Esculturas Sustentáveis: Arte com Recicláveis!

Desenvolvida por: Suele … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Sustentabilidade e Arte

Nesta atividade, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar sua criatividade e compreender a importância da sustentabilidade, criando esculturas com materiais recicláveis. O objetivo é permitir que os estudantes se expressem artisticamente enquanto aprendem sobre a reutilização de materiais e a preservação do meio ambiente. A oficina começará com uma discussão sobre reciclagem e sustentabilidade, enfatizando como materiais considerados resíduos podem ser transformados em arte. Em seguida, os alunos participarão de uma atividade prática de 'mão-na-massa', onde esboçarão suas ideias para, posteriormente, construir suas próprias esculturas, utilizando diversos materiais recicláveis trazidos de casa. Técnicas de montagem, colagem e fixação serão exploradas durante o processo. A atividade culminará com uma sessão de apresentação, onde cada aluno terá a chance de compartilhar sua escultura e o processo criativo por trás dela com a turma.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa desenvolver a criatividade e a expressão artística dos alunos, além de promover uma compreensão mais profunda da sustentabilidade e da importância da reciclagem. Busca-se incentivar o pensamento crítico sobre o consumo e descarte de materiais, fomentando uma atitude mais consciente e responsável em relação ao meio ambiente. Além disso, objetiva-se aprimorar habilidades manuais e de planejamento, ao desafiar os estudantes a transformar ideias em obras artísticas concretas.

  • Desenvolver a criatividade e a expressão artística usando materiais recicláveis.
  • Compreender a importância da reciclagem e do uso sustentável dos materiais.
  • Fomentar uma atitude responsável e consciente em relação ao meio ambiente.
  • Aprimorar habilidades manuais através de técnicas de montagem, colagem e fixação.
  • Estimular o trabalho em equipe e a capacidade de apresentar e discutir ideias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR02: Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
  • EF15AR04: Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
  • EF15AR05: Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.

Conteúdo Programático

A oficina 'Esculturas Sustentáveis: Arte com Recicláveis!' integra a exploração artística com a conscientização ambiental. Os alunos aprenderão sobre os princípios básicos das artes visuais, como ponto, linha, forma, cor, espaço e movimento, aplicando esses conceitos na criação de esculturas com materiais recicláveis. Será dada ênfase à experimentação de diversas formas de expressão artística, promovendo o uso sustentável dos materiais. A atividade permitirá aos estudantes experimentar a criação artística de modo individual e coletivo, incentivando a percepção do ambiente escolar e comunitário como espaços de expressão e aprendizagem.

  • Elementos constitutivos das artes visuais: ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento.
  • Técnicas de montagem, colagem e fixação usando materiais recicláveis.
  • Processos criativos individuais e coletivos na criação de esculturas.
  • Discussão sobre sustentabilidade, reciclagem e uso consciente dos materiais.

Metodologia

A metodologia ativa 'Mão-na-massa' será aplicada nessa atividade para engajar os alunos em um processo de aprendizado prático e significativo. Iniciaremos com uma discussão interativa sobre a importância da reciclagem e do uso sustentável dos materiais. Posteriormente, os alunos colocarão a mão na massa, esboçando e planejando suas esculturas, e então, partindo para a construção das mesmas com a orientação do professor. Essa abordagem incentiva a autonomia dos estudantes, promove a colaboração e facilita a aplicação de conceitos de sustentabilidade na prática artística.

  • Discussão interativa sobre reciclagem e sustentabilidade.
  • Planejamento e esboço das ideias para as esculturas.
  • Construção das esculturas com materiais recicláveis.
  • Apresentação e compartilhamento das esculturas e processos criativos com a turma.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá a discussão sobre reciclagem e sustentabilidade, seguida do planejamento e esboço das esculturas. A segunda aula será dedicada à construção das esculturas e à apresentação dos trabalhos para a turma.

  • Aula 1: Discussão sobre reciclagem e sustentabilidade; Planejamento e esboço das esculturas.
  • Aula 2: Construção das esculturas; Apresentação dos trabalhos.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as etapas da oficina, na originalidade e criatividade das esculturas produzidas, bem como na reflexão e discussão sobre o processo criativo e a importância da reciclagem e uso sustentável dos materiais. Será considerada a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e em apresentar e defender suas ideias. Exemplos de critérios avaliativos incluem a aplicação de elementos artísticos, a complexidade e acabamento das esculturas, e a capacidade de articulação durante as apresentações.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais recicláveis variados, como plásticos, papéis, tecidos e metais leves, além de cola, tesouras, fita adesiva e outros materiais para montagem e fixação. Também é importante disponibilizar espaços adequados para a discussão inicial e para a construção das esculturas, garantindo que os alunos tenham acesso a um ambiente seguro e estimulante para a expressão de suas ideias artísticas.

  • Materiais recicláveis (plásticos, papéis, tecidos, metais leves)
  • Cola, tesouras e fita adesiva
  • Espaço adequado para trabalho em grupo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo