Mistura Mágica de Cores

Desenvolvida por: Katya … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Cores Primárias e Secundárias

Nesta atividade prática, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental aprenderão sobre cores primárias e secundárias de uma forma lúdica e interativa. Usando tintas, creme de barbear e outros materiais laváveis e não tóxicos, cada aluno receberá um cartão de 'missão' onde estará descrita a cor específica que deverá ser criada. Esta tarefa os motivará a explorar e a misturar as cores primárias (azul, vermelho e amarelo) e a entender como a combinação delas pode gerar as cores secundárias (roxo, verde e laranja). Além de promover a compreensão da teoria das cores, esta atividade fomenta a experimentação artística e estimula o pensamento crítico e a criatividade ao desafiar os alunos a descobrir por experimentação qual mistura de cores atinge o resultado desejado. Esta abordagem prática e envolvente torna o aprendizado sobre cores uma experiência memorável e enriquecedora.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é ensinar os alunos sobre as cores primárias e secundárias de uma maneira prática e divertida, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos visualizarão de forma concreta como as cores primárias podem ser combinadas para criar outras cores, facilitando a compreensão da teoria das cores de uma forma que livros ou palestras convencionais não conseguem igualar. Além disso, ao participar ativamente da criação de novas cores, eles desenvolverão habilidades como trabalho em equipe, pensamento crítico, solução de problemas e criatividade.

  • Compreender a teoria das cores envolvendo as cores primárias e secundárias
  • Desenvolver a experimentação artística através da mistura de cores
  • Estimular o pensamento crítico e a solução de problemas
  • Fomentar a criatividade e a expressão individual
  • Promover a aprendizagem ativa e colaborativa entre os alunos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR04: Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

Conteúdo Programático

No contexto deste plano de aula, o conteúdo programático envolve a exploração e o aprendizado sobre as cores primárias e secundárias, além da prática de misturar tintas para criar novas cores. Os alunos aplicarão os conceitos teóricos de maneira prática, o que ajudará a solidificar seu entendimento sobre as possibilidades de criação de cores e como elas interagem entre si. Este conteúdo alia conhecimentos de artes visuais e ciência de forma integrada, tornando o aprendizado mais abrangente e significativo.

  • Introdução às cores primárias e secundárias
  • Experimentação com misturas de cores
  • Teoria das cores na prática
  • Aplicação artística dos conceitos de cores

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, onde os alunos serão protagonistas do processo de aprendizagem. Eles participarão de uma atividade prática e sensorial, que envolve a criação de cores através da mistura de cores primárias. Esta abordagem promove a experimentação e a descoberta, facilitando a assimilação dos conteúdos de uma forma lúdica e envolvente. Os alunos trabalharão em pequenos grupos para promover a colaboração e a troca de experiências.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Trabalho em Equipe
  • Experimentação Prática
  • Discução Guiada

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma carga horária total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos conceitos de cores primárias e secundárias e receberão suas 'missões'. Na segunda aula, eles realizarão as misturas e apresentarão suas descobertas.

  • Aula 1: Introdução às cores primárias e secundárias, distribuição de 'missões'
  • Aula 2: Experimentação prática com misturas de cores, apresentação dos resultados

Avaliação

A avaliação será realizada através da observação do processo de aprendizagem dos alunos, considerando sua participação, engajamento e a colaboração entre pares durante as atividades propostas. A capacidade de alcançar a cor-alvo indicada em suas 'missões' também servirá como critério de avaliação, bem como a habilidade de explicar o processo de mistura de cores utilizado. Será dado um feedback construtivo para cada aluno, ressaltando os acertos e sugerindo melhorias onde necessário.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, utilizaremos materiais laváveis e não tóxicos, como tintas guache nas cores primárias (azul, vermelho, amarelo), creme de barbear como um medium para a mistura, espátulas ou palitos para misturar as cores e papel ou placas de plástico para aplicar e misturar as tintas. Também serão utilizados cartões com 'missões' descritas, que guiarão os alunos na criação das cores secundárias necessárias.

  • Tintas guache nas cores primárias
  • Creme de barbear
  • Espátulas ou palitos para misturar
  • Papel ou placas de plástico para aplicação
  • Cartões de 'missão'

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo