Caça-sons

Desenvolvida por: Jheffe… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Música e Sons

A atividade Caça-sons é projetada para transformar o ambiente escolar em uma área de exploração sonora, incentivando os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a descobrir e explorar diferentes fontes sonoras. Através desta caça ao tesouro musical, os estudantes irão em busca de objetos escondidos e instrumentos musicais pela escola, cada um com suas características sonoras únicas. Ao encontrar esses itens, os alunos deverão criar ritmos ou melodias, trabalhando em equipe para promover uma experiência colaborativa. Essa atividade não só desperta a curiosidade e o interesse pela música, mas também desenvolve habilidades de escuta, colaboração e criatividade. Ao final, cada grupo terá a oportunidade de apresentar as descobertas e as composições criadas, permitindo uma reflexão sobre os diversos elementos que compõem a música, como timbre, intensidade e ritmo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo da atividade Caça-sons é engajar os alunos na exploração ativa das propriedades sonoras e na criação musical, promovendo o desenvolvimento da percepção auditiva e da capacidade de trabalhar em equipe. Os participantes aprenderão a identificar diferentes fontes sonoras e a entender como esses sons podem ser organizados em padrões rítmicos ou melódicos. Esta atividade visa também estimular a apreciação crítica e o reconhecimento da música como uma forma de expressão que permeia o cotidiano, ampliando sua capacidade de expressão e comunicação por meio dos sons.

  • Explorar e identificar fontes sonoras variadas.
  • Criar ritmos e melodias utilizando os sons encontrados.
  • Desenvolver habilidades de colaboração e trabalho em equipe.
  • Estimular a apreciação musical e a escuta ativa.
  • Reconhecer os elementos constitutivos da música na prática.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR13: Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana.
  • EF15AR14: Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.
  • EF15AR15: Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados.

Conteúdo Programático

Durante a Caça-sons, os alunos irão mergulhar no mundo dos sons e da música, explorando como diferentes objetos e instrumentos podem ser usados para criar música. Eles aprenderão sobre o conceito de timbre, que é o colorido do som que nos permite diferenciar a fonte sonora, além de intensidade, ritmo e melodia. Esta atividade prática possibilita uma abordagem lúdica do estudo da música, encorajando os alunos a experimentarem e a se expressarem musicalmente de forma criativa.

  • Conceitos básicos de música: timbre, intensidade, ritmo e melodia.
  • Identificação e utilização de fontes sonoras alternativas.
  • Criação de composições musicais em grupo.
  • Apresentação e análise das composições criadas.

Metodologia

A metodologia ativa 'Mão-na-massa' será empregada nesta atividade, estimulando os alunos a aprenderem de forma prática e interativa. Os alunos serão divididos em equipes e explorarão a escola em busca de fontes sonoras. Esta abordagem incentiva a autonomia, a descoberta e a criatividade, à medida que os alunos precisam decidir quais objetos usar para criar suas composições musicais. O trabalho em equipe é essencial, promovendo habilidades sociais e colaborativas.

  • Divisão da turma em pequenos grupos.
  • Caça ao tesouro por fontes sonoras.
  • Produção de composições musicais em equipe.
  • Apresentações das composições e reflexão conjunta.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade Caça-sons será dividida em 5 aulas de 60 minutos cada, distribuídas ao longo de uma semana. Cada etapa da atividade foi cuidadosamente planejada para assegurar uma A avaliação será baseada na participação ativa, na colaboração dentro das equipes, na criatividade das composições e na capacidade de reflexão e análise crítica sobre os trabalhos realizados. Importante observar a capacidade de utilizar os diferentes sons encontrados na criação de ritmos e melodias. Feedbacks construtivos serão fornecidos após as apresentações, incentivando os alunos a compartilharem suas experiências e aprendizados durante a atividade. Materiais e ferramentas:  de aprendizado rica e engajadora, promovendo a exploração musical e a colaboração entre os alunos.

  • Aula 1: Introdução à atividade e exploração de conceitos musicais básicos.
  • Aula 2: Formação das equipes e início da caça aos sons.
  • Aula 3: Continuação da caça e início da criação musical.
  • Aula 4: Finalização das composições e ensaio para apresentação.
  • Aula 5: Apresentações das equipes e discussão sobre os trabalhos.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa, na colaboração dentro das equipes, na criatividade das composições e na capacidade de reflexão e análise crítica sobre os trabalhos realizados. Importante observar a capacidade de utilizar os diferentes sons encontrados na criação de ritmos e melodias. Feedbacks construtivos serão fornecidos após as apresentações, incentivando os alunos a compartilharem suas experiências e aprendizados durante a atividade.

Materiais e ferramentas:

Serão necessários diversos objetos que possam servir como fontes sonoras, tais como instrumentos musicais, utensílios de cozinha e materiais recicláveis. Além disso, dispositivos para gravação das composições e espaços adequados para as atividades em equipe e apresentações são essenciais. Esses recursos possibilitarão a imersão dos alunos na experiência musical de maneira efetiva e envolvente.

  • Objetos variados para fontes sonoras.
  • Instrumentos musicais diversos.
  • Dispositivos de gravação de áudio.
  • Espaço para trabalhos em equipe e apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo