O Palco do Cotidiano

Desenvolvida por: Amanda (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Teatro no cotidiano

A atividade 'O Palco do Cotidiano' é projetada para transformar as experiências diárias dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental em atuações teatrais significativas. Cada aluno começará compartilhando uma breve história ou momento vivido, focando nas emoções e gestos cotidianos. A partir dessas narrativas, os alunos serão agrupados e guiados para improvisar cenas teatrais, recriando esses momentos de maneira expressiva e teatral. O objetivo é encorajar os alunos a perceberem como os elementos ordinários de suas vidas podem se tornar extraordinários no palco, promovendo uma compreensão profunda da teatralidade e da expressão artística. Esta atividade oferecerá uma experiência de aprendizagem colaborativa, onde os alunos também irão refletir sobre o processo criativo e a representação de experiências compartilhadas através do teatro.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivos principais permitir que os alunos do 4º ano explorem a expressividade de suas experiências cotidianas através do teatro, aprimorem habilidades de colaboração e comunicação dentro de um contexto criativo e desenvolvam a capacidade de observação e expressão artística. Será uma oportunidade única para os alunos reinterpretarem as trivialidades do dia a dia em momentos teatrais ricos em significado, incentivando o pensamento crítico sobre a arte e a vida. Além disso, o exercício de trocar histórias e transformá-las em apresentações fortalecerá o senso de comunidade e empatia entre os estudantes.

  • Explorar a expressividade das experiências cotidianas através do teatro.
  • Desenvolver habilidades de colaboração e comunicação em um contexto criativo.
  • Aprimorar a capacidade de observação e expressão artística.
  • Fomentar a reflexão sobre a arte e a vida.
  • Fortalecer o senso de comunidade e empatia entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR20: Experimentar o trabalho colaborativo, coletivo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos criativos em teatro, explorando desde a teatralidade dos gestos e das ações do cotidiano até elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais.
  • EF15AR21: Exercitar a imitação e o faz de conta, ressignificando objetos e fatos e experimentando-se no lugar do outro, ao compor e encenar acontecimentos cênicos, por meio de músicas, imagens, textos ou outros pontos de partida, de forma intencional e reflexiva.
  • EF15AR22: Experimentar possibilidades criativas de movimento e de voz na criação de um personagem teatral, discutindo estereótipos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade centra-se no processo de transformação de histórias cotidianas em atos teatrais, enfatizando a importância da teatralidade, colaboração e expressividade no teatro. Os alunos aprenderão técnicas de improvisação, interpretação e representação cênica, enquanto exploram como suas próprias experiências podem ser fontes ricas para a arte teatral. Este programa estimulará a criatividade, a percepção crítica e a apreciação pela diversidade das expressões humanas.

  • Técnicas de improvisação teatral
  • Interpretação e expressão corporal
  • Dramaturgia a partir de histórias cotidianas
  • Colaboração e trabalho em equipe no teatro
  • Reflexão crítica sobre a performance teatral

Metodologia

Utilizando uma metodologia ativa de aprendizagem, esta atividade iniciará com os alunos compartilhando histórias pessoais, seguido pela formação de grupos para a improvisação de cenas baseadas nessas narrativas. A interação e colaboração serão incentivadas, assim como a reflexão e discussão crítica sobre as apresentações. Os alunos serão estimulados a explorar diferentes perspectivas e expressões artísticas, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e inclusivo.

  • Compartilhamento de histórias pessoais
  • Improvisação e dramatização de cenas
  • Colaboração em grupo
  • Discussão e reflexão crítica
  • Exploração de expressões artísticas diversas

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, focaremos no compartilhamento de histórias e na preparação das improvisações. Na segunda aula, os alunos realizarão suas apresentações, seguidas de uma sessão de reflexão e discussão sobre as experiências vivenciadas.

  • Aula 1: Compartilhamento de histórias e preparação para as improvisações.
  • Aula 2: Apresentações teatrais e sessão de reflexão.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos, na criatividade e originalidade das improvisações, e na capacidade de trabalhar colaborativamente em grupo. A reflexão e a discussão pós-apresentação também serão consideradas, avaliando o entendimento dos alunos sobre a teatralidade no cotidiano e a apreciação pela arte teatral. Serão valorizados o esforço, a evolução pessoal e a contribuição para o crescimento do grupo. Exemplos de critérios de avaliação incluirão: engajamento na atividade, expressividade, coesão de grupo, reflexão crítica e respeito pelas ideias dos colegas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem um espaço físico adequado para apresentações teatrais, como sala de aula ampla ou auditório, materiais para cenografia simples (tecidos, caixas), sistema de som para reprodução de música e objetos diversos que possam servir como adereços. Também será útil ter acesso a gravador de voz ou câmera para documentação das performances.

  • Espaço físico adequado
  • Materiais para cenografia
  • Sistema de som
  • Objetos diversos para adereços
  • Gravador de voz ou câmera

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo