Dança dos Continentes

Desenvolvida por: Joyce … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física, Arte e Cultura
Temática: Culturas e tradições mundiais através da dança

A atividade 'Dança dos Continentes' é uma proposta interdisciplinar que visa integrar os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental em uma imersão cultural e artística através da pesquisa e apresentação de danças típicas dos diversos continentes. Os alunos serão divididos em grupos, cada um representando um continente específico, para realizar uma investigação sobre uma dança tradicional de um país pertencente ao continente designado. Eles deverão explorar os movimentos característicos, a música que acompanha a dança e o seu significado cultural dentro da sociedade de origem. Esta atividade é elaborada para fomentar a curiosidade, o respeito pelas diferentes culturas, a cooperação entre os alunos e o desenvolvimento da expressão corporal e criativa, cultivando assim uma visão global e multicultural nos participantes. A realização deste projeto propicia uma aprendizagem significativa, onde os estudantes são estimulados a serem protagonistas do processo educativo, através de uma metodologia ativa de pesquisa e prática.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar e reconhecer a diversidade cultural e artística presente nas danças típicas de diferentes continentes, promovendo uma compreensão afetiva e inteligente a respeito da cultura de outros povos. Visa-se fomentar habilidades como o trabalho em equipe, a pesquisa e a capacidade crítica, além de desenvolver a expressão corporal e a criatividade. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos consigam identificar as peculiaridades de cada dança estudada, estabelecendo conexões com o contexto sociocultural de cada país e reconhecendo a importância do respeito e da valorização das múltiplas expressões culturais existentes ao redor do mundo.

  • Reconhecer a diversidade das expressões culturais e artísticas mundiais
  • Pesquisar e compreender os significados das danças típicas de diferentes países
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação
  • Expressar-se corporal e artisticamente
  • Valorizar e respeitar as múltiplas expressões culturais

Conteúdo Programático

A atividade será contextualizada dentro dos temas de diversidade cultural, arte e história, abrangendo aspectos geográficos, sociais e culturais dos continentes representados. Abrangerá a pesquisa sobre tradições, costumes e a importância histórico-cultural das danças selecionadas, além de enfatizar a expressão corporal e artística como forma de comunicação e expressão humana.

  • Diversidade Cultural e Arte
  • História e significado das danças tradicionais
  • Expressão corporal e componentes da dança
  • Trabalho em equipe e pesquisa

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa, onde os alunos terão papel central no processo de aprendizado, assumindo a responsabilidade pela sua própria pesquisa e pela apresentação de suas descobertas. Em grupos, eles irão selecionar uma dança, investigar seus aspectos históricos, culturais e artísticos, e preparar uma apresentação para a classe. Esta abordagem facilita a aprendizagem significativa e promove o engajamento dos alunos, permitindo-lhes aplicar e relacionar conhecimentos adquiridos em um contexto prático e colaborativo.

  • Divisão dos alunos em grupos por continente
  • Pesquisa guiada sobre danças específicas
  • Ensaios e preparação de apresentações
  • Apresentação final com feedback dos colegas e professores

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Dança dos Continentes' será realizada durante duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão divididos em grupos e receberão a introdução ao projeto, incluindo orientações para a pesquisa. O restante da primeira aula e o início da segunda serão destinados à pesquisa e ensaio. A conclusão da atividade se dará com as apresentações dos grupos, seguidas de um período para feedback e discussão.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e divisão dos grupos.
  • Aula 2: Continuação da pesquisa, ensaios e apresentações.

Avaliação

A avaliação será processual e formativa, levando em consideração o empenho dos alunos no processo de pesquisa, a cooperação dentro dos grupos, a qualidade e originalidade das apresentações, bem como a capacidade de expressar os conhecimentos adquiridos sobre a dança e cultura pesquisada. Será dada especial atenção à reflexão crítica sobre o significado cultural das danças e ao esforço na expressão corporal. Observações poderão ser compartilhadas com os alunos, fornecendo feedback construtivo para seu desenvolvimento.

Materiais e ferramentas:

Para a execução dessa atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, sistema de som para a prática e apresentação das danças, materiais para criação de figurinos ou adereços (opcional), e espaço adequado para ensaio e performance das danças. Estes recursos permitirão aos alunos explorar de maneira ampla o universo cultural das danças pesquisadas, realizando uma imersão teórica e prática no conteúdo.

  • Acesso à internet
  • Sistema de som
  • Materiais para figurinos/adereços
  • Espaço para ensaios e apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo