Arte com as Cores da Natureza

Desenvolvida por: Josefi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Exploração das Matrizes Estéticas Culturais na Natureza

Esta aula intitulada 'Arte com as Cores da Natureza' tem como propósito incentivar os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a investigarem a relação entre a natureza e as artes visuais. A atividade envolve a coleta de elementos naturais como folhas, flores e galhos nas proximidades da escola para criação de colagens artísticas. A proposta é promover discussões sobre como diferentes culturas aplicam elementos naturais em suas produções artísticas, expandindo a percepção cultural dos alunos e estimulando a criatividade deles através da expressão visual. Cada aluno apresentará sua criação para a turma, detalhando suas inspirações e técnicas. Espera-se que a atividade amplie o repertório cultural dos estudantes e desenvolva sua sensibilidade estética.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal dos alunos é reconhecer e valorizar as diferenças culturais expressas na arte através dos elementos presentes na natureza. Durante a atividade, pretende-se que os alunos desenvolvam habilidades como observação, criatividade e reflexão, enquanto interagem com a natureza e refletem sobre sua influência nas produções culturais de diversas sociedades.

  • Investigar a influência de diferentes elementos naturais na arte.
  • Desenvolver a habilidade de observar e utilizar elementos naturais em criações artísticas.
  • Fomentar a reflexão sobre a diversidade cultural na arte.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR03: Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.
  • EF15AR04: Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
  • EF15AR05: Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.

Conteúdo Programático

A atividade progride com uma introdução às práticas artísticas em diferentes culturas, explorando como elementos naturais são simbolicamente importantes em diversas tradições. O programa também abordará técnicas artísticas como colagem, com foco na utilização consciente de materiais e na colaboração.

  • História do uso de elementos naturais na arte de diferentes culturas.
  • Técnicas de colagem artística.
  • Práticas artísticas e sustentabilidade.
  • Colaboração em criações artísticas.

Metodologia

A condução da atividade pedagógica é centrada na vivência prática e no engajamento direto com a natureza, seguido de um trabalho manual de criação artística em colagens. A metodologia promove discussões coletivas, construindo um entendimento colaborativo e respeitoso da diversidade cultural.

  • Saída de campo guiada para coleta de materiais naturais.
  • Oficinas práticas de colagem.
  • Debates sobre diversidade cultural aplicada às artes.
  • Apresentação e reflexão em grupo sobre as obras criadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 18 horas de aula, permitindo uma abordagem aprofundada em cada etapa do projeto. Ao longo dessas aulas, os alunos terão espaço para explorações práticas, teóricas e reflexivas, priorizando o aprendizado contínuo.

  • Aula 1: Introdução à atividade e primeiros conceitos.
  • Aula 2: Discussão sobre matrizes estéticas.
  • Aula 3: Exploração da natureza e coleta de materiais.
  • Aulas 4 a 7: Início das oficinas de colagem.
  • Aulas 8 a 10: Desenvolvimento das colagens.
  • Aula 11: Finalização dos trabalhos.
  • Aula 12: Discussão sobre as técnicas utilizadas.
  • Aula 13: Reflexão sobre as inspirações culturais.
  • Aula 14 a 16: Apresentação individual dos trabalhos.
  • Aulas 17 e 18: Discussão coletiva e feedback.

Avaliação

A avaliação dos alunos envolverá a observação contínua do engajamento durante as atividades, a criatividade e a originalidade das colagens, bem como a capacidade de comunicar suas inspirações e refletir sobre elas. Critérios como inovação, capacidade de trabalhar em grupo, e a habilidade de contextualizar suas criações nas discussões de sala serão fundamentais. Um exemplo de avaliação pode ser pedir aos estudantes para explicar como um elemento natural específico influenciou sua criação e relacionar isso com uma tradição cultural discutida em aula.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários englobam tanto materiais naturais que serão coletados pelos alunos quanto ferramentas fornecidas pela escola para auxiliar na colagem. Esses materiais são essenciais para permitir a prática criativa e facilitam o desenvolvimento das habilidades artísticas.

  • Folhas, flores e galhos coletados.
  • Tesouras e cola.
  • Cartolinas e papéis resistentes.
  • Referências visuais de obras de arte culturais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo