Esta atividade visa aprofundar o conhecimento dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental sobre as manifestações artísticas de sua comunidade, por meio de uma abordagem investigativa e participativa. Inicialmente, será realizada uma pesquisa sobre a história artística local, que incluirá uma visita virtual a museus e galerias da região, permitindo uma imersão nas diferentes correntes artísticas locais. Após esta etapa, os estudantes selecionarão individualmente uma manifestação artística que mais lhes chamou a atenção, com o objetivo de criar uma representação pessoal dessa arte utilizando materiais diversos como tinta, tecido e papelão. Esta etapa enfatizará a expressão individual e a criatividade, além de promover o reconhecimento e valorização das raízes culturais locais. A atividade culminará em uma exposição coletiva, onde os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas obras e reflexões sobre o impacto das diferentes matrizes estéticas e culturais nas manifestações artísticas locais, estimulando o debate e a análise crítica entre os participantes.
Os objetivos desta atividade incluem promover um entendimento aprofundado sobre a diversidade de expressões artísticas presentes na comunidade local, estimulando a apreciação cultural e a criatividade. Busca-se desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica, incentivando os alunos a estabelecer conexões entre as diferentes influências culturais e a expressão artística regional. Esta ação pedagógica também visa desenvolver habilidades sociais por meio da participação em uma exposição coletiva, promovendo a colaboração, o respeito pelas várias formas de expressão e a valorização das contribuições individuais.
O conteúdo programático abarcará a história das manifestações artísticas locais, com um foco particular nas diversas influências culturais que moldaram a expressão artística na região. Será dada ênfase nas diferentes matrizes estéticas, incluindo indígenas, africanas, europeias, entre outras, e como elas se integram e se manifestam nas obras de arte locais. Além disso, os alunos aprenderão sobre os fundamentos das artes visuais, como os elementos constitutivos da arte (linha, forma, cor, etc.) e como utilizar esses elementos em suas próprias criações.
A metodologia 'Mão-na-massa' será aplicada para engajar os alunos numa aprendizagem ativa, incentivando a exploração artística pessoal e a pesquisa sobre as artes locais. A investigação inicial, seguida da criação artística e da discussão coletiva, permite uma abordagem prática e reflexiva, fomentando uma conexão emocional e cognitiva com o conteúdo. Esta estratégia pedagógica visa estimular o pensamento crítico, a criatividade e a autoexpressão.
A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira sessão, os alunos realizarão pesquisas e visitas virtuais, iniciando a criação de suas obras. Na segunda sessão, eles concluem suas artes e participam da exposição coletiva, discutindo as obras.
A avaliação será contínua e formativa, focando no engajamento dos alunos durante o processo de pesquisa, criação e apresentação de suas artes. Avaliar-se-á a capacidade de pesquisa e análise das influências culturais nas obras locais, a originalidade e criatividade nas criações, e a participação ativa na exposição coletiva e no debate. Os critérios de avaliação incluirão a profundidade da pesquisa, a qualidade da expressão artística e a habilidade de articular reflexões e críticas sobre as artes visuais locais. Exemplos específicos das criações dos alunos, juntamente com suas justificativas e análises, ajudarão a evidenciar o aprendizado e a compreensão alcançados.
Os recursos para esta atividade incluem acesso a computadores ou tablets com internet para as visitas virtuais a museus e galerias, materiais variados para as criações artísticas como tinta, papel, tecido, papelão, e espaços adequados tanto para a realização das atividades práticas quanto para a exposição coletiva. Além disso, será útil ter acesso a bibliotecas ou bases de dados online para auxiliar na pesquisa sobre a história artística local.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula