Descobrindo Sons do Mundo

Desenvolvida por: Derman… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Artística
Temática: Diversidade Musical Cultural

Nesta atividade prática, intitulada 'Descobrindo Sons do Mundo', os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental explorarão a diversidade musical através de um jogo interativo. Em grupos, eles terão missões para descobrir e analisar músicas de diferentes etnias e culturas, considerando aspectos como instrumentos, ritmo e melodia. Após a audição de cada peça musical, a turma discutirá a origem cultural e a função daquela música no contexto local. Esta atividade visa não apenas expandir o conhecimento musical, mas também promover o reconhecimento e a apreciação das diversas formas de expressão cultural através da música. Através de discussões, atividades práticas e jogos, os alunos terão a oportunidade de identificar a função da música em cada cultura apresentada, desenvolvendo uma visão crítica e apreciativa sobre a diversidade sonora existente no mundo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados na ampliação do repertório cultural e musical dos alunos, desenvolvendo a habilidade de identificar e valorizar diferentes formas e expressões musicais. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos tenham adquirido uma compreensão sobre a utilização dos diferentes elementos musicais em contextos culturais diversos e sejam capazes de reconhecer a função social e histórica da música nessas culturas.

  • Ampliar o repertório cultural e musical dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de identificar e valorizar diversas formas musicais.
  • Compreender a função social e histórica da música em diferentes culturas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR13: Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana.
  • EF15AR14: Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade enfoca a exploração da música como uma linguagem universal que difere em expressão entre culturas. A intenção é oferecer aos alunos uma visão panorâmica das diferentes manifestações musicais e seus contextos culturais, com ênfase na importância dos instrumentos, ritmos e melodias que definem cada cultura. A atividade proporciona aos alunos a chance de identificar e discutir os elementos que caracterizam as músicas e suas funções sociais em sociedades específicas.

  • Diversidade musical e cultural.
  • Elementos da música: instrumentos, ritmo, melodia.
  • Função social da música em diferentes culturas.

Metodologia

Metodologicamente, a atividade se desenrolará por meio de uma estrutura gamificada que favorece a interação e o trabalho em grupo. Serão utilizados jogos interativos onde os alunos, divididos em equipes, terão que cumprir missões que os levam a descobrir detalhes sonoros e contextos culturais de músicas variadas. Esta abordagem permite uma aprendizagem ativa, engajando os alunos na investigação musical e na construção coletiva do conhecimento através de experiências práticas e lúdicas.

  • Uso de jogos interativos.
  • Trabalho em grupo para identificar músicas e contextos.
  • Discussão coletiva sobre as descobertas musicais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi planejado para se desenrolar ao longo de 16 horas totais, divididas em 19.2 aulas de 50 minutos cada. Este planejamento permite aprofundar cada etapa da atividade, desde a introdução ao tema da diversidade musical, passando pelas atividades interativas, até as discussões e o fechamento sobre o que foi aprendido.

  • Aula 1: Introdução ao tema da diversidade musical.
  • Aula 2-18: Desenvolvimento das atividades interativas e discussão de cada descoberta musical.
  • Aula 19: Encerramento e reflexão sobre o aprendizado.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada de forma contínua e processual, com foco na observação do engajamento dos alunos, sua capacidade de pesquisa e colaboração em grupo. Além disso, serão utilizados critérios como a habilidade de identificar os elementos musicais e compreender o contexto cultural das músicas analisadas. Exemplos de atividades avaliativas incluem a elaboração de pequenos relatórios de grupo sobre as descobertas feitas e apresentações orais em que os alunos compartilham suas análises sobre as músicas estudadas. Essas formas de avaliação permitem que o professor observe o desenvolvimento das competências relacionadas à apreciação crítica e à percepção musical.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da atividade incluem uma variedade de materiais que possibilitam tanto a prática sonora quanto a pesquisa cultural. Recursos audiovisuais são essenciais para que os alunos tenham acesso às músicas de diferentes culturas. Ferramentas colaborativas, como quadros brancos e plataformas digitais, enriquecem o trabalho em grupo, enquanto materiais impressos e guias auxiliam na análise crítica das informações.

  • Recursos audiovisuais para reprodução das músicas.
  • Materiais impressos e guias de análise.
  • Computadores e acesso à internet para pesquisa.
  • Ferramentas colaborativas como quadros brancos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo