Orquestra Corporal: Sons do Corpo

Desenvolvida por: Jaquel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Musical
Temática: Exploração de sons através do corpo

A atividade 'Orquestra Corporal: Sons do Corpo' tem como objetivo proporcionar aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental uma experiência prática de criação musical usando o próprio corpo como instrumento. Em um primeiro momento, os estudantes serão introduzidos aos conceitos de sons graves e agudos. A seguir, irão explorar diferentes técnicas de percussão corporal, como palmas, estalos de dedos, batidas no peito e pés. Em grupos, os alunos terão a oportunidade de exercitar a criatividade ao inventar uma pequena apresentação musical, coordenando ritmos e intensidades sonoras. Esta atividade busca desenvolver a consciência corpórea e auditiva dos alunos, fazendo-os compreender a diversidade sonora que o corpo humano pode produzir e promovendo o trabalho em equipe e a expressão pessoal.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade são proporcionar aos alunos a compreensão do uso do corpo como instrumento musical, desenvolver habilidades de escuta ativa, ritmo e coordenação motora, e fomentar a criatividade através da composição e apresentação musical em grupo. Os alunos serão incentivados a explorar e identificar diferentes sons que podem ser produzidos corporalmente, promovendo assim uma experiência sensorial completa. Além disso, a atividade visa reforçar a compreensão dos conceitos de sons graves e agudos, aplicando esses conhecimentos de maneira prática. O trabalho em grupo também tem a função de desenvolver habilidades socioemocionais, como o respeito ao outro e a comunicação.

  • Compreender o uso do corpo como instrumento musical.
  • Desenvolver habilidades de escuta ativa e ritmo.
  • Fomentar a criatividade através da composição musical.
  • Aplicar conceitos de sons graves e agudos.
  • Desenvolver habilidades socioemocionais no trabalho em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04AR05: Criar e interpretar sons do ambiente, do corpo, de objetos e da voz, explorando seus elementos constitutivos (duração, altura, intensidade e timbre).
  • EF04AR06: Experimentar e reconhecer o próprio corpo como instrumento musical, identificando e reproduzindo sons corporais.
  • EF04AR30: Participar de práticas que envolvam a criação e composição musicais, integrando-se em grupos de forma colaborativa.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade inclui a introdução aos conceitos de sons graves e agudos, a prática de diferentes formas de percussão corporal e a construção de uma apresentação musical em grupo. Neste contexto, os alunos terão a oportunidade de explorar a musicalidade de seu próprio corpo, percebendo as diferentes qualidades sonoras que podem ser produzidas. A prática de criar música em grupo promoverá um entendimento mais aprofundado de ritmo, intensidade e timbre, bem como habilidades interativas que os auxiliarão no desenvolvimento de um senso de coletividade e respeito mútuo.

  • Conceitos de sons graves e agudos.
  • Percussão corporal: palmas, estalos de dedos, batidas no peito e pés.
  • Criação de apresentação musical em grupo.

Metodologia

A metodologia a ser aplicada na atividade envolverá a explicação inicial dos conceitos teóricos seguidos de atividades práticas em grupo, permitindo uma maior interação entre os alunos e o uso ativo do conhecimento adquirido. As práticas de percussão corporal serão experimentais, incentivando os estudantes a explorar e descobrir por conta própria os diferentes sons que o corpo pode produzir. O ambiente de aula será organizado de forma a permitir a circulação e a interação dos grupos, promovendo dinamismo e participação ativa de todos os alunos.

  • Explicação inicial dos conceitos teóricos.
  • Atividades práticas em grupo.
  • Exploração experimental dos sons corporais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade será desenvolvido em duas sessões de 50 minutos cada. Durante a primeira sessão, serão introduzidos os conceitos teóricos junto com a exploração inicial dos sons que o corpo pode produzir. Já na segunda sessão, os alunos focarão na composição e ensaio das apresentações em grupo, finalizando com as apresentações e discussão em sala de aula sobre as criações.

  • Primeira aula: Introdução teórica e exploração de sons corporais.
  • Segunda aula: Composição em grupo e apresentações.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focando no engajamento, participação e esforço dos alunos durante a atividade. Serão observados a criatividade e originalidade das apresentações musicais, bem como a capacidade de trabalho em equipe. Exemplo de critérios incluem a variedade de sons explorados, a coerência rítmica do grupo e o uso eficaz de conceitos de sons graves e agudos. Também será considerada a habilidade dos alunos em comunicar suas ideias e construir uma apresentação em colaboração com seus colegas. Ao final, uma reflexão em grupo permitirá feedbacks tanto dos pares quanto do professor.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade são mínimos e incluem essencialmente o espaço adequado para a movimentação e interação dos grupos, assim como algum instrumento de reprodução de som para a introdução teórica. Esses recursos são essenciais para criar um ambiente propício à aprendizagem prática e à exploração sonora por meio do corpo. Cabe ao professor organizar a sala de aula de maneira que todos os alunos tenham espaço suficiente para a prática de percussão corporal, permitindo-lhes mover-se livremente e interagir com os colegas.

  • Espaço adequado para movimentação.
  • Instrumento de reprodução de som (como caixa de som ou computador).

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