Exploradores de Formas e Cores

Desenvolvida por: Marli … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Elementos constitutivos das artes visuais: formas e cores

Nesta atividade prática, intitulada 'Exploradores de Formas e Cores', os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a explorar os elementos fundamentais das artes visuais, com ênfase especial nas formas e cores. O objetivo é proporcionar aos estudantes uma compreensão mais profunda desses elementos através de uma abordagem prática. A aula começará com uma breve explanação sobre os componentes básicos da arte visual, seguida de uma atividade mão na massa, onde os alunos terão a oportunidade de criar suas próprias composições artísticas usando materiais variados fornecidos pelo professor. Após a conclusão das obras, haverá uma Roda de Debate, uma metodologia ativa escolhida para este projeto, permitindo que cada aluno apresente sua obra, discuta suas escolhas de formas, cores e composições, e receba feedback de seus colegas. Esta atividade visa não apenas desenvolver habilidades artísticas e criativas nos alunos, mas também aprimorar sua capacidade de expressão e compreensão das variadas perspectivas na arte.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade pedagógica tem como objetivos fomentar nos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental uma maior apreciação e compreensão dos elementos constitutivos das artes visuais, como formas e cores. Visa desenvolver a capacidade de observação, análise e expressão criativa dos estudantes por meio da criação de composições artísticas próprias. A atividade Exploradores de Formas e Cores é projetada para ampliar o repertório artístico dos alunos, incentivando a expressão pessoal e a habilidade de interpretar e discutir obras de arte, reconhecendo a importância das distintas manifestações artísticas e culturais.

  • Desenvolver apreciação pela arte visual, explorando diversas formas e cores.
  • Estimular a capacidade criativa dos alunos por meio da criação artística.
  • Aprofundar o entendimento sobre os elementos constitutivos das artes visuais.
  • Encorajar a expressão pessoal e a capacidade de simbolização através das artes.
  • Promover a discussão e a análise crítica de obras de arte.

Conteúdo Programático

O conteúdo deste plano de aula foi cuidadosamente pensado para introduzir os alunos aos elementos fundamentais das artes visuais, particularmente formas e cores. Através de uma abordagem teórica inicial seguida de aplicações práticas, iremos explorar conceitos artísticos básicos e a forma como esses podem ser utilizados para expressar ideias e emoções. A inclusão de uma Roda de Debate visa fomentar a análise e a apreciação crítica entre os alunos, estimulando a expressividade e o respeito pelas diversas interpretações artísticas.

  • Elementos fundamentais das artes visuais: ponto, linha, forma, cor, espaço, e movimento.
  • Criação de composições artísticas usando formas e cores.
  • Expressão e interpretação artística.
  • Análise e discusses sobre composições artísticas na Roda de Debate.

Metodologia

A metodologia desta atividade envolve uma abordagem inicial teórica onde conceitos básicos sobre as artes visuais são apresentados aos alunos. Isso serve como fundamentação para a segunda parte, profundamente prática, onde os alunos terão a liberdade criativa de elaborar suas próprias obras. A atividade culmina com uma Roda de Debate, ativando dinâmicas de diálogo, escuta, e compartilhamento de percepções artísticas entre os participantes, reforçando a compreensão conjunta dos conceitos trabalhados.

  • Explanação teórica sobre elementos das artes visuais.
  • Atividade prática de criação artística.
  • Organização e participação na Roda de Debate.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será desenvolvida ao longo de 2 horas, divididas em quatro aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a explicação dos conceitos chave. As duas aulas seguintes serão dedicadas à criação das obras de arte pelos alunos. A última aula será reservada para a Roda de Debate, onde os alunos apresentarão e discutirão suas criações.

  • Aula 1: Introdução aos elementos das artes visuais.
  • Aula 2 e 3: Criação das obras de arte.
  • Aula 4: Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação desta atividade será processual e formativa, levando em consideração a participação, o empenho e a criatividade dos alunos durante todas as etapas do projeto. Será dada especial atenção à capacidade dos alunos de explorar diferentes formas e cores em suas criações, bem como sua habilidade em expressar suas escolhas e interpretar as obras dos colegas durante a Roda de Debate. A avaliação também contemplará a habilidade dos alunos em trabalhar de maneira colaborativa, respeitando as opiniões e as obras dos colegas.

Materiais e ferramentas:

Para a consecução desta atividade, serão necessários variados materiais artísticos, como papel, tintas, pincéis, lápis de cor e/ou giz de cera. Espaço adequado para a realização das partes práticas e teóricas da aula, bem como um ambiente propício para a Roda de Debate, onde os alunos possam se sentar em círculo e interagir uns com os outros, também é essencial.

  • Papel de diferentes tipos e tamanhos.
  • Tintas, pincéis e lápis de cor.
  • Giz de cera e outros materiais de desenho.
  • Espaço de sala de aula arranjado para facilitar a discussão em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo