Nesta atividade prática, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental aprenderão sobre cores primárias e secundárias de uma forma lúdica e interativa. Usando tintas, creme de barbear e outros materiais laváveis e não tóxicos, cada aluno receberá um cartão de 'missão' onde estará descrita a cor específica que deverá ser criada. Esta tarefa os motivará a explorar e a misturar as cores primárias (azul, vermelho e amarelo) e a entender como a combinação delas pode gerar as cores secundárias (roxo, verde e laranja). Além de promover a compreensão da teoria das cores, esta atividade fomenta a experimentação artística e estimula o pensamento crítico e a criatividade ao desafiar os alunos a descobrir por experimentação qual mistura de cores atinge o resultado desejado. Esta abordagem prática e envolvente torna o aprendizado sobre cores uma experiência memorável e enriquecedora.
O principal objetivo desta atividade é ensinar os alunos sobre as cores primárias e secundárias de uma maneira prática e divertida, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos visualizarão de forma concreta como as cores primárias podem ser combinadas para criar outras cores, facilitando a compreensão da teoria das cores de uma forma que livros ou palestras convencionais não conseguem igualar. Além disso, ao participar ativamente da criação de novas cores, eles desenvolverão habilidades como trabalho em equipe, pensamento crítico, solução de problemas e criatividade.
No contexto deste plano de aula, o conteúdo programático envolve a exploração e o aprendizado sobre as cores primárias e secundárias, além da prática de misturar tintas para criar novas cores. Os alunos aplicarão os conceitos teóricos de maneira prática, o que ajudará a solidificar seu entendimento sobre as possibilidades de criação de cores e como elas interagem entre si. Este conteúdo alia conhecimentos de artes visuais e ciência de forma integrada, tornando o aprendizado mais abrangente e significativo.
Adotaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, onde os alunos serão protagonistas do processo de aprendizagem. Eles participarão de uma atividade prática e sensorial, que envolve a criação de cores através da mistura de cores primárias. Esta abordagem promove a experimentação e a descoberta, facilitando a assimilação dos conteúdos de uma forma lúdica e envolvente. Os alunos trabalharão em pequenos grupos para promover a colaboração e a troca de experiências.
A atividade terá uma carga horária total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos conceitos de cores primárias e secundárias e receberão suas 'missões'. Na segunda aula, eles realizarão as misturas e apresentarão suas descobertas.
A avaliação será realizada através da observação do processo de aprendizagem dos alunos, considerando sua participação, engajamento e a colaboração entre pares durante as atividades propostas. A capacidade de alcançar a cor-alvo indicada em suas 'missões' também servirá como critério de avaliação, bem como a habilidade de explicar o processo de mistura de cores utilizado. Será dado um feedback construtivo para cada aluno, ressaltando os acertos e sugerindo melhorias onde necessário.
Para a realização desta atividade, utilizaremos materiais laváveis e não tóxicos, como tintas guache nas cores primárias (azul, vermelho, amarelo), creme de barbear como um medium para a mistura, espátulas ou palitos para misturar as cores e papel ou placas de plástico para aplicar e misturar as tintas. Também serão utilizados cartões com 'missões' descritas, que guiarão os alunos na criação das cores secundárias necessárias.
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