Cores da Floresta

Desenvolvida por: Jeyse … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Arte Indígena e Sustentabilidade

Nesta atividade pedagógica, intitulada 'Cores da Floresta', os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental irão mergulhar no mundo das artes visuais ao explorar e criar pinturas inspiradas na rica arte indígena da Amazônia. A atividade começa com uma discussão sobre a paleta de cores e os temas recorrentes nas expressões artísticas das comunidades indígenas, promovendo uma compreensão cultural aprofundada e respeitosa. Utilizando materiais sustentáveis, como pigmentos naturais, os alunos serão incentivados a criar suas próprias obras de arte, refletindo sobre a importância do uso consciente dos recursos naturais. Para finalizar, haverá uma exposição na sala de aula, proporcionando aos alunos a oportunidade de apresentar suas criações e compartilhar as aprendizagens obtidas sobre as culturas indígenas. Esta atividade visa não apenas desenvolver habilidades artísticas, mas também cultivar uma apreciação pela diversidade cultural e a sustentabilidade ambiental.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são desenhados para promover um ambiente onde os alunos possam explorar e expandir suas capacidades artísticas, ao mesmo tempo que incorporam um entendimento cultural e sustentável. Por meio desta atividade, os alunos desenvolverão o apreço por diferentes formas artísticas, reconhecerão elementos constitutivos das artes visuais e experimentarão diversas formas de expressão artística, sempre com a consciência do uso sustentável dos materiais.

  • Explorar a relação entre cores e temas na arte indígena.
  • Utilizar pigmentos naturais para expressar conceitos artísticos.
  • Apresentar e discutir as produções artísticas pessoais em um contexto cultural.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR01: Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF15AR02: Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
  • EF15AR04: Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

Conteúdo Programático

No contexto desta atividade, os alunos serão expostos a componentes essenciais das artes visuais, incluindo a pesquisa sobre a arte indígena da Amazônia, o estudo da paleta de cores e a prática com pigmentos naturais. Tal abordagem pedagógica visa aprofundar o entendimento das artes visuais em uma perspectiva prática e teórica, estimulando o desenvolvimento de habilidades criativas, críticas e culturais nos alunos.

  • Desenvolvimento de técnicas de pintura com pigmentos naturais.
  • Estudo e aplicação de paletas de cores em artes visuais.
  • Introdução a temas e simbolismos na arte indígena.

Metodologia

A metodologia desta atividade é baseada em aprendizado ativo e envolvente, onde os alunos colaboram, discutem e exploram práticas artísticas em contexto culturalmente rico. A abordagem pedagógica inclui instrução direta, prática orientada e reflexão colaborativa, permitindo que os alunos apliquem novos conhecimentos e habilidades artísticas enquanto refletem sobre o uso consciente de materiais.

  • Discussão guiada sobre arte indígena e sustentabilidade.
  • Oficinas práticas de pintura com foco em pigmentos naturais.
  • Exposição e apresentação das obras concluídas.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será implementada ao longo de um cronograma de 4 horas, distribuídas em seis aulas de 40 minutos cada, garantindo que os alunos tenham tempo suficiente para se imergirem no aprendizado e prática das habilidades abordadas.

  • Aula 1: Introdução à arte indígena e discussão sobre cores e temas típicos.
  • Aula 2: Apresentação e exploração de pigmentos naturais.
  • Aula 3: Planejamento das pinturas e início das criações artísticas.
  • Aula 4: Continuação e finalização das obras.
  • Aula 5: Preparação para a exposição e discussão sobre as obras criadas.
  • Aula 6: Exposição das pinturas e apresentação individual dos alunos.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e formativa, enfocando tanto o processo criativo quanto o produto final das obras artísticas. Os critérios incluem a participação ativa nas discussões, o entendimento da relação entre cores e temas na arte indígena, a aplicabilidade de métodos sustentáveis no uso de materiais, e a clareza na comunicação durante a apresentação das obras. Por exemplo, um aluno será avaliado pela originalidade e técnicas empregadas em sua pintura, pela habilidade de descrever o processo criativo e pelo compromisso demonstrado em usar pigmentos sustentáveis. O feedback será proporcionado em várias etapas para apoiar o crescimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos utilizados nesta atividade foram escolhidos cuidadosamente para alinhar pedagogicamente com os objetivos de aprendizagem e a ênfase em sustentabilidade. Ao empregar pigmentos naturais e materiais recicláveis, é fomentado um ambiente de aprendizagem que valoriza o respeito pela natureza e a criatividade sustentável.

  • Pigmentos naturais (urucum, carvão, açafrão, etc.).
  • Pincéis e papéis recicláveis.
  • Materiais de referência sobre arte indígena.

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