Histórias Mágicas com Som e Movimento

Desenvolvida por: Lilian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Recriação e Expressão Artística

A atividade tem como propósito encorajar os alunos a explorarem suas capacidades criativas e expressivas através da criação de uma história coletiva. Envolve o uso de sons e movimentos para enriquecer a narrativa, permitindo que os estudantes experimentem diferentes formas de comunicação e expressão. Os alunos serão divididos em grupos, cada qual desenvolverá uma parte da história por meio de sons corporais, como palmas, estalos de dedos e batidas no chão. Tal exercício promove a conscientização sobre como a sonorização e o movimento podem transformar uma simples narrativa em uma experiência sensorial rica e instigante. Ao final, todos os grupos reúnem-se para apresentar a história completa, proporcionando uma vivência coletiva e integrativa. A complementaridade de sons e movimentos culminará em uma reflexão final coletiva sobre o impacto dessas expressões na forma como interpretamos e damos vida a uma história.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem visam fomentar a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e aprimorar suas habilidades de contar histórias por meio de diferentes formas de expressão artística. A atividade busca desenvolver a criatividade dos estudantes, incentivando-os a experimentar e a valorizar as diferentes formas de comunicação, seja por meio de sons, gestos ou movimentos corporais. Essa prática também se alia a competências socioemocionais, como empatia e cooperação em grupo, ao mesmo tempo que nutre habilidades cognitivas relacionadas à interpretação de narrativas e resolução criativa de desafios propostos ao longo da atividade.

  • Desenvolver a competência de contar histórias utilizando recursos sonoros e movimentos corporais.
  • Promover a colaboração em grupo e a valorização do trabalho coletivo.
  • Estimular o pensamento criativo e a expressão artística dos alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR06: Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.
  • EF15AR21: Exercitar a imitação e o faz de conta, ressignificando objetos e fatos e experimentando-se no lugar do outro, ao compor e encenar acontecimentos cênicos, por meio de músicas, imagens, textos ou outros pontos de partida, de forma intencional e reflexiva.
  • EF15AR23: Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.

Conteúdo Programático

Conteúdos programáticos incluem a exploração de histórias orais e a criação de narrativas coletivas, destacando a importância de diferentes formas de expressão na arte. Através desta atividade, os alunos explorarão como a integração de sons e movimentos não apenas complementa a narrativa, mas também oferece novas camadas de significado e interpretação. A prática visa incentivar a criatividade por meio da improvisação sonora e corporal, proporcionando um ambiente de aprendizado inclusivo, onde cada aluno pode experimentar e se expressar de maneira única, estabelecendo um diálogo enriquecedor com seus pares.

  • Exploração de narrativas orais e coletivas.
  • Integração de sons e movimentos como recursos narrativos.
  • Improvisação sonora e corporal.

Metodologia

A abordagem metodológica da atividade se baseia na educação artística participativa, incentivando a exploração de diferentes formas de expressão. As metodologias incluem práticas colaborativas e atividades de improvisação, onde os alunos têm a oportunidade de experimentar e refinar suas ideias em tempo real. A flexibilidade na estrutura dos grupos permite uma dinâmica de aprendizado que valoriza o protagonismo do aluno, enquanto a natureza lúdica da atividade sustenta um ambiente de aprendizagem engajador e inclusivo. A combinação de prática e teoria visa proporcionar uma compreensão mais profunda das linguagens artísticas e suas interações.

  • Educação artística participativa e exploratória.
  • Trabalho colaborativo em grupos.
  • Atividades de improvisação sonora e corporal.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para ser realizado em uma aula de 60 minutos. Durante este tempo, os alunos terão a oportunidade de conceber, elaborar e apresentar suas narrativas. A aula abordará fases de planejamento, execução e reflexão. As fases são cuidadosamente sincronizadas para oferecer tempo suficiente para cada etapa, garantindo que todos os alunos possam contribuir e aprender de forma eficaz. O cronograma é projetado para maximizar o engajamento dos alunos, oferecendo um equilíbrio entre direção e liberdade criativa.

  • Aula 1: Introdução à atividade e formação de grupos; elaboração das narrativas; ensaio e apresentação final; reflexão em grupo sobre a experiência.
  • Momento 1: Introdução e Formação de Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Comece explicando aos alunos o objetivo da atividade, que é a criação de uma história coletiva com sons e movimentos. Enfatize a importância da colaboração e criatividade. Em seguida, forme grupos de 4 a 5 alunos, assegurando que todos se sintam confortáveis e incluídos.

    Momento 2: Elaboração das Narrativas (Estimativa: 20 minutos)
    Oriente cada grupo a discutir e decidir sobre uma parte da história que desenvolverão. Permita que explorem diferentes ideias e incentivem a participação de todos os membros. Ajude-os a pensar em que sons e movimentos usarão para tornar sua parte da história interessante. Passe de grupo em grupo para fazer observações, estimular o pensamento criativo e oferecer sugestões, quando necessário. Avalie o engajamento e colaboração de cada aluno no grupo.

    Momento 3: Ensaio das Apresentações (Estimativa: 15 minutos)
    Instrua os grupos a ensaiar a apresentação de sua narrativa. Explique a importância de praticar suas partes, coordenar sons e movimentos e organizar a fala dos integrantes. Observe se todos os alunos estão participando e dando sugestões. Ofereça feedback positivo e dicas práticas para melhorar as apresentações.

    Momento 4: Apresentação Final e Reflexão Coletiva (Estimativa: 15 minutos)
    Convide os grupos a apresentarem suas partes, em sequência, para criar a história completa. Após cada apresentação, faça perguntas que incentivem a reflexão sobre o uso de sons e movimentos. Ao final de todas as apresentações, conduza uma reflexão coletiva sobre a experiência, destacando como os diferentes grupos contribuíram para a história completa. Avalie a criatividade, originalidade e interação dos alunos durante a atividade.

Avaliação

A avaliação da atividade pode ser feita de maneira formativa através da observação contínua do professor durante o desenvolvimento das atividades em grupo. O objetivo principal é avaliar o engajamento dos alunos, a criatividade na utilização dos recursos sonoros e movimentos, bem como as habilidades de cooperação dentro dos grupos. Critérios como participação ativa, originalidade e capacidade de colaborar com os colegas serão utilizados para medir o desempenho dos estudantes. Exemplo prático de avaliação inclui a observação e registro pelo professor dos momentos de destaque e os desafios enfrentados por cada grupo durante a apresentação final da história.

  • Observação da participação e engajamento dos alunos.
  • Avaliação da criatividade e originalidade no uso de recursos sonoros e movimentos.
  • Habilidade de cooperação e colaboração entre os membros do grupo.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos necessários para a atividade são simples e de fácil acesso, uma vez que envolvem principalmente o próprio corpo como ferramenta expressiva. A atividade não requer tecnologia, permitindo que os alunos explorem as possibilidades sonoras e de movimento de maneira pura e criativa. Esse enfoque não só promove a autodescoberta e a iniciativa dos alunos, mas também sustenta um ambiente de aprendizagem onde a única barreira é a imaginação dos participantes. O professor precisa apenas de um espaço aberto e seguro para realizar a atividade, onde os alunos possam se movimentar livremente.

  • Espaço aberto para movimentação dos alunos.
  • Recursos corporais como palmas, estalos e batidas no chão para produção de sons.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos os desafios enfrentados pelos professores no dia a dia escolar, mas é preciso destacar que a inclusão e acessibilidade são fundamentais para a equidade educacional. Para garantir que todos os alunos se beneficiem plenamente da atividade, mesmo sem condições específicas nesta turma, é importante adotar práticas que promovam um ambiente receptivo e integrador. As estratégias incluem adaptar o espaço para acessibilidade, se necessário, e assegurar que todos possam participar ativamente, promovendo a cooperação contínua entre os alunos para ajudar aqueles que possam encontrar dificuldades. O feedback constante e a observação permitem ajustar a prática de acordo com as necessidades individuais, garantindo a participação de todos.

  • Adaptação do espaço para facilitar a movimentação de todos os alunos.
  • Promoção de práticas cooperativas para apoio mútuo entre os alunos.

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