Oficina de Esculturas Malucas

Desenvolvida por: Natáli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Criação Artística e Sustentabilidade

A 'Oficina de Esculturas Malucas' é uma atividade prática destinada a alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, cujo propósito é fomentar a criatividade e a expressão artística por meio da utilização de materiais recicláveis. Os alunos serão divididos em equipes e deverão trabalhar colaborativamente para projetar e criar esculturas que expressem ideias originais e conceitos artísticos únicos. O objetivo principal é estimular a experimentação de diferentes formas de expressão e promover a compreensão e aceitação das diversas interpretações artísticas. Ao término das criações, uma exposição será organizada na sala de aula, seguida de uma sessão em roda de debate, onde os alunos irão discutir suas obras, trocando impressões com os colegas. Este evento enfatiza a importância de perceber e respeitar as múltiplas leituras que uma obra pode provocar, inserindo o jovem artista no contexto de sentidos plurais.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade visam desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, promovendo habilidades de colaboração e comunicação eficazes. Além disso, a experiência visa aumentar a consciência ambiental dos estudantes através do uso de materiais recicláveis, enquanto eles exploram diferentes técnicas artísticas. Esta prática encoraja a inovação ao permitir que os alunos idealizem projetos criativos, reforçando a expressão individual em um contexto coletivo.

  • Promover a criatividade e a expressão artística.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a consciência ambiental através do uso de materiais recicláveis.
  • Fomentar a habilidade de comunicação ao discutir as criações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR04: Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
  • EF15AR06: Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.
  • EF15AR09: Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta oficina abrange conceitos essenciais de arte e sustentabilidade, introduzindo as crianças a uma abordagem prática da educação artística. Os alunos terão a oportunidade de experimentar de forma prática os princípios de criação artística, aplicando técnicas de escultura e modelagem ao reaproveitar materiais. Ao longo desta atividade, os estudantes explorarão temas de colaboração e comunicação, essenciais para o desenvolvimento de suas competências sociais e emocionais.

  • Conceitos básicos de escultura.
  • Uso de materiais recicláveis em arte.
  • Colaboração em equipe.
  • Discussão e crítica construtiva de obras de arte.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade combina técnicas de aprendizado prático com discussões teóricas, fornecendo uma abordagem equilibrada para a educação artística. Através do trabalho em pequenos grupos, os alunos se envolvem em processos ativos de construção e criação, enquanto são encorajados a refletir sobre suas experiências durante as sessões de debate.

  • Trabalho em grupos colaborativos.
  • Sessões práticas de arte.
  • Exposição e discussão das obras.
  • Reflexão e feedback estruturado.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade se distribui ao longo de três horas, divididas em aulas de 50 minutos, garantindo uma estrutura organizada para o desenvolvimento das esculturas e as atividades complementares. As aulas são planejadas para maximizar a participação dos alunos e facilitar o fluxo de criação, desde a concepção até a finalização e exposição das obras.

  • Aula 1: Introdução e formação das equipes.
  • Aula 2: Início do projeto de escultura - conceito e planejamento.
  • Aula 3: Execução das esculturas utilizando materiais recicláveis.
  • Aula 4: Finalização, preparação para exposição e debate.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e formativa, observando o envolvimento e a participação ativa durante todo o processo criativo. Critérios específicos incluirão a capacidade de colaboração, inovação e criatividade na utilização dos materiais disponíveis, bem como a qualidade da discussão durante a roda de debate. Exemplos de avaliação incluem a observação dos professores sobre a dinâmica dos grupos, anotações sobre o progresso feito por cada equipe, bem como uma autoavaliação dos alunos, refletindo sobre o que aprenderam e como se sentiram ao longo da atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade são escolhidos para apoiar a criação artística sustentável, destacando a importância do reaproveitamento e reciclagem. Os alunos terão acesso a uma variedade de materiais previamente coletados e selecionados, que serão utilizados para construir suas esculturas, replicando práticas que enfatizam a criatividade sem desperdício.

  • Materiais recicláveis diversos (papelão, plástico, metal).
  • Ferramentas básicas de arte (tesouras sem ponta, cola, fita adesiva).
  • Espaço para exposição.
  • Equipamentos audiovisuais para documentar o processo e as apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo