alunos tenham uma compreensão mais clara de como diferentes elementos da natureza podem inspirar a expressão artística e de como a dança pode ser uma ferramenta poderosa de comunicação e criatividade pessoal.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é fomentar a capacidade dos alunos de improvisar e criar movimentos dançados com base na observação das características de diferentes animais. Espera-se que os alunos desenvolvam um entendimento apurado sobre a importância dos aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos no campo da dança ao colaborarem em um ambiente coletivo e criativo.

  • Estimular a criatividade e expressão pessoal por meio da dança.
  • Desenvolver habilidades de improvisação e colaboração em grupo.
  • Compreender aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos do movimento.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR11: Criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo e colaborativo, considerando os aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos dos elementos constitutivos do movimento, com base nos códigos de dança.

Conteúdo Programático

No conteúdo programático dessa atividade, os alunos serão expostos a uma variedade de exercícios que exploram a transformação de ideias sobre o comportamento animal em expressões artísticas corporais. Este módulo se concentra em práticas que exploram a conexão entre a observação da natureza e a interpretação pessoal, proporcionando uma rica experiência de aprendizagem interdisciplinar.

  • Observação e análise de características de animais.
  • Transformação de comportamentos animais em movimentos.
  • Aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos da dança.
  • Trabalho colaborativo na criação de sequências de movimento.

Metodologia

A metodologia desta atividade unir-se-á a práticas pedagógicas dinâmicas, centradas na interação e participação ativa dos alunos. Promoveremos uma atmosfera de aprendizagem aberta, onde os alunos participarão ativamente dos processos de observação de animais, criação e improvisação de movimentos, e reflexão sobre seus trabalhos. Esta abordagem metodológica não apenas incentiva a experimentação, mas também favorece a coesão e autogestão dentro dos grupos.

  • Formação de pequenos grupos heterogêneos.
  • Sessões de brainstorming sobre características de animais.
  • Atividades práticas de improvisação e criação de movimentos.
  • Reflexão em grupo sobre os processos criativos e resultados.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi organizado para permitir que os alunos explorem de maneira abrangente e gradual o conceito de movimento relacionado aos animais em sessões de 60 minutos. Cada etapa é cuidadosamente planejada para um aprendizado sequencial e significativo, desde a observação até a apresentação final.

  • Aula 1: Introdução ao tema e formação de grupos.
  • Aula 2: Escolha dos animais e primeira análise das características.
  • Aula 3: Sessão inicial de brainstorm e esboço de ideias.
  • Aula 4: Início da improvisação de movimentos básicos.
  • Aula 5: Desenvolvimento de sequências de movimentos.
  • Aula 6: Exploração de aspectos dinâmicos do movimento.
  • Aula 7: Foco em expressividade e comunicação corporal.
  • Aula 8: Revisão e ajustes das sequências criadas.
  • Aula 9: Sessões de prática em grupo.
  • Aula 10: Avaliação e feedback sobre a prática.
  • Aula 11: Desenvolvimento da apresentação final.
  • Aula 12: Ensaios com apoio técnico.
  • Aula 13: Exposição de todas as apresentações em preparação.
  • Aula 14: Refinamento técnico das sequências.
  • Aula 15: Preparação dos aspectos visuais e sonoros.
  • Aula 16: Ensaio geral com todos os grupos.
  • Aula 17: Apresentação para turma e feedback entre pares.
  • Aula 18: Avaliação e reflexão sobre o aprendizado.
  • Aula 19: Finalização de projetos reflexivos individuais.
  • Aula 20: Encerramento e preparação para apresentação pública.

Avaliação

A avaliação desta atividade será processual e baseada em critérios que envolvem a participação ativa, cooperação em grupo, criatividade, e a capacidade dos alunos de traduzir características de animais em movimentos dançados. Durante as sessões práticas, o professor observará como os alunos investigam e aplicam seus conhecimentos, dando feedback regular para aprimorar as apresentações. Exemplo de critérios incluem: qualidade da investigação sobre o animal, originalidade e clareza dos movimentos, eficácia da comunicação através da dança, e contribuição individual para o trabalho de grupo. Além disso, reflexões escritas ou verbais poderão ser usadas para entender a percepção dos alunos sobre a atividade, oferecendo uma visão holística sobre o aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários diversos recursos que permitam aos alunos explorar plenamente os conceitos propostos de maneira interativa e prática. Esses recursos incluem materiais de apoio visuais e auditivos, além de equipamentos que facilitem a prática e apresentação dos movimentos.

  • Recursos audiovisuais sobre comportamento animal.
  • Espaço amplo para a prática de dança.
  • Materiais de papelaria para brainstorming e esboços.
  • Equipamentos de som para música de apoio.
  • Roupas ou adereços que ajudem a caracterizar os animais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo