A Viagem das Cores pelo Brasil

Desenvolvida por: Margar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Exploração das diferentes manifestações artísticas de várias culturas no Brasil

Nesta atividade, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental irão imergir nas distintas expressões artísticas das culturas africana, indígena e europeia presentes no Brasil. Grupos de alunos escolherão uma dessas culturas para explorar suas características únicas. Utilizando materiais recicláveis e tintas, eles criarão uma obra de arte que simbolize a cultura selecionada. Os alunos tendem a aprender mais efetivamente por meio de métodos interativos que promovem a investigação e a colaboração. Após a criação, cada grupo apresentará sua obra à turma, explicando as influências culturais e o simbolismo das cores e formas usadas em seu trabalho. Essa atividade visa aprimorar a compreensão multicultural, criatividade e habilidades de comunicação dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam enriquecer o entendimento dos alunos sobre a diversidade cultural e artística do Brasil. Espera-se que os alunos desenvolvam uma apreciação mais profunda pelas diferentes manifestações artísticas, reconhecendo a riqueza e complexidade de heranças culturais. Além de explorar a criatividade individual e coletiva, a atividade objetiva incentivar a curiosidade intelectual, promovendo uma análise crítica e reflexiva sobre o papel das artes visuais na sociedade. Ao final, pretende-se que os alunos melhorem suas habilidades de comunicação, apresentando suas obras com clareza e entusiasmo.

  • Aprimorar a compreensão das diversidades culturais presentes no Brasil.
  • Desenvolver a criatividade e habilidades artísticas por meio do uso de materiais recicláveis.
  • Estimular a apreciação e análise das influências culturais nas manifestações artísticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR03: Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.
  • EF15AR05: Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.
  • EF15AR12: Discutir, com respeito e sem preconceito, as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático é projetado para expandir a percepção dos alunos sobre a arte como uma expressão das influências culturais. Essa atividade reforça a capacidade de identificar e interpretar as diversidades culturais refletidas nas artes visuais, incentivando os alunos a construir um repertório artístico variado. A abordagem prática estimula a aplicação de conhecimentos teóricos na análise crítica das obras, favorecendo um entendimento mais vasto e empático das diferenças culturais e a integração das mesmas no cenário artístico comum da sociedade.

  • Exploração das características artísticas de culturas africanas, indígenas e europeias.
  • Criação de obras de arte utilizando técnicas e materiais de desenho e pintura.
  • Apresentação e apreciação das obras de arte focando influências culturais e escolhas artísticas.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade é centrada na participação ativa dos alunos e na aprendizagem colaborativa, promovendo um ambiente de trocas culturais e criativas. O uso de materiais recicláveis incentiva a consciência ambiental e a criatividade, enquanto metodologias de ensino baseadas em projetos permitem um aprendizado prático e exploratório. A abordagem favorece um ensino diversificado e estimulante, garantindo que todos os alunos possam expressar suas ideias e crenças de forma artística e crítica.

  • Divisão dos alunos em grupos para promover o trabalho colaborativo.
  • Pesquisa e discussão sobre as características culturais das diferentes culturas.
  • Criação de arte coletiva utilizando materiais recicláveis e técnicas de pintura.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi cuidadosamente planejado para oferecer um equilíbrio entre instrução, criação e apresentação. Na primeira aula, focaremos na introdução das culturas e na seleção dos temas. Os alunos terão tempo para pesquisar e discutir suas ideias artísticas. Na segunda aula, o foco será a criação das obras de arte e a preparação para as apresentações. Esta divisão permite aos alunos uma compreensão mais profunda e reflexiva dos conteúdos e uma execução mais organizada de suas criações.

  • Aula 1: Introdução às principais influências culturais presentes no Brasil; Formação dos grupos e escolha da cultura a ser abordada; Pesquisa e planejamento da obra de arte.
  • Aula 2: Criação das obras de arte utilizando materiais recicláveis; Preparação das apresentações; Apresentação das obras para a turma.

Avaliação

A avaliação dos alunos será feita de forma contínua e observacional, considerando o envolvimento no processo criativo, o trabalho em equipe e a qualidade da apresentação final. Durante a atividade, o professor acompanhará de perto cada grupo, proporcionando feedbacks e orientações. Critérios específicos incluem: a originalidade e criatividade da obra, a coerência com as características da cultura escolhida, a habilidade em utilizar materiais recicláveis de forma artística e a clareza na apresentação das ideias. Exemplo: um grupo que utiliza cores associadas à uma cultura indígena, explicando seu significado e apresentando de forma clara e informativa, receberá uma avaliação positiva. A comunicação eficaz e o respeito às culturas abordadas também são critérios essenciais para a avaliação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos e materiais são fundamentais para a realização de uma atividade artística significativa e envolvente, garantindo a liberdade criativa dos alunos na construção de suas obras. Ao utilizar materiais recicláveis, a proposta incentiva a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente, princípios importantes a serem transmitidos nas instituições de ensino. Além disso, o acesso a tintas e pincéis fornece meios para uma expressão artística rica e variada, estimulando o desenvolvimento de técnicas de pintura e colagem.

  • Materiais recicláveis diversos (papel, plástico, embalagens).
  • Tintas e pincéis de diferentes tipos e tamanhos.
  • Material de pesquisa sobre as culturas (livros, artigos, acesso à internet).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo