Dança das Culturas: Descobrindo Ritmos

Desenvolvida por: Selma … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Rítimos do mundo

A atividade planejada, intitulada 'Dança das Culturas: Descobrindo Ritmos', visa proporcionar aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental uma experiência imersiva nos diversos ritmos musicais ao redor do mundo. O foco é despertar nos estudantes o interesse pela diversidade cultural e musical, promovendo a apreciação, o respeito e a compreensão das características únicas de cada estilo musical. Na primeira aula, os alunos, organizados em duplas, participarão de um desafio de adivinhação, no qual ouvirão trechos musicais de diferentes países e tentarão identificar o ritmo e o caráter cultural de cada trecho. Essa dinâmica permite o contato direto com a multiculturalidade e estimula as habilidades auditivas e perceptivas. Na segunda aula, os alunos utilizarão os conhecimentos adquiridos para criar e apresentar coreografias simples, integrando movimentos típicos das culturas exploradas. Essa atividade promove a expressão corporal, a criatividade e a colaboração entre os colegas, ao mesmo tempo em que incentiva a valorização da diversidade cultural e do trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade concentram-se em expandir o conhecimento cultural e musical dos alunos, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades cognitivas e sociais fundamentais. A atividade busca não apenas introduzir os alunos a uma diversidade de ritmos musicais globais, mas também encorajar a apreciação crítica e a expressão criativa. Os alunos terão a oportunidade de melhorar suas habilidades de escuta ativa, análise e interpretação musical. Além disso, ao criar e apresentar suas coreografias, os estudantes desenvolvem competências de cooperação, liderança e capacidade de negociação ao trabalhar em equipe. Desta forma, o plano de aula objetiva desenvolver uma compreensão mais abrangente e profunda da cultura e música, alinhada com as diretrizes da BNCC, maximizando o engajamento dos alunos através de metodologias ativas.

  • Apreciar diferentes ritmos musicais do mundo.
  • Identificar características culturais de cada ritmo.
  • Criar e apresentar coreografias simples.
  • Trabalhar em equipe para solucionar desafios.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR14: Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático deste plano de aula é definido para proporcionar um entendimento abrangente e experiencial dos ritmos musicais globais aos alunos do 4º ano. A partir das diretrizes da BNCC, a estrutura da atividade visa ter os alunos engajados ativamente em atividades musicais que propiciem a exploração dos diferentes elementos constitutivos da música, como altura, intensidade, timbre e ritmo. Primeiramente, os alunos serão expostos a uma variedade de trechos musicais representativos de diferentes culturas, criando assim um espaço propício para a apreciação e reconhecimento das diversidades sonoras. Na sequência, ao desenhar e coreografar danças, cada grupo ou dupla de alunos terá que aplicar esses conhecimentos concretos para refletir as características culturais através do movimento. Assim, o contexto musical se alinha totalmente ao ambiente da vivência artística, por meio de um processo interativo e colaborativo. Este plano incentiva ainda um ambiente de valorização cultural e artística, estimulando o interesse e o respeito à pluralidade de culturas, saberes e práticas.

  • Exploração de ritmos musicais de diferentes países.
  • Identificação dos elementos musicais (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo).
  • Criação coletiva de coreografias.
  • Apreciação e interpretação cultural dos ritmos explorados.

Metodologia

Para fomentar o engajamento e proporcionar um aprendizado significativo, a metodologia adotada neste plano de aula se baseia em práticas interativas e colaborativas. As metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Jogos e a Roda de Debate, serão centrais. Na primeira aula, através de um desafio de adivinhação de ritmos, os alunos utilizarão o jogo como metodologia predominante para experimentar distintos ritmos musicais globalmente. Esse método estimula a participação ativa, a percepção auditiva aguçada e o envolvimento emocional. A Roda de Debate, por sua vez, permitirá que os alunos discutam suas percepções sobre os ritmos, enriquecendo o entendimento coletivo. Na segunda aula, ao criar e apresentar coreografias, a gamificação persiste como estratégia chave, ao passo que a Roda de Debate será utilizada para compartilhar impressões e reflexões sobre as diferentes apresentações. Este conjunto metodológico favorece o desenvolvimento de habilidades tanto cognitivas quanto sociais, promovendo o aprendizado através da prática e reflexão coletiva.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Roda de Debate
  • Criação colaborativa
  • Interação e cooperação em dupla

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado em duas aulas de 60 minutos cada, garantindo um equilíbrio entre exploração teórica e prática aplicada. Na Aula 1, os alunos começam mergulhando em um desafio de adivinhação de ritmos, que usa trechos musicais de culturas variadas para estimular a escuta ativa e a identificação cultural. Este jogo é seguido por debates em forma de roda, promovendo discussões significativas sobre as descobertas musicais e culturais feitas. Na Aula 2, os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos ao co-criar coreografias, colocando em prática suas habilidades de expressão corporal e criatividade. Nesta fase, o processo é igualmente acompanhado por uma roda de debate final, que serve para refinar o entendimento através da reflexão mútua sobre as apresentações e as aprendizagens proporcionadas pelo plano todo. Este cronograma encoraja o equilíbrio entre a prática, reflexão e discussão colaborativa, incentivando um aprendizado aprofundado e envolvente.

  • Aula 1: Introdução aos ritmos e desafio de adivinhação.
  • Momento 1: Apresentação da aula e seus objetivos (Estimativa: 10 minutos)
    Apresente aos alunos o tema da aula, que será uma viagem musical pelos ritmos do mundo. Explique que eles participarão de um jogo de adivinhação e destacará a importância de apreciar a diversidade cultural e musical. Pergunte se alguém já ouviu músicas de outros países para envolver os alunos desde o início. É importante que os alunos compreendam o objetivo de explorar diferentes culturas através da música.

    Momento 2: Escuta crítica e identificando ritmos (Estimativa: 20 minutos)
    Organize os alunos em duplas e entregue fichas para anotações. Reproduza trechos musicais selecionados de vários países e peça para as duplas discutirem e anotarem suas impressões sobre o ritmo, instrumentos ou emoções que a música transmite. Permita que cada dupla compartilhe suas ideias com a turma. Observe se os alunos estão participando ativamente e ajude aqueles que tiverem dificuldades em identificar os elementos musicais.

    Momento 3: Desafio de Adivinhação (Estimativa: 20 minutos)
    Realize um jogo de adivinhação dos ritmos musicais. Toque um trecho do mesmo conjunto musical e peça que cada dupla identifique o ritmo e sua possível origem. Anuncie pontos para cada resposta correta, incentivando uma saudável competição. É importante que os alunos utilizem a escuta crítica desenvolvida anteriormente.

    Momento 4: Debate sobre diversidade cultural (Estimativa: 10 minutos)
    Conduza uma roda de debate sobre as sensações e percepções enfrentadas durante a atividade. Pergunte quais ritmos os surpreenderam e por quê. Incentive reflexões sobre como a música pode nos conectar culturalmente. Avalie a participação dos alunos, valorizando a expressão argumentativa e o respeito às opiniões dos colegas.

  • Aula 2: Criação e apresentação de coreografias com debate reflexivo.
  • Momento 1: Relembrando Ritmos e Introdução à Criação (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula relembrando os ritmos musicais explorados na aula anterior. Faça perguntas rápidas para que os alunos recordem os ritmos e características culturais. Explique que, nesta aula, eles irão criar coreografias simples usando os padrões de movimento das culturas estudadas. Estimule a criatividade e explique a importância da expressão corporal como meio de conectar-se com diferentes culturas.

    Momento 2: Formação de Grupos e Planejamento Coreográfico (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos, garantindo que todos tenham a oportunidade de participar ativamente. Cada grupo escolherá um ritmo para criar sua coreografia. Incentive os alunos a discutirem e planejar seus movimentos, considerando os elementos culturais associados. Ofereça suporte aos grupos que necessitarem de orientação adicional e garanta que todos estejam envolvidos na discussão.

    Momento 3: Ensaios e Desenvolvimento das Coreografias (Estimativa: 20 minutos)
    Permita que os grupos ensaiem suas coreografias, movendo-se para diferentes partes da sala se necessário para evitar distrações e permitir concentração. Durante este tempo, circule entre os grupos, oferecendo feedback construtivo e incentivando a inclusão de variações criativas, como mudanças de nível ou direções. Monitore a colaboração entre os alunos e auxilie nos ajustes técnicos, se necessário.

    Momento 4: Apresentação das Coreografias (Estimativa: 10 minutos)
    Peça que cada grupo apresente sua coreografia para a turma. Após cada apresentação, conduza uma breve sessão de feedback positivo, destacando aspectos únicos e criativos de cada performance. Aproveite para ressaltar a diversidade de abordagens e o respeito pelos ritmos culturais incorporados, promovendo uma reflexão sobre a importância da diversidade.

    Momento 5: Debate Reflexivo (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula promovendo um debate reflexivo sobre o processo de criação e o que aprenderam sobre as culturas representadas. Pergunte aos alunos como a atividade os ajudou a apreciar a música de diferentes partes do mundo e como se sentiram durante o processo de tomada de decisão em grupo. Observe a participação de todos, garantindo um ambiente respeitoso e inclusivo.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos participem plenamente, considere diferentes opções de expressão corporal para aqueles que podem enfrentar desafios de mobilidade. Inclua atividades de criação de coreografia que valorizem movimentos de mãos, pés ou posturas que todos possam realizar confortavelmente. Além disso, promova um ambiente acolhedor, garantindo que todos os alunos sejam ouvidos nas discussões e encoraje a colaboração onde pares podem servir de apoio como mediadores. Se algum aluno tiver dificuldade em seguir o ritmo, proponha um papel de observador que ofereça feedback ao grupo após as apresentações.

Avaliação

A avaliação da atividade considera diversas dimensões do desenvolvimento dos alunos, englobando o aspecto formativo e somativo. Primeiro, o objetivo é mensurar a capacidade de apreciação e identificação de ritmos musicais diversos, em alinhamento com os objetivos de aprendizagem. Os critérios avaliarão a participação ativa na escuta e identificação dos ritmos, assim como a habilidade de expressar características culturais por meio de debates. Na prática de coreografia, será avaliada a criatividade, a colaboração ativa e a habilidade de apresentar os ritmos associando-se ao contexto cultural. Como exemplo prático, durante a roda de debates, professores podem utilizar observações diretas e anotações de feedback acerca da participação e engajamento dos alunos. Além disso, as apresentações finais servirão como forma de autoavaliação e avaliação por pares, refletindo sobre aprendizados e experiências de forma contínua. O uso de feedback é central, promovendo um ambiente de refino contínuo e aprendizagens significativas. Deve-se assegurar que todo o processo avaliativo considera a individualidade dos alunos, proporcionando igualdade nas oportunidades de expressão e desenvolvimento.

  • Participação ativa e identificação de ritmos.
  • Expressão e argumentação cultural nos debates.
  • Criatividade e execução de coreografia.
  • Uso de feedback formativo e construtivo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade foram cuidadosamente selecionados para apoiar e enriquecer o aprendizado dos alunos, utilizando uma abordagem prática e acessível. Considerando a necessidade de promover uma experiência diversa e multicultural, o plano de aula inclui o uso de equipamentos de áudio para reprodução de trechos musicais representativos das várias culturas estudadas. Assim, os alunos têm a possibilidade de vivenciar sons de forma clara e envolvente. Recursos audiovisuais também podem ser explorados para complementar a experiência auditiva com informações visuais sobre as culturas de cada música. Estes recursos, aliados a um ambiente de sala de aula semântica, que propicia a livre expressão e movimentos físicos, fomentam um espaço enriquecedor e inclusivo. A consideração atenta aos recursos e sua aplicabilidade na prática educativa promove um aprendizado mais envolvente e prático, garantindo que os estudantes se sintam motivados e amparados em suas descobertas culturais e artísticas.

  • Equipamentos de som para reprodução de músicas.
  • Materiais audiovisuais sobre culturas musicais.
  • Espaço adequado para expressão corporal.
  • Folhas e canetas para anotações e feedback.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecendo o papel desafiador dos professores, é vital oferecer recomendações práticas e eficazes para incluir todos os alunos em atividades educacionais. Mesmo não havendo condições ou deficiências específicas entre os alunos desta turma, a inclusão é um princípio fundamental. A estratégia de preparar um espaço de aprendizado que permite o fácil acesso e movimento é um passo importante para garantir a equidade. Adaptar recursos visuais e sonoros, quando necessário, fornece suporte a alunos que possam precisar de diferentes modos de envolvimento, embora o foco seja evitar alteração significativa nos materiais por questões de custo. A comunicação inclusiva deve prevalecer, com linguagem clara e aberta que assegure participação ativa de todos. Promover dinâmicas de grupo que incentivem a colaboração pode ajudar alunos mais tímidos a interagir, e desenvolver o senso de comunidade. A monitoria contínua gera insights sobre necessidades emergentes, com revisões e ajustes incorporando feedback para aprimorar a experiência educacional, enquanto promove um ambiente seguro onde a diversidade e a igualdade são celebradas.

  • Criação de um ambiente acessível para movimentos.
  • Utilização de linguagem inclusiva e clara.
  • Promoção de dinâmicas de grupo acolhedoras.
  • Atenção a necessidades emergentes e feedback.

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